Boas,
Olá,
O meu comentário, surge, porque foi nessas reuniões que me explicaram as diferenças de lumen e mW, onde também obtive o valor de conversão que apresentei.
O que vou comentar abaixo é a minha mera opinião, não são afirmações, são apenas interpretações de leituras efetuadas.
Boas,
Pois mas pensava que era o contrário.
Posso estar completamente enganado mas para mim a frase seria: "devido à grande quantidade de PAR que os azuis e os violeta emitem.
PAR ou Photosynthetically Active Radiation é o comprimento de onda que os seres fotossintéticos usam para a fotossíntese e compreende um comprimento de onda dos 400 nm aos 700 nm.
Os azuis e os violetas por si só não emitem PAR, fazem parte do PAR juntamente com outros comprimentos de onda.
Tanto assim é que a unidade Lumen mede a quantidade de luz visivel. (
Wikipedia - LumenCorreto, por isso é que os Royal blue e Violeta são apresentados em mW, porque parte da luz que emitem não é visível, mas está lá, daí que as marcas não apresentem a sua capacidade em lumens.
Para o meu olho um LED branco dá mais luz que um Azul mas sei que em termos de PAR o Azul é muito superior e o violeta ainda mais.
Também concordo, o comprimento de onda sensivelmente dos 400 nm aos 500 nm é o mais importante para a fotossíntese a seguir dos 630 nm aos 700 nm e só depois a faixa dos 500 nm aos 630 (a menos importante em termos de intensidade).
Este é o meu entendimento. Se a realidade é diferente disto .... então não percebo mesmo nada disto!
È difícil, ás vezes também fico todo baralhado, PAR vs Lumens vs Lux e vice versa e versa vice...
Uma coisa é certa, as luminárias leds que tem o dobro ou mais de Royal Blue (os azuis normais não é a mesma coisa) em relação aos brancos iluminam os aquários muito melhor que as que tem a mesma proporção de Royal blue e Brancos.
O que me leva a concluir que de facto os lumens estão lá, mas é só para os corais, para nós é apenas o tom lindíssimo do azul na agua.
Abraços,
Fernando