Fórum Aquariofilia Marinha Aquários dos Membros Recife396 - Setup e Diário

Recife396 - Setup e Diário

Partilhe aqui o seu aquário e todos os pormenores da montagem.
Mensagem 28/mai/2013, 22:29

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1183
Marco Madeira Escreveu:
Na minha opinião, não devias estar a fazer testes de Potassio e Magnésio.

Se o teu objectivo é primeiro os peixes depois moles e lps a unica coisa que devias fazer eram TPAs rigorosas e manter estável o KH, o resto é desperdicio de tempo e dinheiro. Estás a dosear e testar potássio para que se os sps nem te interessam ou nem são predominantes no teu aqua?

Boas Marco,

Não percebo a crítica por estar a testar o Magnésio, é um dos parâmetros fundamentais e na minha opinião deve ser testado no mínimo de duas em duas semanas. O Potássio também está provado que contribui para o crescimento e coloração de alguns corais.

Se leres de novo a citação do meu comentário antigo, podes ler que SPS, Montiporas e Pocilloporas fazem parte dos meus objectivos. Os peixes, corais moles e LPS estão com prioridade, mas esses também pretendo manter. E aliás ainda tenho no sistema 3 espécies diferentes de Montiporas que sobreviveram ao crash e se encontram em recuperação. E li que o Potássio influencia o crescimento das Montiporas. Além de que já tive uma Montipora violeta de pólipos azuis, que poderei voltar a arranjar, e então tentar corrigir o nível de Potássio acho que faz sentido.
Abraços, Artur Fonseca - Recife396: Setup e Diário
Imagem

Mensagem 28/mai/2013, 22:58

César Silvério Escreveu:
Essa mídia parece de facto estar a funcionar bem e pelo que percebo das tuas palavras, nem sequer é nova; quanto tempo tem já de utilização?

Ultimamente usei uma resina (PO4X4), àcerca da qual tinha muitas expectativas devido a algumas leituras na net e até a algumas recomendações em vários fóruns, mas que se revelou um flop em termos de duração (pouco mais de um mês) e que inclusive levou a algum descontrole dos fosfatos no meu aquário (chegaram a 0,16, quando o normal é 0,06/0,08), pois vi os fosfatos a subir e nunca pensei que o mal poderia ser da resina estar exausta; quando me lembrei dessa possibilidade, já tinha os corais mais escuros e quando substituí a mídia por outra, os fosfatos voltaram a 0,06, em dois dias.

Boas César,

Sim, esta mídia Deltec parece ser realmente boa, se bem que é também extremamente cara...

Não tenho as durações exactas mas penso que terei utilizado uns 250ml a 500ml durante 4 a 6 semanas, numa meia de senhora, e não obtendo grandes resultados. Entretanto, posteriormente, e durante umas 3 a 4 semanas, usei a mídia inteira (1000ml) no reactor fluidizado, e em combinação com a redução dos cubos de alimento congelado de 3 para 1 por dia, aqui já notei uma constante diminuição dos fosfatos ao longo de umas 3 semanas, até atingir o mínimo dos 0.16ppm. Depois experimentei manter a redução de nitratos e fosfatos só com biopellets mas os fosfatos subiram e agora voltei a utilizar a mídia anti-fosfatos.

Sim, é a mesma mídia que usei de início. Acredito que na fase em que usei na meia de senhora não tenha sido nada eficaz, então deve ter-se gasto pouco.

Neste momento tenho estes 1000ml em utilização, e já arranjei outros 1000ml novos, que tenho de reserva, quando a primeira mídia saturar. E quando passar a usar a segunda mídia, poderei aplicar aquele método para regenerar a primeira, e assim idealmente ter de novo mídia "como nova" quando a segunda saturar. :)

Encontrei também essa "PO4X4" à venda mas o custo era praticamente igual à da Deltec, e eram apenas 250ml, então acabei por apostar na Deltec.

Entretanto já me falaram bem (o Pedro Vigario) dos antifosfatos da ATI, e estes são bem mais em conta, tipo 1/3 do preço da mídia Deltec, talvez uma boa alternativa também.
Imagem

Mensagem 29/mai/2013, 09:50

Grupo: Fundadores Mensagens: 1384
Artur Fonseca Escreveu:
Marco Madeira Escreveu:

Se o teu objectivo é primeiro os peixes depois moles e lps a unica coisa que devias fazer eram TPAs rigorosas e manter estável o KH, o resto é desperdicio de tempo e dinheiro. Estás a dosear e testar potássio para que se os sps nem te interessam ou nem são predominantes no teu aqua?

Boas Marco,

Não percebo a crítica por estar a testar o Magnésio, é um dos parâmetros fundamentais e na minha opinião deve ser testado no mínimo de duas em duas semanas. O Potássio também está provado que contribui para o crescimento e coloração de alguns corais.
Se leres de novo a citação do meu comentário antigo, podes ler que SPS, Montiporas e Pocilloporas fazem parte dos meus objectivos. Os peixes, corais moles e LPS estão com prioridade, mas esses também pretendo manter. E aliás ainda tenho no sistema 3 espécies diferentes de Montiporas que sobreviveram ao crash e se encontram em recuperação. E li que o Potássio influencia o crescimento das Montiporas. Além de que já tive uma Montipora violeta de pólipos azuis, que poderei voltar a arranjar, e então tentar corrigir o nível de Potássio acho que faz sentido.

Artur,
vou comentar, mas se for o caso, espero que digas logo que não gostas do meu comentário em vez de dizeres que colocas potássio por causa dos actinodiscus azuis! Já vi em outro tópico o teu comentário e não gostei. Nós estamos cá todos é para nos ajudarmos!

Na minha opinião (e vale o que vale) não te deves preocupar com Mg e K porque ainda nem tens o aquário equilibrado e já te estás a preocupar com valores dos quais nem consumos deves ter... , ou seja, devias estar a preocupar-te com equilibrar o sistema, acabar com desequilibrios e algas e teres crescimentos. Depois mais tarde e depois de teres crescimentos é que poderias te preocupar com MG e K. Digo poderias... porque podes até nem precisar.

Tendo em conta o que queres para o teu sistema, SPS como ultima prioridade, duvido que alguma vez venhas a precisar de os dosear. Podes manter um sistema misto com grande qualidade em crescimentos e cor sem nunca dosear qualquer Mg e K e exemplos desse tipo de aquários são muitos.

A preocupação com Mg e K em ultima análise só se dá quando tens sistemas apenas de SPS e em grande escala, onde o consumo é bastante superior ao que entra no sistema com as TPAs. Em ultima analise está mais que provado que TPA´s são mais que suficientes para qualquer aqua misto. Keep it Simple (KIS) e vais ver que em poucos meses tens o sistema impecável e sem teres a minima noção de MG e K no teu sistema.

Mensagem 29/mai/2013, 10:04

Grupo: Moderador Global Mensagens: 2006
Marco Madeira Escreveu:
Artur Fonseca Escreveu:
Marco Madeira Escreveu:

Boas Marco,

Artur,
vou comentar, mas se for o caso, espero que digas logo que não gostas do meu comentário em vez de dizeres que colocas potássio por causa dos actinodiscus azuis! Já vi em outro tópico o teu comentário e não gostei. Nós estamos cá todos é para nos ajudarmos!

Na minha opinião (e vale o que vale) não te deves preocupar com Mg e K porque ainda nem tens o aquário equilibrado e já te estás a preocupar com valores dos quais nem consumos deves ter... , ou seja, devias estar a preocupar-te com equilibrar o sistema, acabar com desequilibrios e algas e teres crescimentos. Depois mais tarde e depois de teres crescimentos é que poderias te preocupar com MG e K. Digo poderias... porque podes até nem precisar.

Tendo em conta o que queres para o teu sistema, SPS como ultima prioridade, duvido que alguma vez venhas a precisar de os dosear. Podes manter um sistema misto com grande qualidade em crescimentos e cor sem nunca dosear qualquer Mg e K e exemplos desse tipo de aquários são muitos.

A preocupação com Mg e K em ultima análise só se dá quando tens sistemas apenas de SPS e em grande escala, onde o consumo é bastante superior ao que entra no sistema com as TPAs. Em ultima analise está mais que provado que TPA´s são mais que suficientes para qualquer aqua misto. Keep it Simple (KIS) e vais ver que em poucos meses tens o sistema impecável e sem teres a minima noção de MG e K no teu sistema.

É isto!!!

Mensagem 29/mai/2013, 10:52

Grupo: Moderador Global Mensagens: 1276
Confirmo!
Só tive necessidade de adicionar K quando passei a ter um sistema exclusivamente de SPS.
Antes disso as TPAs eram suficientes.
Neste momento adiciono 1ml de K da KZ diariamente.
Abraço
SHALLOW REEF II

http://recife.pt/viewtopic.php?f=7&t=499

Pedro's Reef Cube

http://www.recife.pt/viewtopic.php?f=7&t=3368

Mensagem 29/mai/2013, 20:29

Marco Madeira Escreveu:
Artur,

Boas Marco,

Pois é, mas a verdade é que estou a usar Balling Light da Fauna Marin, a adicionar 1mlCa/dia; 4ml Kh/dia; 1ml Mg/semana, e já estou a ter consumos dos três parâmetros. Portanto assumiste um estado errado do reef. Foi por isso que não gostei das críticas. E se estou a tentar corrigir o Potássio que está actualmente nos 310ppm devido ao uso de Sal Tropic Marin, para os 390/400ppm da água natural do mar, também não entendo a crítica.
Imagem

Mensagem 29/mai/2013, 20:32

Hugo Figueiredo Escreveu:
É isto!!!

:-@ :-@ :-@ :-@ :-@

Antes de criticarem tentem perguntarem-me e inteirarem-se do verdadeiro estado do reef, para não mandarem bitaites fora de prazo...
Imagem

Mensagem 29/mai/2013, 20:40

Pedro N Torres Escreveu:
Confirmo!
Só tive necessidade de adicionar K quando passei a ter um sistema exclusivamente de SPS.
Antes disso as TPAs eram suficientes.
Neste momento adiciono 1ml de K da KZ diariamente.

Boas Pedro,

Obrigado pelas dicas. O K da minha água salinada parece estar nos 310ppm (sal Tropic Marin), então acho boa ideia elevá-lo para os 390/400ppm ou tentar arranjar um sal com a concentração ideal.

Entretanto vi nesta descrição do Potássio da KZ:
Potassium is a major element in sea water like Calcium, and is concentrated with ca. 390mg/L.
K-Balance contains multiple potassium salts in high concentration. Our tests in several tanks have shown the benefits in color and growth after dosing a few days.

- Polyp expansion within short time. – Enhances growth and coloration of all corals, especially in SPS like Montipora, Stylopora, Seriatopora, Pocillopora, Acropora. – Recommended in any tank system.

Low potassium levels have following characteristics:
Montipora stop growing, colors are dull to grey, good coloration without potassium not possible. Poccilopora and Stylopora with low potassium level look like they have been out of the water in the air, polyps are inside and color is light without depth and washed-out. Blue Acropora are also washed-out. Seriatopora can show complete tissue necrosis within a few days. Turbinaria Reniformis stops growing.

http://www.korallen-zucht.de/en/shop/products--technology/elements/56_pohls-k-balance-potassium-concentrate.html

Que refere que o Potássio além de melhorar a cor, promove também o crescimento nas Montiporas. Ora, eu tenho 3 Montiporas no sistema, parece boa ideia tratar do Potássio. :)
Imagem

Mensagem 29/mai/2013, 21:46

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1053
Boas,

Voltando à midia anti-fosfatos, penso que embora custe menos dinheiro, a resina da ATI também tem menos duração; penso que o fabricante refere uma duração de apenas 2 meses.
Lê as instruções antes de comprar e talvez chegues à conclusão que não sai mais económico.

Abraço
Enviado pelo meu computador através dos meus dedinhos

Mensagem 29/mai/2013, 23:24

Na segunda-feira fiz o teste de Potássio e deu 310ppm. Depois adicionei 10ml de Potássio da Brightwell. Hoje (48 horas depois) fiz novo teste e deu 290ppm. Já não entendo nada... ~x( Será que este teste de Potássio (da Salifert) é fiável?
Imagem

Mensagem 29/mai/2013, 23:46

César Silvério Escreveu:
Voltando à midia anti-fosfatos, penso que embora custe menos dinheiro, a resina da ATI também tem menos duração; penso que o fabricante refere uma duração de apenas 2 meses.
Lê as instruções antes de comprar e talvez chegues à conclusão que não sai mais económico.

Quando andei à procura de mídia anti-fosfatos, nas lojas físicas que visitei havia a da Deltec e a daquela PO4x4, e na quantidade (ml) a Deltec ganhava e também me falaram bem da mídia.

A mídia da ATI só vi em lojas online e como tinha urgência não foi uma opção. Vou entrar em contacto com o Pedro Vigário a ver se ele pode dar um testemunho da mídia e confirmar a duração desta. ;)

Estou a contar com aquele método para regenerar as resinas anti-fosfatos. Apesar de terem sido caras, se o método funcionar acaba-se por rentabilizar. B-)

PS: Aqui nas instruções da mídia Deltec refere: "Com 0.5mg/l de PO4 é suficiente para até 5000 litros de água salgada".
Imagem

Mensagem 30/mai/2013, 00:13

Grupo: Moderador Global Mensagens: 2006
Artur Fonseca Escreveu:
Hugo Figueiredo Escreveu:
É isto!!!

:-@ :-@ :-@ :-@ :-@

Antes de criticarem tentem perguntarem-me e inteirarem-se do verdadeiro estado do reef, para não mandarem bitaites fora de prazo...

Sério?
Ok...

Sent from my iPhone using Tapatalk

Mensagem 30/mai/2013, 00:57

Grupo: Utilizadores Mensagens: 461
César Silvério Escreveu:

Olá César,

o anti-fosfato da ATI não refere a duração do produto, aliás não conheço nenhum anti-fosfatos que refira a duração do produto em tempo. Isto porque a única lógica é referirem que tantos ml do produto têm capacidade de absorver x ppm em y litros de água. ;)

Artur Fonseca Escreveu:
PS: Aqui nas instruções da mídia Deltec refere: "Com 0.5mg/l de PO4 é suficiente para até 5000 litros de água salgada".

Olá Artur,

Se isso está escrito dessa forma no rotulo da mídia da Deltec...não faz muito sentido :-\
Abraço
Ricardo Santos

www.ReefNatura.com
ReefNatura no facebook

Mensagem 30/mai/2013, 01:04

Ricardo Santos Escreveu:
Se isso está escrito dessa forma no rotulo da mídia da Deltec...não faz muito sentido :-\

Boas Ricardo, não tinha em português, então traduzi, mas realmente não ficou muito bem. O original em inglês diz: "At 0.5mg/l (PO4) sufficient for up to: 5000 l of seawater"

Ou seja, pelo que depreendi, consegue remover todo o fosfato contido em até 5000 litros de água com um nível de 0.5ppm de PO4.
Imagem

Mensagem 30/mai/2013, 01:56

Grupo: Utilizadores Mensagens: 461
Artur Fonseca Escreveu:
Ricardo Santos Escreveu:

Boas Ricardo, não tinha em português, então traduzi, mas realmente não ficou muito bem. O original em inglês diz: "At 0.5mg/l (PO4) sufficient for up to: 5000 l of seawater"

Ou seja, pelo que depreendi, consegue remover todo o fosfato contido em até 5000 litros de água com um nível de 0.5ppm de PO4.

Ah, já estou a perceber, mas falta saber aí uma coisa, quantos ml de midia são necessários para isso. Se já tinhas referido acima passou-me.

PS- Devias dar ouvidos aos conselhos que o Marco de deu, ele criticou, não com base em pressupostos errados como disseste, mas com base na experiência que tem, e com a finalidade de te ajudar. :-!
Eu concordo com ele, acho que te estás a preocupar com parâmetros que não são a tua prioridade.
Abraço
Ricardo Santos

www.ReefNatura.com
ReefNatura no facebook

Mensagem 30/mai/2013, 02:16

Ricardo Santos Escreveu:
Ah, já estou a perceber, mas falta saber aí uma coisa, quantos ml de midia são necessários para isso. Se já tinhas referido acima passou-me.

PS- Devias dar ouvidos aos conselhos que o Marco de deu, ele criticou, não com base em pressupostos errados como disseste, mas com base na experiência que tem, e com a finalidade de te ajudar. :-!
Eu concordo com ele, acho que te estás a preocupar com parâmetros que não são a tua prioridade.

Boas Ricardo, esse texto vem na embalagem de 1000ml. Portanto 1000ml de mídia absorvem os 0.5ppm de fosfatos num volume de 5000 litros de água. ;)

A questão do Potássio pode não ser prioridade mas acho que mal não faz em tentar corrigir os valores. Estou a ver é que com o Potássio da Brightwell não vou lá. Realmente será melhor através de TPA's com sal de boa qualidade com esse parâmetro elevado.
Imagem

Mensagem 30/mai/2013, 07:48

Grupo: Fundadores Mensagens: 1384
Artur Fonseca Escreveu:
Boas Marco,

Pois é, mas a verdade é que estou a usar Balling Light da Fauna Marin, a adicionar 1mlCa/dia; 4ml Kh/dia; 1ml Mg/semana, e já estou a ter consumos dos três parâmetros. Portanto assumiste um estado errado do reef. Foi por isso que não gostei das críticas. E se estou a tentar corrigir o Potássio que está actualmente nos 310ppm devido ao uso de Sal Tropic Marin, para os 390/400ppm da água natural do mar, também não entendo a crítica.

Não assumi nenhum estado errado Artur... tu é que não estás a compreender onde quero chegar. Já estou á demasiado tempo no hobby para saber que vários métodos e diferentes procedimentos podem originar grandes aquários.
Espero que tenhas sucesso e chegues ao estado que queres usando estes métodos... pode levar mais tempo mas pronto, é a tua maneira de controlares o teu sistema, e isso é o mais importante.

Mensagem 30/mai/2013, 11:20

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1893
Artur Fonseca Escreveu:
Na segunda-feira fiz o teste de Potássio e deu 310ppm. Depois adicionei 10ml de Potássio da Brightwell. Hoje (48 horas depois) fiz novo teste e deu 290ppm. Já não entendo nada... ~x( Será que este teste de Potássio (da Salifert) é fiável?

Já experimentaste fazer 3 vezes seguidas o mesmo teste?
Abraço.
André Jorge Silva

Imagem

Mensagem 30/mai/2013, 13:09

Grupo: Utilizadores Mensagens: 407

Boas Ricardo, esse texto vem na embalagem de 1000ml. Portanto 1000ml de mídia absorvem os 0.5ppm de fosfatos num volume de 5000 litros de água. ;)

A questão do Potássio pode não ser prioridade mas acho que mal não faz em tentar corrigir os valores. Estou a ver é que com o Potássio da Brightwell não vou lá. Realmente será melhor através de TPA's com sal de boa qualidade com esse parâmetro elevado.

Boas Artur.
Sigo os teus aquários desde o inicio, e já todos temos tido altos e baixos.
Mas vou dar a minha opinião, não quero que leves isto como uma critica mas apenas como uma ajuda.
Quanto estamos doentes tomamos medicamentos que ajudam a melhorar a doença, mas ao mesmo
tempo sabemos que esses mesmos medicamentos estão a fazer mal noutro lado... e quem sabe não estejam
até a fazer mais mal do que bem futuramente.
Épa, partindo do pressuposto que o teu aquario está doente, a mim dá-me a sensação que na tua visão esta doente em
todos os aspetos.... e la porque queres azuis e agora a moda é o potássio la vais tu adicionar potássio...Quando começamos nisto eu nem ouvia falar em potássio e não era por isso que não mantinha azuis. Até porque já toda a gente devia saber que toda esta química não é a mesma nos diferentes aquários. Tiveste problemas com fosfatos, a 1coisa a fazer é parar de todo com os aditivos, quanto mais pensas em regular outros parâmetros mais destabilizas o aquario.
Lá porque o rotulo dos aditivos te diz para meteres x ou y, isso não quer dizer nada porque como disse anteriormente estas a fazer bem por um lado mas a infetar a ferida no outro. A única coisa a fazer é combater a doença e saber prevenir futuramente. Depois de alcançares essa estabilidade pode corrigir os outros.
O facto de usares resinas ou midias antifosfatos quer dizer que ainda não encontraste o problema, apenas o andas a evitar. Retira a resina e comprova o que estou a dizer. Se por um período de tempo os fosfatos estiverem estáveis(sem resinas) então depois pensas em corrigir o potássio e até mesmo kh Mg e Ca.
Imagina o oceano com corais nos diferentes locais, os parâmetros são diferentes e no entanto os corais e as cores estão
lá, simplesmente pela estabilidade. O meu conselho para ti é simplifica mais a absorção desta informação toda que aqui aprendemos sobre aquários. Muito do que se diz são as marcas a querer vender produtos.
Agora se o aquario se esta a compor como afirmas então força que a gente quer ver isso bonito e a crescer. :)
Abraço
Ricardo Oliveira
My 3reef setup
FacebookReefhabitat
Imagem

Mensagem 30/mai/2013, 15:53

Grupo: Utilizadores Mensagens: 204
Boas...

A mídia da ATI não fala em duração da resina... só mesmo na quantidade a usar que são 50-150ml por cada 100 litros de água.

No meu caso, com 400 litros de água... a 1.ª mídia (200ml) durou-me cerca de 1 semana e meia, mas baixou-me 1ppm de fosfatos... depois começaram a subir e troquei-a.

A 2.ª mídia, baixou-me os fosfatos cerca de 0.65ppm... e estabilizou-me os fosfatos em torno dos 0.15ppm. A resina após 2 semanas e meia foi trocada.

As mídias agora troco mensalmente como o carvão nas TPA's... Os fosfatos têm oscilado entre os 0.09 e 0.13, mas como tudo anda bem é deixar andar.

O meu problema prende-se também com o areão... provavelmente estará saturado por isso vai libertando fosfatos para a água.

Abraço,

Pedro

AnteriorPróximo

Voltar para Aquários dos Membros