Artur Fonseca Escreveu:
[
Boas César,
Obrigado pela ajuda. Estou apenas a suspender o doseamento de Magnésio e deixá-lo baixar para uns 1300ppm e depois tento manter. O Cálcio e Kh vou então manter os valores actuais. E o Potássio comecei há pouco a tentar subir, a dosear a partir de hoje uma solução de Cloreto de Potássio; e depois quando chegar aos 390/400ppm apenas manter.

Olá Artur,
Não sei se vale a pena o esforço para fazeres esses acertos; tal como tu, faço religiosamente testes uma vez por semana e tento ter os parâmetros certos, mas dentro de determinados limites.
É quase impossivel ter tudo completamente certinho, pois os consumos variam conforme o estado do aquário e a preocupação deve ser, na minha opinião, que os valores estejam dentro de valores aceitáveis (tipo Kh 7-8, Ca 400-430, Mg 1250-1350, etc.) e não andar a mexer no aquário todos os dias com o objectivo de estar tudo certo ao milimetro, pois isso é quase impossivel.
Quando/se, o teu aquário estiver bem, os consumos vão disparar e vão variar continuamente; para teres uma ideia, no meu aquário os consumos de balling, são agora de, Kh 310ml/dia, Ca 40ml/dia e Mg 30ml/dia, mas embora faça testes semanais, há semanas em que tenho que baixar as doses, por vezes a menos de metade.
Leva isso com calma e nada de exageros de precisão; o excesso de zelo, também é às vezes o nosso inimigo.
Abraço