Fórum Aquariofilia Marinha Discussão Geral Método Zeovit - 1ª e 2ª Parte

Método Zeovit - 1ª e 2ª Parte

Área de discussão geral para todos os tópicos relacionados com aquários de recife.

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1893
Boas,
Não encontrei neste forum nenhum tópico de discussão e opiniões sobre o método Zeovit.

Gostava de saber da vossa experiência quais os produtos que acham essenciais de utilizar na 1ª parte e 2ª parte do método respectivamente.

Tomei a liberdade de utilizar a opinião do Ricardo Pinto (de 2011) no forum Reefforum:
1ª Parte:
Zeolitos, zeobak, zeostart e sponge power.

2ª Parte:
Preferidos:
- Amino Acid LPS
- Amino Acid HC
- Coral Vitalizer

Menos utilizados ou não utilizados de todo:
- K-Balance Potassium
- Potassium Iodide Flouride
- Stylo-Pocci-Glow
- Coral snow
- Zeospur

Aguardo as vossas opiniões.
Abraço.
Abraço.
André Jorge Silva

Imagem

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1098
André Jorge Silva Escreveu:
Boas,
Não encontrei neste forum nenhum tópico de discussão e opiniões sobre o método Zeovit.

Gostava de saber da vossa experiência quais os produtos que acham essenciais de utilizar na 1ª parte e 2ª parte do método respectivamente.

Tomei a liberdade de utilizar a opinião do Ricardo Pinto (de 2011) no forum Reefforum:
1ª Parte:
Zeolitos, zeobak, zeostart e sponge power.

2ª Parte:
Preferidos:
- Amino Acid LPS
- Amino Acid HC
- Coral Vitalizer

Menos utilizados ou não utilizados de todo:
- K-Balance Potassium
- Potassium Iodide Flouride
- Stylo-Pocci-Glow
- Coral snow
- Zeospur

Aguardo as vossas opiniões.
Abraço.

Boas,

Eu penso que se pretendes fazer o sistema Zeovit, deves fazê-lo rigorosamente usando todos os produtos que eles indicam.
Caso queiras utilizar alguns produtos, inclusive eu que adiciono 3 produtos (vitalizer, Stylo-Pocci-Glow e Amino Acid HC) mas aí terás de ser tu a apalpar terreno pois estas a usar alguns produtos para o teu proprio sistema e nao um sistema zeovit, tambem ja ouvi falar que o Xtra tambem é muito bom, outros usam o coral snow, mas nestes casos vai de cada um e de certeza existem casos de sucesso e inssucesso!

PS: para adicionar os produtos de alimento para os corais, deves primeiro garantir que o sistema esteja estabilizado tanto a nivel de parametros como a nive de exportação de nutrientes para nao teres nenhum dissabor...Por essa razão é que a zeovit tem a parte 1 e 2.

Olá João,
Concordo plenamente contigo. O ideal seria fazer o método completo mas isso tem também algumas desvantagens:
- Os Produtos da segunda parte do método devem ser uns 20. O que dá um orçamento de 500€ :-?
- Se utilizarmos todos os produtos e der para o torto (grande probabilidade), não conseguimos concluir qual é que fez o efeito indesejado.
- Ainda não encontrei nenhum utilizador português (pelo menos) que fizesse o método completo.
Por isso concluo que tal como tu, deve haver 3 ou 4 produtos que a maioria dos utilizadores acha essencial e que deram melhores resultados.
Só por essa razão é que lancei a discussão :D

PS: Estou a começar pela parte 1 para ter a certeza que o sistema está estabilizado antes de adicionar produtos para crescimento e coloração dos corais.

Muito obrigado pela tua opinião.
Abraço.
André Jorge Silva

Imagem

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1098
Olá João,
Concordo plenamente contigo. O ideal seria fazer o método completo mas isso tem também algumas desvantagens:
- Os Produtos da segunda parte do método devem ser uns 20. O que dá um orçamento de 500€ :-?
- Se utilizarmos todos os produtos e der para o torto (grande probabilidade), não conseguimos concluir qual é que fez o efeito indesejado.
- Ainda não encontrei nenhum utilizador português (pelo menos) que fizesse o método completo.
Por isso concluo que tal como tu, deve haver 3 ou 4 produtos que a maioria dos utilizadores acha essencial e que deram melhores resultados.
Só por essa razão é que lancei a discussão :D

PS: Estou a começar pela parte 1 para ter a certeza que o sistema está estabilizado antes de adicionar produtos para crescimento e coloração dos corais.

Muito obrigado pela tua opinião.

Eficaz é porque existem varios aquarios pelo mundo fora que usam o metodo. Agora tens outras opções uma delas é nao dosear nada!!! apenas alimentar bem os peixes e corais e ter um sistema de exportação de nutrientes eficaz, seja ele qual for...
Tens um bom exemplo de um aquario de GRANDE sucesso em Portugal, o do Pedro Gomes, se ele nao faz todo o metodo, anda la perto...e é so dos melhores aquarios da actualidade!! mas tens outros muito bons e que nao usam nada!!!
Penso que o $$ nao é uma desvantagem, ou faz-se e tem-se possibilidad€ para o fazer ou nao se faz, penso que nao seja desvantagem nenhuma, tambem nao acho desvantagem a questão de se utilizar todos os produtos e der para o torto, acho que se der para o torto é porque algo foi mal feito e o culpado somos nos!! daí nao achar nenhuma desvantagem uma vez que nao podemos culpar o produto e sao muitos os casos de inssucesso e que depois tem se a mania de culpar o produto!!

Vou fazer uma comparação estupida mas cada vez mais penso que se assemelha muito. Eu fiz ginasio durante muitos anos e tomava proteina depois do treino, que continha aminoacidos etc... muitos perguntavam se era obrigatorio tomar ou nao e eu sempre dizia, obrigatorio nao é mas eu prefiro beber de penalty um batido de proteina do que estar a levar latas de atum para o balneario e andar a fazer sandes para ter a proteina necessaria no corpo!!! era so uma questao de facilitismo!
Ora nos corais eu se quiser nao adiciono aminoacidos etc mas tenho todos os dias que carregar o aquario de comer (varias vezes por dia) para que eles nao passem fome e comecem a ficar palidos ate entrarem em RTN (Atenção: isto contece porque eu tenho um sistema UNLS e sou obrigado a alimentar os corais)

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1296
Mg = 1100 !!!! Isso está baixo

Boas,
Já alguém utilizou Bio-Mate e ZeoZym?
Qual a opinião e cuidados a ter?

Abraço.
Abraço.
André Jorge Silva

Imagem

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1183
Boas André,

Já alguém utilizou Bio-Mate e ZeoZym?
Qual a opinião e cuidados a ter?

Já usei, normalmente o Zeozym com Zeobak ou Biomate. Com o Zeozym o escumador sobe imenso de rendimento no meu caso. Nenhum cuidado em especial... é seguir as instruções.
Abraços, Artur Fonseca - Recife396: Setup e Diário
Imagem

Grupo: Utilizadores Mensagens: 238
André, o que procuras obter com o BM e com o ZYM? ?

Sent from my GT-I9300 using Tapatalk 2

Rui Da Silva Escreveu:
André, o que procuras obter com o BM e com o ZYM? ?

Olá Rui,

Digamos que nesta fase ainda estou à procura do ULNS.
Do muito que tenho lido do sistema Zeovit, apesar da partilha de informação dos utilizadores ser baixa, optei por usar estes dois produtos para limpar a rocha e areão. A minha rocha sempre teve algas que nunca consegui erradicar.
Por outro lado li também que o BM ajuda a baixar os fosfatos através da limpeza e aumento da escumação que provoca. No domingo fiz os testes habituais ao aquário e o PO4 ainda está a 0,06.

Achas que não deveria usar estes produtos?
Abraço e obrigado.
Abraço.
André Jorge Silva

Imagem

Grupo: Utilizadores Mensagens: 238
Se quizeres baixar os fosfatos podes usar o zym diariamente, metade da dose maxima no minimo durante uma semana..
Para limpares um pouco o sistema, usas
Uma vez por semana, as ditas duas colheres da solução num litro de agua.
Esperas as 6/8 horas e de preferência com as luzes desligadas adicionas ao sistema. Acaba por ser apenas manutenção!
No caso de quereres mesmo baixar os nutrientes, mantens a rotina diariamente.
Ate certo ponto, em que tenhas que reduzir para 2ou 3 dias por semana apenas para manteres os nutrientes baixos.
Acaba por ser uma fonte de carbono.
Em relação ao BM, nao te vai eliminar algas, tens que melhorar a equipa de limpeza a esse respeito..
Mas sim, limpa-te as zonas mortas da rocha, detritos, aquele efeito de "pó" que se deposita nas concavidades da rocha desaparece tudo..
Qualquer duvida apita.
Abraço

Rui Da Silva Escreveu:
Se quizeres baixar os fosfatos podes usar o zym diariamente, metade da dose maxima no minimo durante uma semana..
Para limpares um pouco o sistema, usas
Uma vez por semana, as ditas duas colheres da solução num litro de agua.
Esperas as 6/8 horas e de preferência com as luzes desligadas adicionas ao sistema. Acaba por ser apenas manutenção!
No caso de quereres mesmo baixar os nutrientes, mantens a rotina diariamente.
Ate certo ponto, em que tenhas que reduzir para 2ou 3 dias por semana apenas para manteres os nutrientes baixos.
Acaba por ser uma fonte de carbono.
Em relação ao BM, nao te vai eliminar algas, tens que melhorar a equipa de limpeza a esse respeito..
Mas sim, limpa-te as zonas mortas da rocha, detritos, aquele efeito de "pó" que se deposita nas concavidades da rocha desaparece tudo..
Qualquer duvida apita.
Abraço

Muito obrigado pela ajuda Rui,
Normal: 1 level teaspoon per 1000 L / 250 gallons per week dissolved in tank water.
As a solution to excess organics: Up to 2 level teaspoons daily.

Pelo que diz as instruções são 1 colher de chá por 1000litros. Para os meus 500/600l usando metade da dose vou ter que por um quarto de colher de chá :D complicado!
Posso fazer a solução de manhã e deitar para o aquário à noite? Tem que ser muito mexido ou apenas precisa de repousar?

O BM é mesmo para isso, tentar limpar ao máximo as zonas mortas.
Já aumentei imenso a equipa de limpeza com 20 eremitas de patas castanhas e 10 nassários mas as melhoras são mínimas.

Mais uma vez obrigado pelas dicas.

Pouco a pouco vou comprando os restantes produtos para ir experimentando.
Já tenho:
Zeostart
Zeobak
CV
AminoAcid
Sponge Power
Stylo Poccy
PIF

Abraço.
Abraço.
André Jorge Silva

Imagem

Grupo: Utilizadores Mensagens: 3291
Boas .. JA tens quase tudo o que faz falta ;) ;)

Essas zonas mortas não serão falta de circulação ?? digo isto porque não tenho equipa de limpeza , nem um único a não ser eu e não tenho "mulm" acumulado em lado nenhum ...

em relação ao zym eu uso uma vez por semana 1 colher em 500 ml de água , junto com 10 ml de zeolife ...
My Tank ReefSpot - viewtopic.php?f=7&t=16

TopCorals - www.Topcorals.pt

Paulo Oliveira Escreveu:
Boas .. JA tens quase tudo o que faz falta ;) ;)

Essas zonas mortas não serão falta de circulação ?? digo isto porque não tenho equipa de limpeza , nem um único a não ser eu e não tenho "mulm" acumulado em lado nenhum ...

em relação ao zym eu uso uma vez por semana 1 colher em 500 ml de água , junto com 10 ml de zeolife ...

Boas,
Falta-me esse zeolife :)
O meu problema de algas/mulm/detritos nas rochas acho que foi um problema do inicio do aquario quando tive um boom de algas e nunca consegui erradicar totalmente. Vamos ver se estes produtos ajudam. Em relação à circulação, não digo que não mas quando tive cyanos acho que foi isso, mas com a alteração das vortech e introdução da wp40 fiquei com um pequeno furacão dentro do aquario! :)

Abraço

Sent from my GT-N8010 using Tapatalk
Abraço.
André Jorge Silva

Imagem

Grupo: Utilizadores Mensagens: 573
coloca uma salaria no meu caso resolveu e muito mesmo ;)

Pedro Sousa Escreveu:
coloca uma salaria no meu caso resolveu e muito mesmo ;)

Já tenho há mais de um ano.
E um ciganus Vulpinos que não me come a valónias.
E um stigmatura.
E alguns cirurgiões.
Nada limpa =))

Abraço.
Abraço.
André Jorge Silva

Imagem

Boas,
Neste momento é este o meu esquema de dosagens desde há 2 semanas:
Imagem

Estou em UNLS, os ultimos testes têm dado NO3 e PO4 a 0,00 (hanna checker no ultimo caso), está-me a aparecer na base da Digitata Laranja um grande tudo de cyanobacteria.
Acham que consigo resolver isto aumentando a dosagem de ZeoZym para todos os dias ou precisarei de dosear também Coral Snow ou mesmo o novo CyanoRemover?

Obrigado e abraços.
Abraço.
André Jorge Silva

Imagem

Grupo: Moderador Global Mensagens: 2006
E que tal o aquário? ;)

Hugo Figueiredo Escreveu:
E que tal o aquário? ;)

Boas,
Alterei a forma de tratamento das cyanos.
Os "remédios" do Zeovit - Bak, start3, Zeozym, Bio-Mate, Coral Snow e CyanoClean, não produziram efeitos.
Em conversa com o Anthony resolvi parar com todos os "redutores" de nutrientes e limitar-me a dar "alimento" para os corais.
Estou há uma semana a dosear Amino-Acid, Coral vitalizer e Phos XTRA.
Isto porque penso que as cyanos apareceram por ter NO3 e PO4 a 0,00.
Retirei também em duas vezes todo o areão, que era de granulo muito grande e estava cheio de cyano.

Neste momento não avisto nada de significativo em termos de cyanos.

Este FDS fiz limpeza dos vidros e conto postar fotos logo à noite.

Abraço.
AJS
Abraço.
André Jorge Silva

Imagem

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4466
Boas ;) ,

Fica também a experiência para irmos partilhando e trocando ideias

Comecei ontem Zeovit com 1l de zeolitos (a aumentar para 1,5 na primeira muda), 6 gotas de Zeobac, 1,2ml de ZeoStart e 6 gotas de BioMate.

Ainda estou à espera do SpongePower para começar também!

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Rui Manuel Gaspar Escreveu:
Boas ;) ,

Fica também a experiência para irmos partilhando e trocando ideias

Comecei ontem Zeovit com 1l de zeolitos (a aumentar para 1,5 na primeira muda), 6 gotas de Zeobac, 1,2ml de ZeoStart e 6 gotas de BioMate.

Ainda estou à espera do SpongePower para começar também!

Abraços,
Rui

Boas Rui,
Atenção só à questão do zeolitos em fluxo alto e constante porque eles dizem que baixa mesmo a pique os fosfatos e podes ter problemas nos SPS's.
De qualquer forma eu no meu já tinha nutrientes baixos e nunca pus o programador da horas e não tive problema. :D
Abraço.
AJS
Abraço.
André Jorge Silva

Imagem

Próximo

Voltar para Discussão Geral