Fórum Aquariofilia Marinha Discussão Geral Método Balling

Método Balling

Área de discussão geral para todos os tópicos relacionados com aquários de recife.
Mensagem 02/set/2013, 10:30

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1296
Boas,

Gostava de perceber melhor este método e tenho algumas duvidas.
Tanto quanto percebi, este método consiste em adicionar soluções químicas para repor os níveis de Ca, Mg e Kh, para tal utiliza bombas doseadoras.

Duvidas

Como é que sabemos a quantidade a adicionar de cada composto?
Será com registos diários, semanais ou mensais através dos respectivos testes?
Porque não se pode colocar uma solução única que corrija diariamente o Ca, Mg e o Kh?

Cumprimentos

Mensagem 02/set/2013, 11:41

Grupo: Utilizadores Mensagens: 70

Apesar de ainda não utilizar o Balling, já tenho as 3 soluções prontas e o conceito é esse mesmo que referes: repor os consumos desses 3 elementos no sistema.

Basicamente começas por medir os 3 parâmetros, depois podes adicionar por exemplo para o CA, 0,1ml por cada litro de água do aquário, ou seja, para um aquário de 500 litros, adicionas 50ml da solução de CA. Deixas passar umas 2 ou 3 horas e voltas a medir o CA, dessa forma consegues saber qual o incremento que tiveste e é só calcular a quantidade necessário que pretendes ter para este parâmetro (CA). O valor que obtiveste, divides por 7 para ires doseando a solução ao longo da semana.
Até aqui parece tudo muito simples, não fossem os consumos que irás ter durante esse período. Assim, depois de doseares a primeira vez a solução de CA, no dia seguinte à mesma hora voltas a medir o CA, dessa forma vais saber qual o consumo desse parâmetro e compensar o seu consumo ao longo da semana. Depois fazes o mesmo procedimento para as restantes soluções.

Nota1: não subir o CA mais de 20mg/l por dia, o KH mais de 1,0 dkh por dia e o MG mais de 20mg/l por dia.
Nota2: se começares a adicionar manualmente deixa um intervalo de 10 minutos entre cada adição.
Nota3: começa por acertar o MG, depois o CA e por fim o KH (com o MG baixo não se consegue elevar o CA)

Por fim, não podes juntar as soluções todas pois iriam ocorrer precipitações dos elementos e também não temos um consumo idêntico para cada solução.

Esta é a ideia que tenho do Balling, se mencionei algo de errado ou incorrecto, digam por favor.

Cumprimentos.
António Durães

Mensagem 02/set/2013, 12:26

Obrigado António,

Percibi tudo e era mais ou menos o que eu pensava.
Só não gostei da parte "... não podes juntar as soluções todas pois iriam ocorrer precipitações dos elementos..."

Eu explico porquê.

Estava a pensar em misturar na água de osmose do tanque de reposição da água evaporada, o Bicarbonato de Sódio + Cloreto de Cálcio + Cloreto de Magnésio. É evidente que não ía colocar tudo ao mesmo temo, mas sim passado uma ou duas horas.

O meu tanque de água de reposição é de 45 litros e que basicamente tem dois niveis. Mínimo de 15 litros e máximo de 45 litros, o que adiciono é sempre 30 litros quando chega ao nível mínimo.
Ora o que eu estava a planear era adicionar 10 litros com a coorreção de Kh passado uma hora adicionar 10 litros o mesmo para o Ca e passada outra hora 10 litros com a correcção do Mg.

Mas sendo assim lá se vai o minha ideia "louca" :D

Cumprimentos
Miguel

Mensagem 02/set/2013, 12:37

Grupo: Utilizadores Mensagens: 34
Boas,

Apenas queria acrescentar, que existem soluções que adicionam todos os elemento de uma vez, p.e. o Reef Foundation ABC da Red Sea. Mas como disse o António não se torna muito viável, pois podes ter um maior défice de uns elementos em relação a outros.

Cumps

Mensagem 02/set/2013, 12:45

Compreendo a tua ideia Miguel, mas repara no seguinte:

Mesmo que não ocorressem precipitações, mesmo que conseguisses colocar as soluções com os consumos corrigidos para aquele momento, como irias controlar a adição dessa "solução" no teu aquário?

Repara que ao colocares a "solução" no depósito de reposição irias ficar dependente do volume de evaporação, logo sem controlo nenhum sobre as dosagens. Imagina aqueles dias de grande evaporação e depois também aqueles em que não há quase evaporação nenhuma, irias ter grandes oscilações nas concentrações desses 3 parâmetros que são logo os principais, e oscilações bruscas é tudo o que não queremos no nosso sistema.

Mesmo doseando as soluções independentemente pode haver sobre-dosagem de algum elemento traço associado à adição de uma solução, por exemplo excesso de Iodo associado à necessidade de grandes adições de Kh... ;)

Mensagem 02/set/2013, 12:49

Mas sendo assim porque é que não posso fazer a mistura na água de reposição como acabei de escrever? Lara todos os efeitos a mistura com o balling vai fazer o mesmo ou seja 5 min após adicionar um elemento vai adicionar outro...

Mensagem 02/set/2013, 12:54

Ok percebi essa parte da diferente evaporação. Mas essa evaporação diferenciada não ocorre de um dia para o outro mas tens razão :)

Mensagem 02/set/2013, 12:59

Boas,

Apenas queria acrescentar, que existem soluções que adicionam todos os elemento de uma vez, p.e. o Reef Foundation ABC da Red Sea. Mas como disse o António não se torna muito viável, pois podes ter um maior défice de uns elementos em relação a outros.

Cumps

Olá Vitor,

Pelo que li na altura quando pensei em usar o método da Red Sea, essa solução segundo eles está balanceada com as concentrações encontradas nas natureza mas não dispensa que seja necessário por vezes "acertar" individualmente os parâmetros com os suplementos A, B e C...

Penso que seja assim.

António Durães

Mensagem 02/set/2013, 20:03

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1183
Boas Miguel,

Comecei a usar o Balling Light da Fauna Marin, com doseadora GHL de 4 canais (no 4º estou a dosear phytoplankton), há coisa de 3 a 4 meses após recuperação do crash de Nitratos e Fosfatos, e apesar do investimento inicial rondar os 400 e tal euros (doseadora + kit Fauna Marin Balling Light), é um dos sistemas mais usados actualmente, em alternativa ao reactor de cálcio.

Deixo aqui o endereço de um artigo excelente sobre o assunto escrito pelo Vasco Gomes no blog do reef dele ;)
http://reefcentral.pt/2010/09/27/balling-light-fauna-marin-portugues/

Em relação a saber as doses a aplicar em cada um dos três canais, inicialmente nas primeiras duas semanas ou isso, convém fazer testes quase diários e ir ajustando as doses conforme as variações dos consumos.

O Kh será o elemento mais consumido, seguido do Cálcio e do Magnésio, e na minha opinião devem ser afinados por esta ordem (KH, CA, MG).

Neste aspecto o Hanna Checker digital de Kh é um "must", pois mede a alcalinidade e apresenta um valor digital com precisão de 1ppm. Para converter para ºd basta multiplicar por 0.056 e tem-se um valor com várias casas decimais de precisão. B-)

Tendo como referência também que a relação entre KH e CA será aproximadamente de 4ml de KH por cada 1ml de CA. Por exemplo, começar com 20ml KH e 5ml CA; se os consumos forem superiores, aumentar para 40ml KH e 10ml CA, e por aí adiante, até que os consumos possam variar mas ligeiramente e aí afina-se melhor os mililitros.
Abraços, Artur Fonseca - Recife396: Setup e Diário
Imagem

Mensagem 03/set/2013, 07:37

Grupo: Moderador Global Mensagens: 1048
Boas,

Eu continuou a usar o reactor de cálcio, que na minha opinião é mais natural e fácil de usar, dependendo o tamanho do aquario e a quantidade de corais (consumo de KH, CA e MG) o Balling ate pode sair caro...
É pena a malta já mal usa o reator de cálcio...

;)

Enviado do meu Galaxy Nexus utilizando Tapatalk 4
Cump.
Anthony

Voltar para Discussão Geral