Boas Miguel,
Comecei a usar o Balling Light da Fauna Marin, com doseadora GHL de 4 canais (no 4º estou a dosear phytoplankton), há coisa de 3 a 4 meses após recuperação do crash de Nitratos e Fosfatos, e apesar do investimento inicial rondar os 400 e tal euros (doseadora + kit Fauna Marin Balling Light), é um dos sistemas mais usados actualmente, em alternativa ao reactor de cálcio.
Deixo aqui o endereço de um artigo excelente sobre o assunto escrito pelo Vasco Gomes no blog do reef dele
http://reefcentral.pt/2010/09/27/balling-light-fauna-marin-portugues/Em relação a saber as doses a aplicar em cada um dos três canais, inicialmente nas primeiras duas semanas ou isso, convém fazer testes quase diários e ir ajustando as doses conforme as variações dos consumos.
O Kh será o elemento mais consumido, seguido do Cálcio e do Magnésio, e na minha opinião devem ser afinados por esta ordem (KH, CA, MG).
Neste aspecto o Hanna Checker digital de Kh é um "must", pois mede a alcalinidade e apresenta um valor digital com precisão de 1ppm. Para converter para ºd basta multiplicar por 0.056 e tem-se um valor com várias casas decimais de precisão.
Tendo como referência também que a relação entre KH e CA será aproximadamente de 4ml de KH por cada 1ml de CA. Por exemplo, começar com 20ml KH e 5ml CA; se os consumos forem superiores, aumentar para 40ml KH e 10ml CA, e por aí adiante, até que os consumos possam variar mas ligeiramente e aí afina-se melhor os mililitros.