Fórum Aquariofilia Marinha Discussão Geral HQI vs T5 vs LED

HQI vs T5 vs LED

Área de discussão geral para todos os tópicos relacionados com aquários de recife.
Mensagem 22/set/2013, 00:23

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4466
Boas,

Para não saturar então o tópico do Carlos Mota aqui fica o mote para discussão!

Hugo Figueiredo Escreveu:
eu ouço para ai o pessoal falar de lentes para os leds,e por agora a minha ideia é que lentes nos leds só são precisas porque são mal dimensionadas a nível de alimentação e dissipação
já experimentei varias marcas de leds e de todas continuo a gostar mais das que não tem lentes

Isto!!! :ymapplause:

Epá ... já pensei assim e já mudei de opinião!

Eu neste momento não preciso de lentes. Tenho a calha bem dimensionada em termos de dissipação e alimentação tendo os leds a trabalhar na corrente nominal de trabalho 700mA.

Agora se eu meter lentes, vou conseguir o mesmo PAR em todo o aquário, vou conseguir subir a calha e provavelmente ainda tenho que lhes cortar potência garantindo um menor consumo electrico.

Isso é mau?

Se as calhas chinocas de 120€ levam menos material e trabalham mais baixo (mas com lentes) e são mais baratas que as Vertex porque é que isso faz delas más calhas? Não se esqueçam que estamos a falar de calhas 10x mais baratas!

tenho visto imensos aquários de sucesso com calhas DIY e com calhas destas dos chinocas.

Os leds de base são bridgelux, lumileds ou epistar que são leds feitos para aquariofilia e que estão a dar imensas provas.

Para vos dizer a verdade estou muito tentado a comprar uma dessas calhas só para experimentar (devido ao seu preço)

Quanto ao full spectrum ... balelas. Nunca se conseguirá full spectrum com leds. basta ver a curva de espectro de cada led para perceber isso!

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 22/set/2013, 01:06

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1098
César Silvério Escreveu:
Marco Madeira Escreveu:

Desculpem-me mas continuo a nao perceber este tipo de afirmacoes... é tipo dizerem-me que precisam de um escumador Bubble King no aquário para se ter sucesso quando existem aquarios de sucesso até sem escumadores!

Olá Marco,

... então eu digo de outra maneira: conheço muito poucos casos de sucesso com leds e conheço muitos mais de insucesso.
Por enquanto, nem todas as marcas de leds (calhas) funcionam bem e não estou a falar de nascer e pôr do sol, mas sim de PAR e de comprimentos de onda; as T5 continuam por enquanto, a dar mais garantias.

Volto a dizer que não tenho preconceitos contra os leds e fui provavelmente a primeira pessoa em Portugal a usar uma calha de leds (2007- Solaris 375W), mas reservo-me para adesão aos leds daqui a mais algum tempo, após êxitos mais generalizados do uso de leds.

Isto é só a minha opnião e vale o costume...

Abraço

Aproveito então para responder à afirmação do Cesar quando fala que conhece poucos casos de sucesso de leds em relação às outras iluminações:

Cesar, eu conheço mais casos de insucesso com SPS´s de T5 e HQI do que LEDS !!! Quantas nao são as pessoas que aparecem em todos os foruns dizendo que nao conseguem manter SPS´s ou porque perderam todos em RTN?
Porque digo isto? porque não podemos culpar apenas a iluminação, há tantas variáveis possíveis e que determinam se um aquário tem sucesso ou não... só que hoje em dia quando se vê num forum um topico com sps´s a morrer é mais facil dizer: "oh é dos leds" e quando é uma calha T5 ou HQI: "humm se calhar tiveste aí uma oscilação de Kh" ou "vê se nao tens AFEW" ...

Mensagem 22/set/2013, 12:11

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1296
Boas,
Só uma pergunta o que é RTN? :-\ Já li isso algumas vezes mas como sou novato nestas coisas de corais...

Concordo com o João. Olhem só para o meu caso. Como verdadeiro caloiro dos aquários fiz umas alterações dias antes de partir para férias de 15 dias. Entre as alterações que fiz, uma delas foi aumentar um pouco a intensidade dos brancos nas minhas calhas de Leds. A maioria das pessoas aqui do forum disseram que foi disso porque os corais branquearam logo é luz a mais. Se ficassem castanhos era luz a menos. Pois bem era dos fosfatos... 0.5.

Ora bem o que eu quero dizer é que é normal haver sucesso e insucesso quando se experimenta uma tecnologia nova, como é o caso dos Leds. Aí compreendo os que fieis às T5 digam que Leds ainda têm muito caminho a percorrer. Eu digo o seguinte com o que já foi feito em Leds, de aqui a 2 anos só tem calhas de T5 quem for teimoso e não se importar de estar a pagar todos os anos a factura de substituição das lâmpadas e consumo de electricidade.

Quem daqui a dois anos começar o hobby e tenciona em comprar uma calha T5 é porque a oferta é muita em termos de calhas em segunda mão e por isso não irá comprar Leds.

Agora é evidente que quem te um negócio a decorrer com centenas de metros em lâmpadas T5 não estará minimamente interessado e arriscar em fazer alterações que podem provocar uma catástrofe no negócio. Eu nunca faria uma coisa dessas, quando muito, fazia um pequeno tanque para testes.

Além disso toda a gente sabe que há a questão comercial, o que aconteceria às marcas ATI, Vertex, Kessil, Ecotech, Orphek, Etc se alguém tivesse sucesso com uma calha Chinoca que custa 10 vezes menos?!!???

A ATI, lá se ía o negóco das calhas e principalmente das lâmpadas... As outras porque gastaram imenso dinheiro em estudar o assunto, fazer experiências e por isso alguém tem que pagar isso. O que aconteceu ás marcas que vendem escumadores quando a Bubble Magus entrou no negócio? Eu tenho um BB Curve 9 para um aquário de 400l, que mais valia teria eu em comprar um escumador da ATI, Vertex, Royal exclusiv, etc? Ok mesmo não acreditando no limite iria tirar mais 10% que o BB? E essa mais valia iria-me custar 3 vezes mais do que paguei pelo meu.

Conclusão, esperem pelos sucessos ou insucessos de quem está a investir em Leds e assim já podem falar sem ser à sorte.

E já agora digam-me o que é o RTN .... :)

Cumprimentos

Mensagem 22/set/2013, 12:32

Miguel Pinho Escreveu:
Boas,
Só uma pergunta o que é RTN? :-\ Já li isso algumas vezes mas como sou novato nestas coisas de corais...

Rapid Tissue Necrosis ;)

Mensagem 22/set/2013, 12:39

Joao Tomas Escreveu:
Miguel Pinho Escreveu:
Boas,

Rapid Tissue Necrosis ;)

E isso trocado por miudos é.....

Mensagem 22/set/2013, 12:51

Miguel Pinho Escreveu:
Joao Tomas Escreveu:
Miguel Pinho Escreveu:
Boas,

Rapid Tissue Necrosis ;)

E isso trocado por miudos é.....

Morte rápida dos tecidos do coral por razões desconhecidas, pode ser por infeções, bicharada, entre outros...ou seja...quando um coral fica branco num espaço de dias/horas...

Mensagem 22/set/2013, 12:52

Grupo: Utilizadores Mensagens: 3291
Miguel Pinho Escreveu:
Boas,

Concordo com o João. Olhem só para o meu caso. Como verdadeiro caloiro dos aquários fiz umas alterações dias antes de partir para férias de 15 dias. Entre as alterações que fiz, uma delas foi aumentar um pouco a intensidade dos brancos nas minhas calhas de Leds. A maioria das pessoas aqui do forum disseram que foi disso porque os corais branquearam logo é luz a mais. Se ficassem castanhos era luz a menos. Pois bem era dos fosfatos... 0.5.

Ora bem o que eu quero dizer é que é normal haver sucesso e insucesso quando se experimenta uma tecnologia nova, como é o caso dos Leds. Aí compreendo os que fieis às T5 digam que Leds ainda têm muito caminho a percorrer. Eu digo o seguinte com o que já foi feito em Leds, de aqui a 2 anos só tem calhas de T5 quem for teimoso e não se importar de estar a pagar todos os anos a factura de substituição das lâmpadas e consumo de electricidade.

Quem daqui a dois anos começar o hobby e tenciona em comprar uma calha T5 é porque a oferta é muita em termos de calhas em segunda mão e por isso não irá comprar Leds.

Agora é evidente que quem te um negócio a decorrer com centenas de metros em lâmpadas T5 não estará minimamente interessado e arriscar em fazer alterações que podem provocar uma catástrofe no negócio. Eu nunca faria uma coisa dessas, quando muito, fazia um pequeno tanque para testes.

Além disso toda a gente sabe que há a questão comercial, o que aconteceria às marcas ATI, Vertex, Kessil, Ecotech, Orphek, Etc se alguém tivesse sucesso com uma calha Chinoca que custa 10 vezes menos?!!???

A ATI, lá se ía o negóco das calhas e principalmente das lâmpadas... As outras porque gastaram imenso dinheiro em estudar o assunto, fazer experiências e por isso alguém tem que pagar isso. O que aconteceu ás marcas que vendem escumadores quando a Bubble Magus entrou no negócio? Eu tenho um BB Curve 9 para um aquário de 400l, que mais valia teria eu em comprar um escumador da ATI, Vertex, Royal exclusiv, etc? Ok mesmo não acreditando no limite iria tirar mais 10% que o BB? E essa mais valia iria-me custar 3 vezes mais do que paguei pelo meu.

Conclusão, esperem pelos sucessos ou insucessos de quem está a investir em Leds e assim já podem falar sem ser à sorte.

Cumprimentos

Boas como nao posso falar de leds , vou falar de escumadores , Miguel o escumador nao é so para tirar , ja viste a capacidade de ar de um vertex e de um curve e de água da bomba ?? Deve ser de uns 2000l/h do vertes contra uns 900 do curve ...

Abraço

Enviado do meu GT-I9300 utilizando Tapatalk 4
My Tank ReefSpot - viewtopic.php?f=7&t=16

TopCorals - www.Topcorals.pt

Mensagem 22/set/2013, 13:26

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4466
Boas :D ,

Miguel Pinho Escreveu:

Epá ... não posso concordar com esta afirmação ... não é por haver fiat e ford e skodas e outros que não se vendem mercedes, bmw e até ferraris porches, etc.

As grandes marcas comerciais tem um mercado alvo diferente que sempre existirá.

Quanto aos LEDs ....

Várias marcas tem sucesso. Vertex com LEDs sem lentes, AI SOL com cluster com lentes, Chinocas com LEDs e Lentes ... há imensas alternativas e todas elas são viáveis.

Full spectrum para mim é só propaganda comecial e pode tornar alguns corais mais apelativos à vista. Não aquece nem arrefece.

Quanto aos canhões vs calhas com leds individuais ....

Para mim se fosse hoje e a montar em diy faria em canhão com multichips que dá muito menos trabalho para montar.

Se fosse para comprar apostaria em calhas dos chinocas que dizem algumas vozes que não dão para nada!
Até podem estar mal dimensionadas, usar lentes, não trabalharem a 100% da sua capacidade mas isso para mim até é uma vantagem pois permite reduzir o consumo e aumentar a durabilidade do LED. Inclusivamente estou mesmo tentado a comprar uma destas calhas para experimentar.

E agora até já estão a aparecer uns canhões tipo Kessil mas muito mais baratos.

Lentes vs sem Lentes ...

As coisas para mim tem que ser bem dimensionadas. E por isso também há tanta variedade de calhas e opções no mercado.
Se a calha tem lentes tem que ser avaliada a altura da calha versus a abertura da lente vs o PAR que se quer no fundo do aquário.

Os problemas que tenho visto é pessoal com lentes de 40 a 60º a meter as calhas a 20cm da água e depois queimam os corais ou não tem cobertura suficiente de luz.
Tudo tem que ser avaliado em LEDs. Isto não é como T5 ou HQI que toda a gente já tem experiencia com as calhas a 20cm e pronto.

Vejam o caso do TOTM deste mês na ReefCentral. O rapaz deu-se ao trabalho de medir tudo antes de decidir a configuração de leds, a configuração de lentes e a altura da calha. Tem muito poucas perdas em termos de luz para fora do aquário e é comprovado que tem um aquário de sucesso desde à dois anos a esta parte.

Espectro

A questão do full spectrum para mim é puro marketing ...
basta olhar para a curva de espectro de um LED individual para perceber que full spectrum é um mito.
Além disso metem leds vermelhos e / ou verdes numa quantidade mínima comparado com os outros leds. Se pensarmos que um LED discreto abrange uma área à superfície de 10cm logo percebemos que 4 leds numa calha de 50 não aquecem nem arrefecem.

Eu pessoalmente prefiro trocar esses leds vermelhos e verdes por mais leds azuis ou violeta.

Dissipação e Alimentação electrica

sempre que se fala em dissipação e alimentação electrica surge a discussão da vertex e do mau dimensionamento das calhas.

Vou vos dar um exemplo .... O meu esquentador ... é automático e posso configurá-lo para os 60º se quiser depois tomar banho tenho que abrir imenso a água fria para ter uma temperatura amena. Ou seja ... gasto gás para aquecer e mais água para arrefecer. Porque não configurar o esquentador para trabalhar logo nos 42º e pronto?

Passa-se o mesmo com os LEDs. Mesmo que possa colocar o LED a trabalhar a 100% vale a pena? Gastar mais electricidade e mais arrefecimento quando depois não é necessário?

Corrige-me se tiver errado Carlos Mota mas tens o canal de brancos a trabalhar a 50% senão queimas os corais. Certo?

Não quer dizer que isto seja bom ou mau dimensionamento para mim chamo-lhe flexibilidade. Uma vertex se calhar dá muito mais flexibilidade ao utilizador de a por mais para cima, para baixo ou para o lado e depois configurar para os valores que precisamos (reparem que eu não disse que queremos)

Com a contrução da minha calha aprendi imenso. Acabei por dimensioná-la em termos de dissipação e alimentação electrica para dar tudo dos LEDs mas assim que recuperar da operação e me puder movimentar livremente vou meter-lhe lentes, levantá-la e baixar provávelmente a tensão de alimentação para poder poupar mais uns euros em electricidade e quem sabe aumentar a longevidade dos LEDs.

Conclusão

Agora isto é apenas a minha opinião e nada mais.

Percebo que quem tem um aquário de sucesso montado não queira arriscar na transição pois é complicado. Os corais tem que se adaptar a diferentes comprimentos de onde que deixam de existir na mesma intensidade que T4 e outras que existirão a mais na comparação com T5 pelo que a aclimatização é extrememente importante.

Por último para as lojas como comentado ou para aquariofilistas que tenham aquários já estabelecidos com várias peças que queiram mudar para LED aconselho a que não o façam sem acesso a um medidor de PAR.

Abraços,
Rui

P.S: Se adquirir uma dessas calhas chinocas e montar depois vou postando os resultados.
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 22/set/2013, 13:52

Rui,

É evidente que uma calha que custa 5 a 10 vezes mais que uma calha chinoca é melhor. Muitos desses custos estão na eficiência, na qualidade dos materiais e na durabilidade dos mesmos. Não quer dizer que o que fazem os chinocas é tudo lixo. Por exemplo a Bubble magus é um exemplo de uma cópia do Real exclusiv e funciona. É a mesma coisa? Se calhar não mas atinge o objectivo? Claro que sim.

As minhas calhas partiram de um princípio de calhas com aplicação na agricultura. Muita agricultura é feita em estufa e por isso não apanha luz solar de jeito. Antigamente utilizava-se lâmpadas de iodetos metálicos ou vapor de sódio ou sei lá o quê para dar luz às estufas. Essas calhas foram desenvolvidas para substituir as "HQis" das estufas. Hoje em dia fabricam-se milhares e milhares de calhas dessas. Alguém se lembrou de já que temos este esquema montado e por isso a produção de uma calha destas é barata, é só colocar leds brancos e azuis e dá para substituir as HQIs dos aquários. Por isso é que elas são baratas.

Uma calha dessas consome 120w e dá (dito por quem as vende) a mesma luz de uma HQI de 250w e 20.000k

Agora se funciona para corais duros sps?.... Epá deixa-me testa-las e até ao final deste ano devo ter uma resposta.

Cumprimentos

Mensagem 22/set/2013, 16:15

Um exemplo de um DIY em Leds com sucesso. Pode dar alguma ajuda a quem tem jeito e paciência para construir calhas de Leds

http://www.reefkeeping.com/joomla/index ... -the-month

Cumprimentos

Mensagem 22/set/2013, 16:26

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1053
Joao Tomas Escreveu:
eu conheço mais casos de insucesso com SPS´s de T5 e HQI do que LEDS !!! Quantas nao são as pessoas que aparecem em todos os foruns dizendo que nao conseguem manter SPS´s ou porque perderam todos em RTN?

Olá João,

... mas isso apenas porque há mais gente com T 5 do que com leds...

... quantas conheces que aparecem nos fóruns a dizer que têm sucesso com SPSs e leds?

Como já disse noutro post, aguardo os resultados da tua nova calha com a convicção que foste um dos primeiros a escolher bem com DIYs, mas continuo convicto de que por enquanto, há leds e leds e a maioria dos leds (calhas), do mercado não funcionam com SPSs, não sei se por falta de intensidade, se por as côres dos leds não serem as indicadas.

Mete lá as lentes que estou a aguardar o teu feed-back.

Abraço
Enviado pelo meu computador através dos meus dedinhos

Mensagem 22/set/2013, 16:29

Este fez um misto de Leds e T5. As calhas de leds são "iguais" às minhas.

http://reefkeeping.com/joomla/index.php ... -the-month

Cumprimentos

Mensagem 22/set/2013, 16:57

César Silvério Escreveu:
Joao Tomas Escreveu:
eu conheço mais casos de insucesso com SPS´s de T5 e HQI do que LEDS !!! Quantas nao são as pessoas que aparecem em todos os foruns dizendo que nao conseguem manter SPS´s ou porque perderam todos em RTN?

Olá João,

... mas isso apenas porque há mais gente com T 5 do que com leds...

... quantas conheces que aparecem nos fóruns a dizer que têm sucesso com SPSs e leds?

Como já disse noutro post, aguardo os resultados da tua nova calha com a convicção que foste um dos primeiros a escolher bem com DIYs, mas continuo convicto de que por enquanto, há leds e leds e a maioria dos leds (calhas), do mercado não funcionam com SPSs, não sei se por falta de intensidade, se por as côres dos leds não serem as indicadas.

Mete lá as lentes que estou a aguardar o teu feed-back.

Abraço

Viva César,

É evidente que os Leds são o futuro e não o passado. Sendo assim é natural que os relatos de sucesso em termos de aquários de recife só podem passar por HQIs ou T5.
Mas Portugal é um país pequeno e com poucos aquariofilistas. Se olharmos a experiências que nos chegam de outras partes do mundo já podemos ver melhor o que é de esperar dos Leds no futuro da aquariofilia.

Por exemplo na revista online "ReefKeeping" todos os meses há um "aquário do mês" em 90% desses aquários a iluminação tem a presença de HQIs misturadas com T5. Aquários unicamente com T5 existe um "aquário do mês", mas o último aquário do mês foi um com DIY em Leds. Pode ser um sinal da mudança.

http://reefkeeping.com/joomla/index.php/totm-list

O que eu quero dizer é que não podemos ser tão fechados. Há sucesso com todo o tipo de iluminações. Hoje são as T5 (a nivel nacional) amanhã... o futuro dirá. Eu posso voltar às T5 ou tu podes trocar para Leds.

Cumprimentos

Mensagem 22/set/2013, 22:28

Grupo: Utilizadores Mensagens: 312

Excelente tópico!

Todos os tipos de iluminação funcionam, até as T8 funcionavam no passado para manter corais moles, tridacnas e anémonas. A iluminação embora importante é apenas mais um dos factores a considerar para se ter sucesso num aquário de recife. Acho que actualmente estamos demasiado centrados na tecnologia e menos na biologia, no tempo e paciência dedicados ao aquário. É verdade que somos um país pequeno mas comparado por exemplo com o país vizinho tenho visto por cá ao longo dos anos aquários bem melhores e mais bonitos :) O mesmo se aplica ao nível dos aquários públicos sendo que o Aquário Vasco da Gama é um dos aquários públicos mais antigos do mundo (115 anos) e o Oceanário de Lisboa uma referência a nível internacional!

Voltando ao assunto do tópico queria deixar mais um link de um aquário que gostei e é iluminado por LEDs AquaBeam da TMC - http://www.advancedaquarist.com/blog/this-shallow-reef-tank-makes-up-in-vibrant-life-what-it-lacks-in-height

abraço
facebook.com/zoacorals

Mensagem 22/set/2013, 23:59

Grupo: Moderador Global Mensagens: 2006
iluminado por LEDs AquaBeam da TMC

e ainda assim das piores coisinhas que já vi a nível de leds, na minha opinião...

...mas tem mais iluminação para alem das aquabeam! ;)

Mensagem 23/set/2013, 00:08

Grupo: Utilizadores Mensagens: 728

e ainda assim das piores coisinhas que já vi a nível de leds, na minha opinião...

x2!
Só podia ter mais...

Abraço
Pedro Ferrer
"Se me deixassem escolher, o meu companheiro de equipa seria Prost. É a única forma de mostrar que sou melhor do que ele.”
Ayrton Senna

Mensagem 23/set/2013, 01:40

Paulo Oliveira Escreveu:
Miguel Pinho Escreveu:
Boas,

Cumprimentos

Boas como nao posso falar de leds , vou falar de escumadores , Miguel o escumador nao é so para tirar , ja viste a capacidade de ar de um vertex e de um curve e de água da bomba ?? Deve ser de uns 2000l/h do vertes contra uns 900 do curve ...

Abraço

Paulo,

O meu aquário tem 400 litros e por isso só preciso de um escumador que tenha um caudal de escumação 2x a 3x a capacidade do aquário, ou seja 800l/h a 1200l/h. Posso dizer que estou muito satisfeito com o curve 9. O Nac 9 tinha uma bomba de 1200l/h mas não era mais eficiente que o este e tinha um consumo superior. A bomba do curve 9 gasta apenas 19w.

Cumprimentos

Mensagem 23/set/2013, 08:00

Grupo: Utilizadores Mensagens: 3291
Miguel Pinho Escreveu:
Paulo Oliveira Escreveu:
Miguel Pinho Escreveu:
Boas,

Cumprimentos

Abraço

Paulo,

O meu aquário tem 400 litros e por isso só preciso de um escumador que tenha um caudal de escumação 2x a 3x a capacidade do aquário, ou seja 800l/h a 1200l/h. Posso dizer que estou muito satisfeito com o curve 9. O Nac 9 tinha uma bomba de 1200l/h mas não era mais eficiente que o este e tinha um consumo superior. A bomba do curve 9 gasta apenas 19w.

Cumprimentos

Ok o que interessa é que chega , se tu dizes que é só isso que precisas , por mim tudo bem ....
My Tank ReefSpot - viewtopic.php?f=7&t=16

TopCorals - www.Topcorals.pt

Mensagem 23/set/2013, 16:56

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1183

Eu também não curto as calhas Aquabeam com formato 20 x 20 cm2 e concentração de leds, mas a TMC tem vários modelos Aquabeam, idealmente deveria referir-se os modelos em concreto (1000HD, 1500XG, 500, 600 Ultra, etc.). :p
Abraços, Artur Fonseca - Recife396: Setup e Diário
Imagem

Mensagem 24/set/2013, 09:45

Grupo: Utilizadores Mensagens: 26
Bom dia pessoal

Já que estão numa de "discutir" calhas e afins será que me podiam dizer o que acham destes módulos?

https://www.coralmaternity.com/pt/promo_6

abraços

Próximo

Voltar para Discussão Geral