Fórum Aquariofilia Marinha Discussão Geral Tempo de iluminação num aquário de recife

Tempo de iluminação num aquário de recife

Área de discussão geral para todos os tópicos relacionados com aquários de recife.

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1296
Boas,

Neste momento tenho:

Início da iluminação - 1h de iluminação só Azuis
Depois 10h de azuis + brancas
Final da iluminação - 1h de iluminação só Azuis

Gostaria de debater este assunto com outros membros que desvendassem aqui as suas escolhas quanto às horas de iluminação. :)

Cumprimentos

Grupo: Utilizadores Mensagens: 312

Olá Miguel,

Tenho actualmente um fotoperíodo de 8 horas com 30 min. de "amanhecer" e "entardecer". Num aquário de recife podes tranquilamente ter entre 7 e 14h de luz, sendo que o crescimento dos corais e o aparecimento de algas varia de acordo com esse intervalo.

abraço
facebook.com/zoacorals

Grupo: Utilizadores Mensagens: 97

ahahah

Este tópico interessa-me e mto, mais ninguém quer aproveitar e comentar as suas experiencias pois mais coisa menos coisa vou começar a ciclar o meu aqua e este tema é do máximo interesse e alem disso queria aproveitar o ciclo bi-horario

Miguel obrigado pela abertura do Topico

gratz
Imagem

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4466
JoseFelicio Escreveu:
ahahah

Este tópico interessa-me e mto, mais ninguém quer aproveitar e comentar as suas experiencias pois mais coisa menos coisa vou começar a ciclar o meu aqua e este tema é do máximo interesse e alem disso queria aproveitar o ciclo bi-horario

gratz

Epá ... o ciclo bi-horário é uma treta ... Neste momento tenho tarifa simples e estou a gastar muito menos de electricidade. :D

O meu ciclo de luz é de 10h mas assim que conseguir ligar o controlador vai passar a 12h com 2 horas de ramp de violetas, 1 hora de ramp de azuis e 8h de brancos.

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Rui Manuel Gaspar Escreveu:
Epá ... o ciclo bi-horário é uma treta ... Neste momento tenho tarifa simples e estou a gastar muito menos de electricidade.

Uma treta? Explica lá isso melhor porque eu tenho bi-horário e segundo esse tarifário o preço da electricidade a partir das 22h é praticamente metade, ou seja máquinas de roupa, loiça e luzes do aquário funcionam só a partir dessa hora.

abraço
facebook.com/zoacorals

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1296
JoseFelicio Escreveu:
ahahah

gratz

Epá ... o ciclo bi-horário é uma treta ... Neste momento tenho tarifa simples e estou a gastar muito menos de electricidade. :D

O meu ciclo de luz é de 10h mas assim que conseguir ligar o controlador vai passar a 12h com 2 horas de ramp de violetas, 1 hora de ramp de azuis e 8h de brancos.

Abraços,
Rui

Boas,

Acho interessante esse ramp de violetas (devem ser perto dos 420nm, não?) que leds tens para fazer esse ciclo dos violetas?

Cumprimentos

Grupo: Utilizadores Mensagens: 328
Ricardo Rodrigues Escreveu:
Epá ... o ciclo bi-horário é uma treta ... Neste momento tenho tarifa simples e estou a gastar muito menos de electricidade.

Uma treta? Explica lá isso melhor porque eu tenho bi-horário e segundo esse tarifário o preço da electricidade a partir das 22h é praticamente metade, ou seja máquinas de roupa, loiça e luzes do aquário funcionam só a partir dessa hora.

abraço

Pois é eu também já a mandei às couves o bi-horário, e fiquei a pagar menos, não a gastar menos, é quem como nós tem uma quantidade enorme de aparelhos eléctrico sempre a funcionar não compensa, só compensa quem durante o dia não está em casa e só tem o frigorífico a trabalhar.

Abraço
José
Não é triste mudar de ideias, triste é não ter ideias para mudar.

Abraço
José Santos

www.ReefNatura.com
ReefNatura no facebook

José Santos Escreveu:
Ricardo Rodrigues Escreveu:

abraço

Pois é eu também já a mandei às couves o bi-horário, e fiquei a pagar menos, não a gastar menos, é quem como nós tem uma quantidade enorme de aparelhos eléctrico sempre a funcionar não compensa, só compensa quem durante o dia não está em casa e só tem o frigorífico a trabalhar.

Abraço
José

Rui Manuel Gaspar e José Santos, deixaram-me curioso e portanto fui fazer as contas:

Fui à minha área de cliente EDP online e estive a analisar os consumos dos últimos 12 meses com tarifa bi-horária (medidos, não estimados) e anda ela por ela, ou seja em média gasto aproximadamente os mesmos kWh no horário Vazio = 2897kWh e Fora Vazio = 2801kWh, tendo em conta que o preço do kWh nos respectivos períodos é de 0,0870€/kWh e 0,1641€/kWh e que pago por mês 5,61€ para uma potência contratada de 3,45kVA. Nos últimos 12 meses gastei 252,04€ no Vazio e 459,64€ Fora Vazio acrescidos de 12 x 5,61€, o que totaliza um gasto anual de 779€ + IVA. Fazendo as mesmas contas mas para a tarifa simples em que o kWh tem um custo de 0,1405€/kWh, sendo o mesmo o valor a pagar pela mesma tarifa contratada (3,45kVA), para um total de 5968kWh gastaria nesta tarifa para os mesmos 12 meses um total de 867,9€ + IVA. Ou seja, afinal para mim compensa ter a tarifa bi-horária e de acordo com os meus gastos poupei nos últimos 12 meses 88,9€ :)

Acho excelente existirem 3 tarifas e não apenas uma, permite a cada um gerir como quiser o uso de energia eléctrica e até poupar alguns euros!

abraço
facebook.com/zoacorals

Boas,

Ricardo,

O problema do bi-horário é a tarifa fora do período vazio. Eu que trabalho em casa e a minha esposa que não tem muita disciplina nas máquinas de lavar a roupa não compensa.

É que se usas fora de vazio pagas muito mais.

E como trabalho a partir de casa e tenho o computador ligado todo o dia a coisa fica mais barata assim.

Posso dizer-te que num T3 pagava 120€ por mês e agora numa vivenda 3x maior pago 88€ por mês.

Abraços,
Rui

Grupo: Moderador Global Mensagens: 2006
Tarifas bi-horária, painéis solares para aqs, painéis foto proteicos, eólicas, etc funciona se houver disciplina!

Eu tenho bi-horária e faço 73,67% na tarifa mais barata e compensa-me e bem, mas sou religioso com os horários, tanto que tenho espalhado pela casa horários afixados em todas as divisões. E toda a iluminação da casa é em leds
Para quem esta durante o dia em casa presumo que seja bem mais difícil que compense!!!!

Sent from my iPhone using Tapatalk

Grupo: Moderador Global Mensagens: 2006
Sobre a iluminação, tenho 12 horas com curva perfeita sinusoidal igual ao sol!!!

Hugo Figueiredo Escreveu:
Sobre a iluminação, tenho 12 horas com curva perfeita sinusoidal igual ao sol!!!

Muda isso Hugo ...

Faz o ramp up e ramp down em sinusoidal mas mantem pelo menos 6h a full!

A nossa iluminação é muito mais fraca que o sol.

Abraços,
Rui

Voltar para Discussão Geral