José Santos Escreveu:
Ricardo Rodrigues Escreveu:
Rui Manuel Gaspar Escreveu:
Epá ... o ciclo bi-horário é uma treta ... Neste momento tenho tarifa simples e estou a gastar muito menos de electricidade.
Uma treta? Explica lá isso melhor porque eu tenho bi-horário e segundo esse tarifário o preço da electricidade a partir das 22h é praticamente metade, ou seja máquinas de roupa, loiça e luzes do aquário funcionam só a partir dessa hora.
abraço
Pois é eu também já a mandei às couves o bi-horário, e fiquei a pagar menos, não a gastar menos, é quem como nós tem uma quantidade enorme de aparelhos eléctrico sempre a funcionar não compensa, só compensa quem durante o dia não está em casa e só tem o frigorífico a trabalhar.
Abraço
José
Rui Manuel Gaspar e José Santos, deixaram-me curioso e portanto fui fazer as contas:
Fui à minha área de cliente EDP online e estive a analisar os consumos dos últimos 12 meses com
tarifa bi-horária (medidos, não estimados) e anda ela por ela, ou seja em média gasto aproximadamente os mesmos kWh no horário Vazio = 2897kWh e Fora Vazio = 2801kWh, tendo em conta que o preço do kWh nos respectivos períodos é de 0,0870€/kWh e 0,1641€/kWh e que pago por mês 5,61€ para uma potência contratada de 3,45kVA. Nos últimos 12 meses gastei 252,04€ no Vazio e 459,64€ Fora Vazio acrescidos de 12 x 5,61€, o que totaliza um gasto anual de
779€ + IVA. Fazendo as mesmas contas mas para a
tarifa simples em que o kWh tem um custo de 0,1405€/kWh, sendo o mesmo o valor a pagar pela mesma tarifa contratada (3,45kVA), para um total de 5968kWh gastaria nesta tarifa para os mesmos 12 meses um total de
867,9€ + IVA. Ou seja, afinal para mim compensa ter a tarifa bi-horária e de acordo com os meus gastos
poupei nos últimos 12 meses 88,9€ 
Acho excelente existirem 3 tarifas e não apenas uma, permite a cada um gerir como quiser o uso de energia eléctrica e até poupar alguns euros!
abraço