Fórum Aquariofilia Marinha Discussão Geral Subir kh ajuda

Subir kh ajuda

Área de discussão geral para todos os tópicos relacionados com aquários de recife.
Mensagem 23/set/2013, 21:40

Grupo: Utilizadores Mensagens: 573
ola a todos alguem sabe alguma maneira de subir o kh sem ser com balling ou reactor de calcio?

tenho colocado bicarbonato de sodio, mas o problema e que um dia esta bom e outro desce para 4.... tenho de adicionar sempre quase todos os dias o que quer dizer que tenho consumos no aquario....

ha alguma midia que suba o kh num filtro fluizado por exemplo ? nao queria tar sempre a colocar po no aquariuo se 'e que me entendem...

o biarbonato de sodio e mais forte colocado directamente o po no aquario ou dissolvido previamente em agua de osmose? e ja agora qual a solucao?

calcio 480 e magnesio 1200 so o kh e que me desce sempre pos 4

alguma ajuda ?

Mensagem 23/set/2013, 23:24

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4466
Pedro Sousa Escreveu:
ola a todos alguem sabe alguma maneira de subir o kh sem ser com balling ou reactor de calcio?

tenho colocado bicarbonato de sodio, mas o problema e que um dia esta bom e outro desce para 4.... tenho de adicionar sempre quase todos os dias o que quer dizer que tenho consumos no aquario....

ha alguma midia que suba o kh num filtro fluizado por exemplo ? nao queria tar sempre a colocar po no aquariuo se 'e que me entendem...

o biarbonato de sodio e mais forte colocado directamente o po no aquario ou dissolvido previamente em agua de osmose? e ja agora qual a solucao?

calcio 480 e magnesio 1200 so o kh e que me desce sempre pos 4

alguma ajuda ?

Kalkwasser em sistema de pinga pinga

tem só atenção que esses valores a descerem dessa maneira pode ser por o KH estar demasiado alto e estar a percipitar.

Atenção tb que o KH não deverá variar mais que 1 dKH por dia.

Eu tentaria corrigir isso com TPAs em vez de aditivos. Sempre com muita calma e paciência.

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 24/set/2013, 01:18

Mensagem 25/set/2013, 19:08

Mensagem 25/set/2013, 19:14

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1296
Boas,

Tens o Ca muito alto. Faz trocas de água com água do mar misturada com água de osmose sem adicionares cloreto de cálcio adiciona só bicarbonato de sódio e cloreto de magnésio (se o Mg estiver a baixo dos 1200ppm).

Cumprimentos
Editado pela última vez por Miguel Pinho em 25/set/2013, 19:15, num total de 1 vez.

Mensagem 25/set/2013, 19:15

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1053
Olá Pedro,

Com variações dessa ordem, há sem duvida nenhuma alguma coisa no aquário que está a provocar a precipitaçao dos carbonatos.
Como estão os outros parâmetros?
Que tipo de rocha e de areia tens no aquário?
Que aditivos, para além do kalk, estás a usar e em que quantidades?
Qual a capacidade do teu sistema?

Abraço
Editado pela última vez por César Silvério em 25/set/2013, 19:29, num total de 1 vez.
Enviado pelo meu computador através dos meus dedinhos

Mensagem 25/set/2013, 19:23

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1296
Com o Ca a 480 a dificuldade de subir o Kh é muito grande. O que estás a colocar na água?
Se não puderes fazer tpas de 15% a 20% com água do mar, troca de marca de sal por (TMC, Redsea ou outra marca boa) e apenas colocas duas colheres de sopa de bicarbonato de sódio diluido numa garrafa de 1,5l com água de osmose. NÃO COLOQUES MAIS NENHUM PRODUTO NA ÀGUA. Mesmo a comida dá pouco.

Esperas dois dias após cada Tpa e medes os parâmetros e vais deitando mais a solução de bicarbonato de sódio e assim sucessivamente. Paras quando estiveres nos 7.0 e vês o que aconteceu ao Ca entretanto.

Já agora diz o que tens na sump (escumador e etc)

Cumprimentos

Mensagem 25/set/2013, 20:11

Boas,

Tens o Ca muito alto. Faz trocas de água com água do mar misturada com água de osmose sem adicionares cloreto de cálcio adiciona só bicarbonato de sódio e cloreto de magnésio (se o Mg estiver a baixo dos 1200ppm).

Cumprimentos

agua do mar misturada com agua osmose ?? nao adiciono cloreto nenhum nunca adicionei

Mensagem 25/set/2013, 20:16

Olá Pedro,

Com variações dessa ordem, há sem duvida nenhuma alguma coisa no aquário que está a provocar a precipitaçao dos carbonatos.
Como estão os outros parâmetros? 480 calcio, 1200 magnesio kh 5
Que tipo de rocha e de areia tens no aquário? rocha viva e aragonite nao tem a ver com isto ja tenho esta rocha e areia ha mais de 8 anos e ja tive noutro aquario
Que aditivos, para além do kalk, estás a usar e em que quantidades? nada, so kalk
Qual a capacidade do teu sistema? 400 litros

Abraço

Mensagem 25/set/2013, 20:22

Com o Ca a 480 a dificuldade de subir o Kh é muito grande. O que estás a colocar na água?
Se não puderes fazer tpas de 15% a 20% com água do mar, troca de marca de sal por (TMC, Redsea ou outra marca boa) e apenas colocas duas colheres de sopa de bicarbonato de sódio diluido numa garrafa de 1,5l com água de osmose. NÃO COLOQUES MAIS NENHUM PRODUTO NA ÀGUA. Mesmo a comida dá pouco.

Esperas dois dias após cada Tpa e medes os parâmetros e vais deitando mais a solução de bicarbonato de sódio e assim sucessivamente. Paras quando estiveres nos 7.0 e vês o que aconteceu ao Ca entretanto.

Já agora diz o que tens na sump (escumador e etc)

Cumprimentos

so kalk na agua e agora bicarbonato pa tentar subir o kh e consigo so que depois desce outra vez....

tenho sal da ati... na coloco nada na agua a nao ser kalk... nao dou muita comida

o normal escumador deltec ap851 para 1500 litros o meu aquario tem 400 portanto nao sera dai, nitratos fosfatos ta tudo a 0 so o kh e que ta maluco... :-B

Mensagem 25/set/2013, 22:07

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1053
Pedro Sousa Escreveu:
César Silvério Escreveu:
Olá Pedro,

Como estão os outros parâmetros? 480 calcio, 1200 magnesio kh 5
Que tipo de rocha e de areia tens no aquário? rocha viva e aragonite nao tem a ver com isto ja tenho esta rocha e areia ha mais de 8 anos e ja tive noutro aquario
Que aditivos, para além do kalk, estás a usar e em que quantidades? nada, so kalk
Qual a capacidade do teu sistema? 400 litros

Abraço

Olá outra vez Pedro,

Penso que tens aí um problema esquisito e não muito fácil de identificar; tens a certeza que os testes de Kh estão a funcionar bem?

Apesar do cálcio estar alto e o magnésio baixo, esse desiquílibrio não me parece justificar os problemas que referes de Kh, nem a dificuldade em o subir; por outro lado fazer TPAs com água natural, à qual adicionas água de osmose, também não me parece ser solução, já que vais ainda baixar mais o Kh, já que a água do mar normalmente tem valores de alcalinidade baixos e quando lhe adicionares água de osmose ainda os vais baixar mais. Embora isso possa contribuir para baixar os valores do cálcio não me parece solução de curto prazo.

Não sei muito bem o que te diga, mas assinalo que o valor da alcalinidade tem a ver, principalmente com o total de carbonatos e bicarbonatos presentes na água e que tu, apenas tens acrescentado à água bicarbonatos, que talvez tenham atingido a saturação e neste momento haja algum desiquilíbrio entre carbonatos e bicarbonatos.
Podes tentar subir a alcalinidade, usando em vez de bicarbonato de sódio, carbonato de sódio anidro, usando a seguinte proporção: 6 gramas de carbonato de sódio anidro (dissolvido em água de osmose), elevam 1,7 dKh a alcalinidade, em 190 litros de água.

O facto de essa areia ser tão velha (+ 8 anos), também pode estar a contribuir para alterações/precipitação de carbonatos e não só...

A pouco e pouco e sem grandes mexidas no fundo, tenta retirá-la e substituí-la por uma camada fina de areia nova; não a retires à mão, usa uma mangueira, para a pouco e pouco, a aspirares quando fizeres TPAs.

Mais não sei, espero ter ajudado.

Abraço
Enviado pelo meu computador através dos meus dedinhos

Mensagem 25/set/2013, 22:30

nao me parece que seja da areai e da carbisea aragonite fina e nunca me deu problemas.... o aquarium tem prai 4 meses...o teste esta bom porque eu meco hj e da 5 por exemplo, se adicionar o bcarbonato de sodio meco amanha e ja da 7 8 portanto....

Mensagem 26/set/2013, 01:38

cálcio 400
kh 6
magnésio 1200

Mensagem 26/set/2013, 09:01

Grupo: Moderador Global Mensagens: 2006
Que quantidade de BS estás a adicionar ao mesmo tempo e de que forma?

Sent from my iPhone using Tapatalk

Mensagem 26/set/2013, 09:12

Grupo: Utilizadores Mensagens: 3291
Na minha opinião e pelas minhas contas tens que colocar 18 Gr de bicarbonato para subires isso de 6 para 7.5 ... agora tens que subir com calma....

Andei a ver se via a apresentação do teu aquário mas não encontrei , tens SPS ??

Abraço ..
My Tank ReefSpot - viewtopic.php?f=7&t=16

TopCorals - www.Topcorals.pt

Mensagem 26/set/2013, 19:29

Que quantidade de BS estás a adicionar ao mesmo tempo e de que forma?

olha adiciono uma colher de sopa quase todos os dias...

Mensagem 26/set/2013, 19:31

Na minha opinião e pelas minhas contas tens que colocar 18 Gr de bicarbonato para subires isso de 6 para 7.5 ... agora tens que subir com calma....

Andei a ver se via a apresentação do teu aquário mas não encontrei , tens SPS ??

Abraço ..

sim deve ser uma colher de sopa cheia penso eu, ainda nao tenho topico tenho de fazer...

sim tenho moles lps e sps, sps so tenho 2 ou 3...

Mensagem 27/set/2013, 01:08

Mas direto para o aquário?

Mensagem 27/set/2013, 05:54

sim directo.... é melhor diluir em agua de osmose primeiro ?

Mensagem 27/set/2013, 09:44

Eu diria que esá aí a causa do problema! Isso está a precipiar quase de certeza!

Sim tens de diluir em água de osmose (quente para conseguires diluir mesmo) e colocar no aquário/sump em modo de pinga-pinga!

Próximo

Voltar para Discussão Geral