Pedro Sousa Escreveu:
César Silvério Escreveu:
Olá Pedro,
Com variações dessa ordem, há sem duvida nenhuma alguma coisa no aquário que está a provocar a precipitaçao dos carbonatos.
Como estão os outros parâmetros? 480 calcio, 1200 magnesio kh 5
Que tipo de rocha e de areia tens no aquário? rocha viva e aragonite nao tem a ver com isto ja tenho esta rocha e areia ha mais de 8 anos e ja tive noutro aquario
Que aditivos, para além do kalk, estás a usar e em que quantidades? nada, so kalk
Qual a capacidade do teu sistema? 400 litros
Abraço
Olá outra vez Pedro,
Penso que tens aí um problema esquisito e não muito fácil de identificar; tens a certeza que os testes de Kh estão a funcionar bem?
Apesar do cálcio estar alto e o magnésio baixo, esse desiquílibrio não me parece justificar os problemas que referes de Kh, nem a dificuldade em o subir; por outro lado fazer TPAs com água natural, à qual adicionas água de osmose, também não me parece ser solução, já que vais ainda baixar mais o Kh, já que a água do mar normalmente tem valores de alcalinidade baixos e quando lhe adicionares água de osmose ainda os vais baixar mais. Embora isso possa contribuir para baixar os valores do cálcio não me parece solução de curto prazo.
Não sei muito bem o que te diga, mas assinalo que o valor da alcalinidade tem a ver, principalmente com o total de carbonatos e bicarbonatos presentes na água e que tu, apenas tens acrescentado à água bicarbonatos, que talvez tenham atingido a saturação e neste momento haja algum desiquilíbrio entre carbonatos e bicarbonatos.
Podes tentar subir a alcalinidade, usando em vez de bicarbonato de sódio, carbonato de sódio anidro, usando a seguinte proporção: 6 gramas de carbonato de sódio anidro (dissolvido em água de osmose), elevam 1,7 dKh a alcalinidade, em 190 litros de água.
O facto de essa areia ser tão velha (+ 8 anos), também pode estar a contribuir para alterações/precipitação de carbonatos e não só...
A pouco e pouco e sem grandes mexidas no fundo, tenta retirá-la e substituí-la por uma camada fina de areia nova; não a retires à mão, usa uma mangueira, para a pouco e pouco, a aspirares quando fizeres TPAs.
Mais não sei, espero ter ajudado.
Abraço