Fórum Aquariofilia Marinha Discussão Geral Euphilias, polipos descolaram do corpo!

Euphilias, polipos descolaram do corpo!

Área de discussão geral para todos os tópicos relacionados com aquários de recife.

Grupo: Utilizadores Mensagens: 244
Tenho duas euphillias, para divisa e uma Euphyllia yaeyamaensis.
Os polipos da paradivisa descolaram do corpo e andam a flutuar pelo aquario e agora a Euphyllia yaeyamaensis começa fazer o mesmo...
Alguem sabe o que podera ser??
POsicionamento e fluxo de agua nao me parece, ja estiveram as duas nestas mesmas circunstancias sem qualquer tipo de problema e bem abertas e agora acontece isto....
Os paramentros do meu aquario sao os seguintes

-no3 - 50ppm
-po4 - 0.03
-ca - 430 ppm
-kh - 7.15dkh
-mg - 1365
Abraço
André Salgado

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1183
Boas André,

Aconteceu-me o mesmo com as minhas Euphylias Paradivisa, quando tinha os nitratos elevados (25 a 100ppm) e os fosfatos elevados (2.50ppm), ia perdendo cabeças... uma cena bem triste...

No caso desse aquário os nitratos (50ppm) estão muito elevados. O valor de PO4 (0.03ppm) está aparentemente óptimo, mas se o teste foi feito com Salifert não é fiável e na realidade poderá haver também problema de fosfatos elevados... Se houver oportunidade de fazer um teste com um Hanna Checker PO4 LR seria o ideal, para tirar as dúvidas.

O problema dos nitratos consegui resolver com TPAs e reactor com biopellets. Para os fosfatos reduzi nos alimentos congelados e apliquei um reactor com mídia antifosfatos.
Abraços, Artur Fonseca - Recife396: Setup e Diário
Imagem

Artur Fonseca Escreveu:
Boas André,

Aconteceu-me o mesmo com as minhas Euphylias Paradivisa, quando tinha os nitratos elevados (25 a 100ppm) e os fosfatos elevados (2.50ppm), ia perdendo cabeças... uma cena bem triste...

No caso desse aquário os nitratos (50ppm) estão muito elevados. O valor de PO4 (0.03ppm) está aparentemente óptimo, mas se o teste foi feito com Salifert não é fiável e na realidade poderá haver também problema de fosfatos elevados... Se houver oportunidade de fazer um teste com um Hanna Checker PO4 LR seria o ideal, para tirar as dúvidas.

O problema dos nitratos consegui resolver com TPAs e reactor com biopellets. Para os fosfatos reduzi nos alimentos congelados e apliquei um reactor com mídia antifosfatos.

De facto uma cena muito triste ainda por cima as euphillias sao as minhas preferidas...
O problema é que o meu aquario é pequeno(150ltrs) e o escumador nao é grande coisa, estou á espera de um nac qq da bubble magus mas ainda nao chegou.
Só consegui manter os nitratos e fosfatos a zero quando retirei os peixes por causa do ictio.
nessa altura e com tpa´s de 30 ltrs de 15 em 15 dias e adição de no3 po4x da red sea é que os consegui baixar.
Desde que voltei a por peixes subiram de novo, com a comida e congelados e tal...
recomecei a adicionar o no3 po4x mas media anti fosfatos nao tenho, reactores nao é muito viavel visto ser um aquario pequeno e limitado(sem sump externa).
Quanto aos teste sao todos da salifert, nao sao fiaveis??
Qual seria melhor entao?
É que os da hanna sao um bocado caros...
Abraço
André Salgado

No meu caso tenho o aquário com muito peixes, além de durante cerca de um ano ter estado a deitar 3 cubos de alimento congelado por dia, o que levou os fosfatos a níveis terríveis... a solução foi usar biopellets para descer os nitratos e reduzir de 3 para 1 cubo de alimento congelado (primeiro derretido e passado por água doce) por dia.

Uma boa ideia seria fazeres TPAs semanais de uns 10 a 20%, ou mais até se possível.

Pela minha experiência o teste de Fosfatos da Salifert não é fiável, mas posso estar enganado... Eu sugeria procurares uma loja ou alguém do fórum aí perto que tenha o tal Hanna Checker a ver se poderia ajudar com um teste.
Imagem

Artur Fonseca Escreveu:
No meu caso tenho o aquário com muito peixes, além de durante cerca de um ano ter estado a deitar 3 cubos de alimento congelado por dia, o que levou os fosfatos a níveis terríveis... a solução foi usar biopellets para descer os nitratos e reduzir de 3 para 1 cubo de alimento congelado (primeiro derretido e passado por água doce) por dia.

Uma boa ideia seria fazeres TPAs semanais de uns 10 a 20%, ou mais até se possível.

Pela minha experiência o teste de Fosfatos da Salifert não é fiável, mas posso estar enganado... Eu sugeria procurares uma loja ou alguém do fórum aí perto que tenha o tal Hanna Checker a ver se poderia ajudar com um teste.

Pois vou fazer umas tps's valentes todas as semanas a ver se baixo estes valores.
Já fui ao fragario do norte entretanto e de facto os meus fosfatos estao a 1ppm.

O carlos também usa os da salifert, mas o meu deve estar estragado de certesa.

A ver se ainda safo a yaeyamaensis...

Obrigado pelas dicas de qualquer forma.
Abraço
André Salgado

Grupo: Utilizadores Mensagens: 122

Desculpa o desenterrar do topico... tens asterinas no aquario?

É na boa Alexandre.
O tópico ficou por aqui porque fiquei mesmo sem Euphylias...

Tenho algumas asterinas por acaso.

Porque?

Sent from my GT-I8160 using Tapatalk 2
Abraço
André Salgado

Grupo: Utilizadores Mensagens: 455
Boas
Isso ja me aconteceu mas foi derivado a excesso de corrente.
Abraço
Pedro Tavares

Boas Pedro.

Por excesso de circulação não foi.
Tiveram sempre no mesmo sítio e bem abertas.

Aliás saíram do corpo completamente abertas...
Mas acho que foi por ter.org.nitratos e fosfatos altíssimos.

Achei piada terem desenterrado este tópico hoje que por coincidência voltei a por uma Euphylia no aquário!!!

Chegou de tarde a encomenda do fragario.

Vamos lá a ver se agora se da bem!

Abraço
André Salgado

Grupo: Utilizadores Mensagens: 122

Desculpa a demora...no meu aquario tive uma praga de asterinas que me deram cabo de colónias bem grandes de euphylias, 2 acans e 1 blastomussa :/ Tens muitas?
Aconselho te a controlar isso...
Sinceramente duvido que tenham sido os nitratos ou os fosfatos... as euphylias sao corais muito resistentes!

Abraço

Boas Alexandre.

Não tenho muitas...

Mudei de casa a pouco e na mudança a maior parte delas foram pelo ralo a baixo.

Acho que não foi disso porque vi às cabeças das Euphylias a saírem e não tinham asterinas em cima....

Não sei às opiniões divergem quanto a fonte do problema.
De qualquer forma agora tenho boa circulação, escumação, iluminação e os parâmetros estáveis, vamos ver se esta yayamaensis se da bem.

De qualquer forma vou estar atento às asterinas.

Pelo e que li nem todas são prejudiciais, às minhas são brancas com risca laranja...

Que achas?

Abraço
André Salgado

Boas,

AlexandreLeite Escreveu:
Sinceramente duvido que tenham sido os nitratos ou os fosfatos... as euphylias sao corais muito resistentes!

Quando tive um crash de nitratos e fosfatos as minhas Euphyllias também foram soltando cabeças, então na minha opinião é mesmo excesso de nitratos e/ou fosfatos.

Esse conceito de resistência é bastante diferente do meu... na minha opinião as Euphyllias são corais relativamente frágeis.
Imagem

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1296
Boas,

Aproveitando o tópico, eu tenho 4 euphylias e uma delas também está com os pólipos magrinhos e às vezes lá sai uma ponta e anda a passear no aquário. Também tive uma crise de fosfatos mas agora já recuperei e tenho-os a 0.03.
Mesmo assim a euphylia continua na mesma... pólipos compridos mas magrinhos como se fosse umas micro-mangueiras sem água dentro. As outras estão excelentes.

Vou tentar colocar fotos este fds.

Abraço
Miguel

Voltar para Discussão Geral