Artur Fonseca Escreveu:
Boas André,
Aconteceu-me o mesmo com as minhas Euphylias Paradivisa, quando tinha os nitratos elevados (25 a 100ppm) e os fosfatos elevados (2.50ppm), ia perdendo cabeças... uma cena bem triste...
No caso desse aquário os nitratos (50ppm) estão muito elevados. O valor de PO4 (0.03ppm) está aparentemente óptimo, mas se o teste foi feito com Salifert não é fiável e na realidade poderá haver também problema de fosfatos elevados... Se houver oportunidade de fazer um teste com um Hanna Checker PO4 LR seria o ideal, para tirar as dúvidas.
O problema dos nitratos consegui resolver com TPAs e reactor com biopellets. Para os fosfatos reduzi nos alimentos congelados e apliquei um reactor com mídia antifosfatos.
De facto uma cena muito triste ainda por cima as euphillias sao as minhas preferidas...
O problema é que o meu aquario é pequeno(150ltrs) e o escumador nao é grande coisa, estou á espera de um nac qq da bubble magus mas ainda nao chegou.
Só consegui manter os nitratos e fosfatos a zero quando retirei os peixes por causa do ictio.
nessa altura e com tpa´s de 30 ltrs de 15 em 15 dias e adição de no3 po4x da red sea é que os consegui baixar.
Desde que voltei a por peixes subiram de novo, com a comida e congelados e tal...
recomecei a adicionar o no3 po4x mas media anti fosfatos nao tenho, reactores nao é muito viavel visto ser um aquario pequeno e limitado(sem sump externa).
Quanto aos teste sao todos da salifert, nao sao fiaveis??
Qual seria melhor entao?
É que os da hanna sao um bocado caros...