Fórum Aquariofilia Marinha Discussão Geral Jebao wp40 vs tunze 6045

Jebao wp40 vs tunze 6045

Área de discussão geral para todos os tópicos relacionados com aquários de recife.
Mensagem 15/nov/2013, 00:58

Grupo: Utilizadores Mensagens: 204
Concordo 100% com o Hugo!

Se avaria dentro da garantia... há que reclamar!

Mensagem 15/nov/2013, 08:21

Grupo: Moderador Global Mensagens: 2006
Isso!
Agora como é compreensível comprando diretamente na China estamos a arriscar porque como é evidente fazer valer a garantia torna-se muito mais complicado!

Por isso eu recomendo comprar cá ou na Europa pelo menos!

Porque em relação ao que realmente interessa: movimentação de agua - a Jebao não fica nada a dever nem a tunze nem a vortech!!! Nada mesmo!!! ;)

Sent from my iPhone using Tapatalk

Mensagem 15/nov/2013, 09:16

Grupo: Utilizadores Mensagens: 29
Boas Pessoal

Também sou da opinião de que o preço é muito importante, no nosso hobby em que tudo custa muitos €€, se conseguimos ter os mesmos resultados ou parecidos com uma bomba que custa 1/3 do preço é de comprar. Já não sou muito da opinião dos 10 a 0, nem quero entrar em "guerras" por isso. Todos nos sabemos o que é uma vortech e não acho muito(ou nada) justo dizer que leva 10 a 0 de qualquer outra bomba que exista no mercado (bem pelo contrário). Isso depende sempre da opinião de cada um, do aquario que temos e o que pretendemos da bomba (resultados/ eficacia). Já ando no hobby ha anos e ja deu pra testar um pouco de tudo, desde as chinesas, tunze e no momento tenho 3 m40w, e aquarios de moles no incio, passei pelos lps agora sps e daqui a uns dias talvez so peixes, e digo-vos não troco as minhas vortechs por nenhuma outra bomba...
Abraço

Rúben

Mensagem 15/nov/2013, 09:42

Se calhar não me fiz entender bem!
Se eu pudesse escolher escolhia vortech sem sombra de duvida, agora que aquilo não custa nem 1/5 do valor que pedem por ela, isso não custa!

Eu também já tive tunze, vortech e Jebao e sem olhar ao preço prefiro vortech, agora olhando a todos os fatores prefiro Jebao sem duvida nenhuma!

Até porque, lá está, em termos do que realmente interessa que é a circulação não fica nada atrás de tunze ou vortech. Por exemplo com a Jebao consigo fazer ondas no meu aquário e com a mp60 nao... :)

Mensagem 15/nov/2013, 09:53

Grupo: Utilizadores Mensagens: 29
Boas Hugo

Então ja somos 2 ;) realmente preço/qualidade são imbativeis... pois podes conseguir fazer ondas , mas não consegues um fluxo tão disperso como a vortech... pode ter até algumas vantagens, mas acho que são mais as desvantagens ;) :D
Abraço

Rúben

Mensagem 15/nov/2013, 12:16

Grupo: Utilizadores Mensagens: 131
Bom dia,

Se tiveremos de comprar "meia dúzia" de Jebao durante "meia dúzia" de anos e com todas as chatices que isso acarreta, desde as marteladas no arranque, garantias, envios, esperar por novas bombas sem circulação decente no aquário, vai com certeza sair caro e chato!
Eu gosto de material testado e que ofereça garantias. Isso é óbvio que custa dinheiro e tem de haver disponibilidade.

Paulo, esquece os controladores, não te justifica nada mesmo comprares bombas controláveis. É certo que é cómodo poderes desligar, brincar um bocadinho com fluxos alternados, mas esquece!
Podes ter um aquário excepcional sem controladores! É aí que poupas, em algumas "mariquices", que na prática significam pouco ou nada. E se andas a ponderar Jebao porque é barato, compra Tunze sem controlador. Verás que terás excelente circulação, fluxos largos e todo o aquário em movimento e acima de tudo garantias de um produto testado durante anos.

Cump
Paulo Marinheiro

Mensagem 15/nov/2013, 12:30

Hugo Figueiredo Escreveu:
Isto é daquelas discussões tão profícuas como discutir o sexo dos anjos!!!

Só pergunto uma coisa:

Seria possível fazer uma Jebao que tivesse tanta fiabilidade (seja lá o que isso for) como uma tunze (e retiro as vortech deste filme por aí sim, entre tunze e vortech, aí é que tunze dá 10-0) por metade do preço de uma tunze?

Essa estória da fiabilidade é sempre a mesma coisa... há porque a tunze paga-se a marca, claro que paga e a vortech então nem se fala!!!
Se uma tunze avaria, quem dá garantia? A loja onde se comprou!
Se uma jebao avaria, quem dá garantia? a loja onde se comprou!

A questão é só uma: O pvp de uma Jebao está muito mais próximo do que custa fazê-la do que uma tunze!

Por isso, e em jeito de resumo e respondendo diretamente à questão: eu optaria por Jebao comprada numa loja portuguesa!
Temos o melhor de 2 mundos: Um preço justo por uma bomba, com a "mesma" garantia de uma tunze! :D

Hugo, quanto às Tunze comparadas com Vortech, sou da tua opinião, talvez não 10-0, mas são em tudo, para mim, melhores.

Percebo o teu ponto de vista relativamente às Jebao. Nas Tunze pagas também a marca não tenho dúvidas, mas a marca que pagas são anos de fiabilidade e garantias, são anos de pesquisa e testes. E depois, no excesso, não pagas só a marca! Pagas com certeza melhor material também!

Podemos poupar em imensas coisas mesmo comprando bom material, evitando muita "mariquice" e material superfluo que em muitissimos casos não se reflecte NADA no resultado do aquário. Mas se o objectivo for ter um bom aquário, fiável, despreocupado, que ofereça garantias aos seres vivos e ao dinheiro lá investido, o poupar tem limites.
Quem começa nisto e acha que gastar pouco dinheiro é possível, lamento, está muito enganado!

Cump
Paulo Marinheiro

Mensagem 15/nov/2013, 12:37

A questão é só uma: O pvp de uma Jebao está muito mais próximo do que custa fazê-la do que uma tunze!

Então a uma taça de arroz por dia...isso é que sai barato fazê-la!! :D

Abraço
Paulo Marinheiro

Mensagem 15/nov/2013, 12:49

Para ser curto e grosso: eu não gosto de ser chulado e acho que o preço de uma tunze controlável ou uma vortech é chulice! E a Jebao só veio provar isso!

Antes tinha mesmo de ser porque não havia mais nada e então tive de me deixar chular durante muitos anos agora há esta (e para mim é mesmo só esta) alternativa!

Agora o que mais interessa para quem abriu este tópico:

-A Jebao avaria mais que um tunze? Sim parece ser verdade!

- pelo preço de uma tunze compram-se umas 3 ou 4 Jebao? Sim.

- há muitas pessoas contentes com Jebao? Sim há!

- bem comparados os modelos, em termos de fluxo são idênticas? Sim são!

- gastam +/- o mesmo? Sim gastam!

- se uma avariar, a substituição é mais rápida numa que noutra? Acho que não. Tem mais que ver com a loja onde se compra que com a marca!

A partir daqui e escolher :)

E essa estoria de que ser controlável é mariquice tem muito que se lhe diga! Concordo que os milhentos programas que todas elas trazem não servem de muito, agora só o facto de nao estarem sempre no pico, poupa uma larga dezena de euros ao fim de um ano... Mas sim, para peixes e corais serve zero!!!

Mensagem 15/nov/2013, 13:17

A Jebao ainda não provou nada Hugo. Muito longe disso até. Quando eu as vir a trabalhar 5 ou 6 anos seguidos aí talvez comecem a provar alguma coisa e tiro o meu chapéu se for o caso.
Mas entendo, é uma aparente e barata alternativa para quem não tem dinheiro para uma Tunze ou uma Vortech.

Isso de ser "chulado" por uma tunze ou Vortech é que tem muito que se lhe diga, não andarás, por ventura, a ser "chulado" por muita coisa que compras por essa ordem de ideias, dentro e fora da aquariofilia?

Pelo contrário, não acho que haja "muito que se lhe diga" na importância dos fluxos controlados para obter um bom aquário. Não são condição NENHUMA para a obtenção de sucesso ou insucesso. Pode apenas tornar mais ou menos cómoda alguma manutenção, de resto só é "giro". Quanto à possivel poupança por teres menor consumo em determinadas alturas é absolutamente residual, basta fazer contas aos watts em baixo fluxo e multiplicar por 12 a energia consumida.

Abraço ;)
Paulo Marinheiro

Mensagem 15/nov/2013, 13:21

Grupo: Utilizadores Mensagens: 366
Para ser curto e grosso: eu não gosto de ser chulado e acho que o preço de uma tunze controlável ou uma vortech é chulice! E a Jebao só veio provar isso!

Antes tinha mesmo de ser porque não havia mais nada e então tive de me deixar chular durante muitos anos agora há esta (e para mim é mesmo só esta) alternativa!

Agora o que mais interessa para quem abriu este tópico:

-A Jebao avaria mais que um tunze? Sim parece ser verdade!

- pelo preço de uma tunze compram-se umas 3 ou 4 Jebao? Sim.

- gastam +/- o mesmo? Sim gastam!

- se uma avariar, a substituição é mais rápida numa que noutra? Acho que não. Tem mais que ver com a loja onde se compra que com a marca!

A partir daqui e escolher :)

E essa estoria de que ser controlável é mariquice tem muito que se lhe diga! Concordo que os milhentos programas que todas elas trazem não servem de muito, agora só o facto de nao estarem sempre no pico, poupa uma larga dezena de euros ao fim de um ano... Mas sim, para peixes e corais serve zero!!!

Isto ;)

Mensagem 15/nov/2013, 13:23

Quem, onde, com que aquário? Gostava de ler testemunhos.

Provas isto?

Abraço
Paulo Marinheiro

Mensagem 15/nov/2013, 13:53

Grupo: Utilizadores Mensagens: 357
Boas, Paulo

Para esta "discussão" falta quanto a mim uma pergunta básica: Quanto tempo pensas ter aquário? e a partir da resposta é que faz sentido este tipo de comparações para decidir um investimento. Se é só por algum tempo (menos de 3 anos) qualquer coisa serve :D (até chinoca) mas se for mesmo uma paixão e estás a pensar ultrapassar esse periodo então compra TUNZE se puderes ou alguma coisa que julgues parecida.
Cá em casa tenho TUNZE a trabalhar há mais de 10 anos e sempre a bombar sem stress, confiável, durável e a baixo custo se olhar para o investimento vs os resultados.

Garantia??? nunca precisei. Pode ter sido sorte (11 bombas diversos modelos e controladores)
Componentes??? disponivéis sempre que precisei (como em tudo existem peças de desgaste)
Defeitos??? são feitas por Humanos logo não são perfeitas em tudo =)) =)) =)) =)) =))
A aquáriofilia é fácil o Ser Humano é que é dificil

Mensagem 15/nov/2013, 14:17

Grupo: Utilizadores Mensagens: 721
Malta muito obrigado por todas as opiniões

Sent from my GT-I9300 using Tapatalk

Mensagem 15/nov/2013, 14:39

O tempo que irei usar as bombas espero ser algum, estou a montar um pequeno refúgio/fragario na garagem e é para isso que preciso

Mensagem 15/nov/2013, 15:14

Paulo Marinheiro Escreveu:

Quem, onde, com que aquário? Gostava de ler testemunhos.

Eu, em minha casa, no meu aquário (205x100x65)!

Paulo Marinheiro Escreveu:

Provas isto?

Abraço

Provo. Pelo meu caso, provo, claro!
Sempre tive tunze até esta aquário! Nada a apontar até aparecerem as jebao que provaram que é possível fazer uma bomba de circulação por 1/5 do preço (e às tantas ainda vende mais neste momento que tunze) porque estão sempre a esgotar mesmo na fábrica!

Quando montei este aquário comprei uma MP60 (60, não é 40!). Grande bomba, boa distribuição de fluxo, algo ruidosa (habituamo-nos ao fim de poucos dias), mas com o que me custou (diretamente nos EUA onde eram bem mais baratas que na europa) eu comprava 6 (repito, 6!!!) Jebao!

Mais recentemente apareceram então estas jebao e arrisquei comprar uma!
Posso dizer que neste momento tenho 4 e estou a pensar comprar outra só para ter de reserva. Pois é que o que custa permite também isto, não é?! Ninguém compra uma vortech para ter de lado caso a principal avarie, mas todos podem comprar um jebao para ter de parte, caso uma avarie...

Em termos de fluxo, e repara que eu estou a comprar a wp40 com a mp60 (e não com a mp40), a vortech tem um fluxo mais aberto e a jebao mais direcionado, nada de muito significativo!

Em termos de "força/potência", a mp60 não me fazia ondas e a jebao faz! Nada de muito significativo!

Em termos de ruído, classifico por esta ordem crescente: jebao/tunze/vortech!

Tudo somado e assim de uma forma um pouco simplista, eu diria que estaria disposto a dar mais 20€/25€/30€ por pagar a marca, não mais 100€, 200€ ou 500€.

Quanto ao tempo que vão durar, não faço a mínima ideia!
Pelo preço de uma tunze eu compro à vontade 3 jebao, pelo que se cada jebao durar 1 ano, só tenho prejuízo financeiro ao fim de 3 anos! Eu acredito que a jebao dure mais que isso, mas como digo, vamos ver e falamos melhor daqui a 3 anos :)

Mas também te digo uma coisa, se daqui a 10 anos (como referes) ainda houver jebaos, de certeza que a tunze está mais barata (muito mais barata) que hoje e jebao mais cara (um pouco mais cara)! De certezinha!!! :-B

Mensagem 15/nov/2013, 18:27

Joaquim Galinhas Escreveu:
Boas, Paulo

Para esta "discussão" falta quanto a mim uma pergunta básica: Quanto tempo pensas ter aquário? e a partir da resposta é que faz sentido este tipo de comparações para decidir um investimento. Se é só por algum tempo (menos de 3 anos) qualquer coisa serve :D (até chinoca) mas se for mesmo uma paixão e estás a pensar ultrapassar esse periodo então compra TUNZE se puderes ou alguma coisa que julgues parecida.
Cá em casa tenho TUNZE a trabalhar há mais de 10 anos e sempre a bombar sem stress, confiável, durável e a baixo custo se olhar para o investimento vs os resultados.

Garantia??? nunca precisei. Pode ter sido sorte (11 bombas diversos modelos e controladores)
Componentes??? disponivéis sempre que precisei (como em tudo existem peças de desgaste)
Defeitos??? são feitas por Humanos logo não são perfeitas em tudo =)) =)) =)) =)) =))

Joaquim :) , quando escrevo, parto do principio que a malta quer ter um aquário e não andar a brincar aos aquários, logo muitos anos.

Hugo, entendo perfeitamente a tua experiencia e respeito, obviamente, a tua opção. Mas é a tua eperiência apenas:) e a tua afirmação referiu "muitas pessoas".
Na questão do fluxo, trata-se mais uma vez apenas da tua observação. Mas o fluxo de uma bomba (como sabes) em quantidade e qualidade é mensurável. Está registado, avaliado e medido pela marca.

Tocas, apesar de tudo, num ponto curioso. Referes que as Jebao têm um fluxo mais direcionado. Pois bem, é uma das razões pelas quais as bombas de circulação sentiram necessidade de evolução.
Fluxos laminares e demasiado orientados são altamente prejudiciais e cada centimetro que se ganhou nessa abertura/dispersão de fluxo representa muita pesquisa, muito desenho e alguns insucessos pelo meio para chegar a um fim, por conseguinte há um preço final a pagar. Eu sou a favor da evolução e da inovação, e isso tem de ser pago, e sei que o sabes!

Mas eu sou assim :) (não sei se é defeito ou virtude), não faço downloads de musica nem compro a maioria dos genéricos. Gosto de ter os albuns origiais e compreendo que milhoes se investem em pesquisas e quem aposta para acrescentar algo, tem de obter retorno financeiro. (registe-se que refiro-me a isto, dirigindo-me aos que podem faze-lo, não quero ser mal interpretado!)

Avaliar a eficácia e qualidade da circulação, por vezes, não é assim tão evidente apenas ao olhar.

Não querendo alongar-me :) , a que distancia consegues ter um coral da Jebao sem o danificar e a que distancia o consegues ter de uma Tunze ou Vortech? Num aquário pequeno isto é ainda mais relevante.

Cump
Paulo Marinheiro

Mensagem 15/nov/2013, 18:53

Paulo, como referi na minha primeira informação neste tópico esta discução é daquelas que acho que só servem para encher espaço de BD's. :D

Não vale a pena dizer muito mais. Julgo que todos perceberam a tua ideia, julgo que todos perceberam a minha, por isso não vale a pena dizer muito mais sobre este tema! :ymhug:

Mensagem 15/nov/2013, 18:58

Eu percebi o ponto de vista dos dois aos quais agradeço. Em breve darei mais noticias acerca do projecto que ando a fazer.

Mensagem 15/nov/2013, 19:02

Paulo, como referi na minha primeira informação neste tópico esta discução é daquelas que acho que só servem para encher espaço de BD's. :D

Não vale a pena dizer muito mais. Julgo que todos perceberam a tua ideia, julgo que todos perceberam a minha, por isso não vale a pena dizer muito mais sobre este tema! :ymhug:

Com certeza :). Mas este tipo de trocas de opinião acrescentam informação para quem começa. Não se trata de um off topic. Não são apenas opiniões avulsas, estamos a falar de factos e experiências e isso é sempre relevante.

Abraço,
Paulo Marinheiro

AnteriorPróximo

Voltar para Discussão Geral