Boas,
Eu no meu aquário para 255L reais (aquário+sump) tenho 2 termostatos de 150W ligados na sump, ambos na divisória do escumador mas colocados em vidros opostos. O meu controlador de temperatura está programado desde o início (meados de Junho) para os 25.5º e quando na sump estão esses 25.5º, no aquário estão 25º, ou seja, entre a divisória do retorno (onde está o sensor do controlador) e o aquário existe uma diferença de 0.5º
Vou testar em colocar ou o sensor no aquário ou um dos termostatos para ver se assim poupo alguma energia. Mas aqui o importante é mesmo a estabilidade e evitar grandes oscilações de temperatura. Tenho o controlador programado com uma margem de 0.3º.
Acho que grande parte desta diferença de temperatura, pelo menos no meu caso, se deve ao facto de na "casa das máquinas" estarem também as bombas que ajudam a manter a temperatura naquela "zona", mas depois em cima no aquário nada ajuda neste capitulo, pois até a vortech tem o motor na parte de fora e a iluminação (leds) aqui neste caso também não ajuda.
PS. Noto uma maior evaporação neste período do que no verão.