Fórum Aquariofilia Marinha Discussão Geral Aquecimento

Aquecimento

Área de discussão geral para todos os tópicos relacionados com aquários de recife.
Mensagem 02/dez/2013, 17:31

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4466
Boas ,

Não é possível. Não vou isolar 100m2 com roofmate ... A água já tá a 23,5 com 500w. Com 900w chego de certeza aos 25 ...

Sent from my HTC One using Tapatalk
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 03/dez/2013, 09:09

Grupo: Utilizadores Mensagens: 455
Rui Manuel Gaspar Escreveu:
Boas ,

Não é possível. Não vou isolar 100m2 com roofmate ... A água já tá a 23,5 com 500w. Com 900w chego de certeza aos 25 ...

Sent from my HTC One using Tapatalk

Pensei que tinhas o aquario no escritorio
Eu tenho a casa a 20 graus e acho que esta fria.
Abraço
Pedro Tavares

Mensagem 03/dez/2013, 14:15

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1183
Boas Rui,

Sabes que os termostatos dão para regular a temperatura para valores acima de 25ºC, certo? :) Experimenta ir subindo (26, 27, 28, ...) até o valor real no aquário chegar aos 25ºC ;)

Estive a pensar melhor e apesar de com o isolamento térmico da Sump e do topo do aquário permitir maior conservação da temperatura, com 500W de termostatos para 500 litros de água deve ser mais que suficiente e haverá aí algum problema de circulação (quer no aquário principal, quer da Sump para o Aquário, i.e., retorno).

Experimenta meter os termostatos no aquário principal, junto com as bombas de circulação. ;)
Abraços, Artur Fonseca - Recife396: Setup e Diário
Imagem

Mensagem 03/dez/2013, 17:48

Grupo: Utilizadores Mensagens: 728
Boa tarde

Eu considero que há que aquecer o meio ambiente, de forma a ser mais agradável para todos os vivos desse espaço.
E uma das melhores formas é colocar a bombar esses 4m de vidro que aí tens.
Agora com o aqua 'desligado', não me recordo de ter o escritório tão fresco nesta altura do ano... :)

Abraço
Pedro Ferrer
"Se me deixassem escolher, o meu companheiro de equipa seria Prost. É a única forma de mostrar que sou melhor do que ele.”
Ayrton Senna

Mensagem 03/dez/2013, 18:28

:D

4.2m ...

E já recebi os 25m de tubo flexível para montar ....

Este FDS vou comprar o PVC que falta. Estou em fase de planeamento.

Abraços,
Rui

Mensagem 03/dez/2013, 18:38

Grupo: Utilizadores Mensagens: 70

Eu no meu aquário para 255L reais (aquário+sump) tenho 2 termostatos de 150W ligados na sump, ambos na divisória do escumador mas colocados em vidros opostos. O meu controlador de temperatura está programado desde o início (meados de Junho) para os 25.5º e quando na sump estão esses 25.5º, no aquário estão 25º, ou seja, entre a divisória do retorno (onde está o sensor do controlador) e o aquário existe uma diferença de 0.5º :-o

Vou testar em colocar ou o sensor no aquário ou um dos termostatos para ver se assim poupo alguma energia. Mas aqui o importante é mesmo a estabilidade e evitar grandes oscilações de temperatura. Tenho o controlador programado com uma margem de 0.3º.

Acho que grande parte desta diferença de temperatura, pelo menos no meu caso, se deve ao facto de na "casa das máquinas" estarem também as bombas que ajudam a manter a temperatura naquela "zona", mas depois em cima no aquário nada ajuda neste capitulo, pois até a vortech tem o motor na parte de fora e a iluminação (leds) aqui neste caso também não ajuda. :(

PS. Noto uma maior evaporação neste período do que no verão.

Mensagem 03/dez/2013, 18:46

Grupo: Moderador Global Mensagens: 2006

Normal!

Eu estou a repor 30 litros a cada 2 dias... X(

Mensagem 03/dez/2013, 18:47

Grupo: Utilizadores Mensagens: 67

4.2m ...

Abraços,
Rui

Rui,

quando tiveres esses 4,20mt em funcionamento e se a Sump for comum, podes sempre optar por estas opções de aquecimento.

http://www.tropicalmarinecentre.co.uk/f ... /67/zoomed

http://www.tropicalmarinecentre.co.uk/f ... /68/zoomed

Nuno

Mensagem 03/dez/2013, 18:57

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1098
Hugo Figueiredo Escreveu:

Normal!

Engraçado, no meu caso tenho menos evaporação no inverno...

Mensagem 03/dez/2013, 19:02

Grupo: Moderador Global Mensagens: 1048

4.2m ...

Abraços,
Rui

Boas Rui,

Um conselho sobre o tubo flexível, deixa secar muuuuiiiittttoooo bem a cola, o modo de secagem é diferente do tubo rijo o melhor e se tiveres possibilidades para isso deixa a secar de um dia para outro. ;)

:-bd
Cump.
Anthony

Mensagem 03/dez/2013, 19:10

Grupo: Utilizadores Mensagens: 244
Boas.
O meu aquário é pequenino, tenho a água da frente do aquário separado da "sump" apenas por acrílico e tenho que ter a temperatura atrás a 28°
Para a manter a frente a 24°/25°!
Tenho é de andar atento as variações da temperatura ambiente.
Se subir uns graus tenho de baixar no termostato também...
E o inconveniente...

Abraço
Andre Salgado

Sent from my GT-I8160 using Tapatalk 2
Abraço
André Salgado

Mensagem 03/dez/2013, 20:34

Boas,

Anthony Neto Escreveu:

Boas Rui,

Um conselho sobre o tubo flexível, deixa secar muuuuiiiittttoooo bem a cola, o modo de secagem é diferente do tubo rijo o melhor e se tiveres possibilidades para isso deixa a secar de um dia para outro. ;)

:-bd

Boa dica Obrigado.

Abraços,
Rui

Mensagem 03/dez/2013, 20:38

Grupo: Moderador Global Mensagens: 2006
E outra é a de que se deve usar bastante cola! Mais do que em tubo rígido!

Mensagem 03/dez/2013, 20:41

Hugo Figueiredo Escreveu:
E outra é a de que se deve usar bastante cola! Mais do que em tubo rígido!

Obrigado Hugo!

Como a sump está num sítio diferente vou poder fazer tudo e só ligar no fim de tudo pronto seco e testado.

Obrigado,
Rui

Mensagem 03/dez/2013, 22:15

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1
Boa noite,

Rui,

Tenho um problema muito idêntico, a minha oficina onde tenho o aquário é muito fria (entre 10 e 15 nesta altura) e não conseguia se quer que os aquecedores ( 2 x 600 watts titânio) desligassem ou seja tinha 1200 watts 24/24 a trabalhar.

Resolvi sem grandes dificuldades o problema da seguinte forma:

Forrei as laterais e costas do aquário com roofmate de 30 mm, fiz o mesmo com a sump que é muito grande (170x90x45 cms).

Coloquei os aquecedores no compartimento de descida da agua, os dois lado a lado com +/- 10 cms de distancia, coloquei o sensor do meu controlador de temperatura a 10 cms de altura de um dos aquecedores (mesmo por cima dele, não ao lado ou atrás), regulei o meu controlador para ligar aos 25º e desligar aos 26º.

Coloquei um termómetro (daqueles amarelos da Sera, acho muito fiáveis) com a ponta vermelha a sensivelmente 5 cms da superfície da agua, uma vez que é esta zona que arrefece mais rapidamente devido á circulação e que vai cair na sump.

O resultado que obtive:

A temperatura no controlador sobe com alguma rapidez até aos 26º, mas quando o controlador desliga, os aquecedores ainda ficam a emitir calor levando o controlador a subir até 26,2º/26,3º durante 1 minuto ou mais.

Embora com intervalos relativamente rápidos de liga e desliga, entre 5 e 10 minutos entre ligar/desligar, pois não é constante o arrefecimento e o aquecimento; verifiquei que o tempo de ligado é inferior ao tempo de desligado em média 10/11 horas ligado e o restante desligado.

No termómetro dentro do aquário a temperatura mantem-se com uma oscilação de entre 24.9º e 25.1º, ou seja praticamente constante a 25º, pois a medição é feita a 5 cms da superfície, como referi.

Cada caso é um caso, mas penso que eventualmente poderás resolver a situação da mesma forma.

Quanto a evaporação, é enorme, mas é assim mesmo, nada a fazer devido ás diferenças de temperatura ambiente e interna do aquário.
Cumprimentos
------------------
Fernando Santos

Mensagem 03/dez/2013, 22:41

Grupo: Utilizadores Mensagens: 70

Normal!

Boas Hugo,

15 litros diariamente é obra!!! :-o

A minha reposição com cerca de 25 litros durante o verão dava para 10 dias, agora dá apenas para 7.

Fiquei com a ideia que a evaporação é maior no verão segundo os relatos que tenho lido pela net, mas este tema já foge a este tópico. :p

Mensagem 04/dez/2013, 02:55

Grupo: Utilizadores Mensagens: 573
a evaporação é maior quando a diferenca de temperatura ambiente é maior em relação há do aquario, ou seja há casas mais frias outras mais quentes, depende do espaço mesmo mas 15 litros por dia lol :ymdevil: :ymdevil:

Mensagem 04/dez/2013, 11:15

Grupo: Utilizadores Mensagens: 721
Eu preferia que o meu aquario fosse mais frio do que quente. Assim nao tinha de comprar chiller :-)

Enviado do meu GT-I9300 através de Tapatalk

Mensagem 04/dez/2013, 11:42

Grupo: Utilizadores Mensagens: 3291
eu agora no inverno estou de "chapéu" , como tenho uma entrada de ar direto da rua para a sump, que tem uma especie de escotilha que ando a testar, e abre em conjunto com o controlador de temperatura, quando o aquário passa dos 25,5 e precisa de arrefecer abre a porta e entram uns belos 10º ou menos pela escotilha para arrefecer o aqua , a nível de aquecimento , não tenho tido problemas, porque a maria gosta de acender a lareira e a própria lareira aquece a água que passa pelos radiadores do aquecimento central , por isso tenho sempre a casa quentinha...

Em relação ao teu problema , será que nao vale mais investires num Ar condicionado para te manter a divisão quente ou pelo menos a temperatura que desejas ?? é que mesmo que dupliques os termostatos , acho que vão passar muitoooo tempo ligados para conseguir vencer essa temperatura ambiente que tens ...
My Tank ReefSpot - viewtopic.php?f=7&t=16

TopCorals - www.Topcorals.pt

Mensagem 04/dez/2013, 12:32

Grupo: Utilizadores Mensagens: 366
Em relação ao teu problema , será que nao vale mais investires num Ar condicionado para te manter a divisão quente ou pelo menos a temperatura que desejas ?? é que mesmo que dupliques os termostatos , acho que vão passar muitoooo tempo ligados para conseguir vencer essa temperatura ambiente que tens ...[/quote]

Isto!!

AnteriorPróximo

Voltar para Discussão Geral