Fórum Aquariofilia Marinha Discussão Geral Aquecimento

Aquecimento

Área de discussão geral para todos os tópicos relacionados com aquários de recife.
Mensagem 04/dez/2013, 12:55

Grupo: Moderador Global Mensagens: 2006
No caso do Rui, se fosse comigo e para já (só um aquário :ymdevil: ) eu não colocaria AC.

Estamos a falar de uma garagem, logo um AC seria só mesmo útil para o aquário! é um investimento ainda considerável que para recuperar (quando comparado com termostatos) dá para muitos anos de termostatos!!!

Se fosse um aquário numa sala ou numa divisão da casa, aí sim um AC é o ideal até porque também se resolve o problema da climatização para nós, agora no caso do Rui, acho que não compensa!

Mensagem 04/dez/2013, 13:08

Grupo: Utilizadores Mensagens: 728
Bom dia

Em tom de brincadeira...
Uma sex shop em anexo ao aqua, isso aquecia num instante! :D

Abraço
Pedro Ferrer
"Se me deixassem escolher, o meu companheiro de equipa seria Prost. É a única forma de mostrar que sou melhor do que ele.”
Ayrton Senna

Mensagem 04/dez/2013, 13:09

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4466
Hugo Figueiredo Escreveu:
No caso do Rui, se fosse comigo e para já (só um aquário :ymdevil: ) eu não colocaria AC.

Estamos a falar de uma garagem, logo um AC seria só mesmo útil para o aquário! é um investimento ainda considerável que para recuperar (quando comparado com termostatos) dá para muitos anos de termostatos!!!

Se fosse um aquário numa sala ou numa divisão da casa, aí sim um AC é o ideal até porque também se resolve o problema da climatização para nós, agora no caso do Rui, acho que não compensa!

Isto ....

Não compensa mesmo porque o espaço que tenho de 35m2 está inserido numa garagem de 110m2 por isso para aquecer isto era um enorme despedício de energia. E nenhum Ar condicionado comum o faria.

Com os três termo-estatos já tenho a água a 25º e com eles desligados ... :D

Acho que o problema para já está resolvido. Quando montar a nova SUMP então ficará ainda melhor pois vou colocar dois dos termoestátos na coluna seca e o terceiro na sump na zona da queda de água. Estou a equacionar também meter uma pequena bomba na sump (Tunze 6015) para melhor circulação de água na zona dos aquecedores.

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 04/dez/2013, 13:10

Pedro Ferrer Escreveu:
Bom dia

Em tom de brincadeira...
Uma sex shop em anexo ao aqua, isso aquecia num instante! :D

Abraço
Pedro Ferrer

Epá ... a Carla é uma Santa ... mas também não é preciso abusar.
Entrava a sex shop e saia eu o que não me parece que fosse muito bom para a saúde dos aquários.

Abraços,
Rui

Mensagem 04/dez/2013, 14:14

Grupo: Utilizadores Mensagens: 357
Boas,

Para ajudar a perceber como se resolve este tipo de problema deixo aqui uma forma simples de calcularem a potência de aquecimento necessária para um aquário. Por razões óbvias não me vou pronunciar sobre o equipamento que deve ser aplicado, pretendo apenas ajudar a perceber a quantidade de calor que é preciso fornecer ao aquário para manter a temperatura pretendida em cada sistema.

Então é assim, para elevar a temperatura em 1ºC de 1 kilograma de água precisamos de fornecer 4,187kJ.

Ex. 4,187 x massa em kg x diferença de temperatura em ºC =

4,187 x 1 x 8 = 33,496kJ

Equivalencia: 1 kJ = 0,278 W

Assim se dividirmos os 33,496 por 0,278 obtemos o resultado de 120,489 logo precisamos de um termostato de 120W para superar os 8ºC de diferença de temperatura na quantidade de água que temos (1 kilograma) covém referir que 1 kilograma de água é aproximadamente 1 litro de água. Aqui não interessa a densidade, se entrarmos por esse campo então temos muitos outros factores a considerar e não vale a pena entrar na discussão do sexo dos anjos.

Para que os resultados sejam o mais correcto possivel precisamos de saber ao certo quantos litros (kilogramas) de água tem o nosso sistema, e não a capacidade do sistema. Um aquário de 1000 litros pode só ter 765 litros de água, o resto do volume é ocupado pela rocha, areão, vivos e coluna seca p. ex. que tem outras capacidades térmicas.

Já agora e em jeito de remate final, quando a fonte de calor é instalada directamente no sistema como é o caso dos aquecedores, esta fonte deve estar o mais próximo da zona critica (aquário) ou seja imediatamente antes da bomba de retorno. Isto faz com que o aquário mantenha a temperatura que defenimos e todo o resto do circuito é considerado retorno que é a zona onde as perdas de calor são menos prejudiciais. A divisão dos aquecedores por vários locais só vai fazer diminuir a sua eficácia, esta solução só teria lógica se os aquecedores estivessem dentro do próprio aquário.

Qualquer dúvida digam que tento ajudar.
A aquáriofilia é fácil o Ser Humano é que é dificil

Mensagem 04/dez/2013, 14:18

Grupo: Utilizadores Mensagens: 728
Boa tarde

Agora mais a sério..
Poderias reduzir a 'área' da garagem, se colocasses uma porta entre os 2 espaços (garagem/fishroom)... tipo como a Bubbles tinha.

Abraço
Pedro Ferrer
"Se me deixassem escolher, o meu companheiro de equipa seria Prost. É a única forma de mostrar que sou melhor do que ele.”
Ayrton Senna

Mensagem 04/dez/2013, 14:21

Grupo: Moderador Global Mensagens: 2006
Pedro Ferrer Escreveu:
Boa tarde

Agora mais a sério..
Poderias reduzir a 'área' da garagem, se colocasses uma porta entre os 2 espaços (garagem/fishroom)... tipo como a Bubbles tinha.

Abraço
Pedro Ferrer

Isto sim me parece uma solução mais acertada!
Conjugada com uma extração/abertura exterior da parte do aquário com a rua, era por aqui que iria... ;)

Mensagem 04/dez/2013, 15:05

Joaquim Galinhas Escreveu:
Boas,

Para ajudar a perceber como se resolve este tipo de problema deixo aqui uma forma simples de calcularem a potência de aquecimento necessária para um aquário. Por razões óbvias não me vou pronunciar sobre o equipamento que deve ser aplicado, pretendo apenas ajudar a perceber a quantidade de calor que é preciso fornecer ao aquário para manter a temperatura pretendida em cada sistema.

Então é assim, para elevar a temperatura em 1ºC de 1 kilograma de água precisamos de fornecer 4,187kJ.

4,187 x 1 x 8 = 33,496kJ

Assim se dividirmos os 33,496 por 0,278 obtemos o resultado de 120,489 logo precisamos de um termostato de 120W para superar os 8ºC de diferença de temperatura na quantidade de água que temos (1 kilograma) covém referir que 1 kilograma de água é aproximadamente 1 litro de água. Aqui não interessa a densidade, se entrarmos por esse campo então temos muitos outros factores a considerar e não vale a pena entrar na discussão do sexo dos anjos.

Para que os resultados sejam o mais correcto possivel precisamos de saber ao certo quantos litros (kilogramas) de água tem o nosso sistema, e não a capacidade do sistema. Um aquário de 1000 litros pode só ter 765 litros de água, o resto do volume é ocupado pela rocha, areão, vivos e coluna seca p. ex. que tem outras capacidades térmicas.

Já agora e em jeito de remate final, quando a fonte de calor é instalada directamente no sistema como é o caso dos aquecedores, esta fonte deve estar o mais próximo da zona critica (aquário) ou seja imediatamente antes da bomba de retorno. Isto faz com que o aquário mantenha a temperatura que defenimos e todo o resto do circuito é considerado retorno que é a zona onde as perdas de calor são menos prejudiciais. A divisão dos aquecedores por vários locais só vai fazer diminuir a sua eficácia, esta solução só teria lógica se os aquecedores estivessem dentro do próprio aquário.

Boas ...

Então se percebo e dado que tenho 470l de água e quero subir 3º (22 para 25) preciso de:

4,187 * 470 * 3 = 5903,67kj que será equivalente a 1641,22W é isto?

Algo não bate certo nas minhas contas. Duvido que duas bombas Tunze 6055 produzam 700W de aquecimento.

O que é que estou a fazer mal?

Sabendo entretanto que com 3x300w estou a conseguir manter a temperatura nos 25º

Abraços,
Rui

Mensagem 04/dez/2013, 15:07

Hugo Figueiredo Escreveu:
Pedro Ferrer Escreveu:
Boa tarde

Agora mais a sério..

Abraço
Pedro Ferrer

Isto sim me parece uma solução mais acertada!
Conjugada com uma extração/abertura exterior da parte do aquário com a rua, era por aqui que iria... ;)

Boas,

Isso está nos planos mas será para mais tarde.

Para já está a inclusão de um aquário de 1,5m e instalação do extractor de ar para a rua (tenho uma chaminé no canto da garagem felizmente)

Abraços,
Rui

Mensagem 04/dez/2013, 15:29

Grupo: Utilizadores Mensagens: 67
Rui Manuel Gaspar Escreveu:
Joaquim Galinhas Escreveu:
Boas,

4,187 x 1 x 8 = 33,496kJ

Boas ...

Então se percebo e dado que tenho 470l de água e quero subir 3º (22 para 25) preciso de:

4,187 * 470 * 3 = 5903,67kj que será equivalente a 1641,22W é isto?

Algo não bate certo nas minhas contas. Duvido que duas bombas Tunze 6055 produzam 700W de aquecimento.

O que é que estou a fazer mal?

Sabendo entretanto que com 3x300w estou a conseguir manter a temperatura nos 25º

Abraços,
Rui

Rui as contas estão certas, falta é referir que esses 1641,22W são necessários para subires os 3º nos 470 Lts em 1 (uma) hora, em duas horas serão necessários 820,61W para subir os mesmo 3º, por esse motivo os teus 3x300W são suficientes, no entanto demoram é cerca de duas horas em funcionamento para atingires os 25º desejados.

Nuno

Mensagem 04/dez/2013, 16:00

Nuno Rogério Escreveu:

Rui as contas estão certas, falta é referir que esses 1641,22W são necessários para subires os 3º nos 470 Lts em 1 (uma) hora, em duas horas serão necessários 820,61W para subir os mesmo 3º, por esse motivo os teus 3x300W são suficientes, no entanto demoram é cerca de duas horas em funcionamento para atingires os 25º desejados.

Nuno

Ok Entendido ... faltava esse promenor. :D

Isso quer dizer que nas minhas contas de merceeiro se eu ligar os aquecedores cada vez que a água desce 0,5º vou conseguir ter os aquecedores ligados menos de 12h por dia o que é muito bom.

Thanks!

Abraços,
Rui

Mensagem 04/dez/2013, 16:10

Grupo: Utilizadores Mensagens: 357
Boas, Rui

Eu já tinha respondido mas não sei porquê a mensagem não entrou, já não é a primeira vez que isso me aconteçe.
Entretanto já te deram a resposta, as contas estão certas e só falta decidires o tempo em que precisas de fazer essa subida de temperatura, uma hora, duas ou três.
Além disso existem outras condicionantes como a envolvente ao aquário e as condições em que este funciona, quanta água é evaporada, renovações de ar no local, tipo de construção do edificio, etc. Tem sempre de ser caso a caso e quanto mais informação melhor.
De qualquer forma sempre que seja possivel é preferivel controlar a temperatura do espaço onde está o aquário do que o aquário em si, isto porque sempre que o aquário se encontra num espaço com temperatura inferior á que temos dentro dele o que vai aconteçer é que o aquário passa a ser o aquecedor do espaço e aí a quantidade de W hora necessários aumenta e muito.
A aquáriofilia é fácil o Ser Humano é que é dificil

Mensagem 04/dez/2013, 20:06

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1183
Rui Manuel Gaspar Escreveu:
Estou a equacionar também meter uma pequena bomba na sump (Tunze 6015) para melhor circulação de água na zona dos aquecedores.

"Isto!"® :)
Abraços, Artur Fonseca - Recife396: Setup e Diário
Imagem

Anterior

Voltar para Discussão Geral