Joaquim Galinhas Escreveu:
Boas,
Para ajudar a perceber como se resolve este tipo de problema deixo aqui uma forma simples de calcularem a potência de aquecimento necessária para um aquário. Por razões óbvias não me vou pronunciar sobre o equipamento que deve ser aplicado, pretendo apenas ajudar a perceber a quantidade de calor que é preciso fornecer ao aquário para manter a temperatura pretendida em cada sistema.
Então é assim, para elevar a temperatura em 1ºC de 1 kilograma de água precisamos de fornecer 4,187kJ.
Ex. 4,187 x massa em kg x diferença de temperatura em ºC =
4,187 x 1 x 8 = 33,496kJ
Equivalencia: 1 kJ = 0,278 W
Assim se dividirmos os 33,496 por 0,278 obtemos o resultado de 120,489 logo precisamos de um termostato de 120W para superar os 8ºC de diferença de temperatura na quantidade de água que temos (1 kilograma) covém referir que 1 kilograma de água é aproximadamente 1 litro de água. Aqui não interessa a densidade, se entrarmos por esse campo então temos muitos outros factores a considerar e não vale a pena entrar na discussão do sexo dos anjos.
Para que os resultados sejam o mais correcto possivel precisamos de saber ao certo quantos litros (kilogramas) de água tem o nosso sistema, e não a capacidade do sistema. Um aquário de 1000 litros pode só ter 765 litros de água, o resto do volume é ocupado pela rocha, areão, vivos e coluna seca p. ex. que tem outras capacidades térmicas.
Já agora e em jeito de remate final, quando a fonte de calor é instalada directamente no sistema como é o caso dos aquecedores, esta fonte deve estar o mais próximo da zona critica (aquário) ou seja imediatamente antes da bomba de retorno. Isto faz com que o aquário mantenha a temperatura que defenimos e todo o resto do circuito é considerado retorno que é a zona onde as perdas de calor são menos prejudiciais. A divisão dos aquecedores por vários locais só vai fazer diminuir a sua eficácia, esta solução só teria lógica se os aquecedores estivessem dentro do próprio aquário.
Qualquer dúvida digam que tento ajudar.
Boas ...
Então se percebo e dado que tenho 470l de água e quero subir 3º (22 para 25) preciso de:
4,187 * 470 * 3 = 5903,67kj que será equivalente a 1641,22W é isto?
Algo não bate certo nas minhas contas. Duvido que duas bombas Tunze 6055 produzam 700W de aquecimento.
O que é que estou a fazer mal?
Sabendo entretanto que com 3x300w estou a conseguir manter a temperatura nos 25º
Abraços,
Rui