Anthony Neto Escreveu:
Paulo Marinheiro Escreveu:
Bom dia

,
Acho que se está a confundir o "nitrato" com nutrientes, cuidado.
Os nitratos, em concentrações acima dos 0,5ppm em aquário, está mais do que identificado que origina muitos problemas, um deles desde logo, é a inibição da calcificação dos esqueletos dos corais duros.
Carlos, talvez te quisesses ter referido a Cloreto de Amonia (NH3Cl) ou a Nitrato de Calcio.
Cump
Boas Paulo
Tao e o teu aquário??
Queres explicar melhor isso do nitrato VS nutrientes?? é que tive na ideia mas nunca cheguei a conclusão....

Anthony

, não há muito para explicar não levantando outros assuntos associados e que, às tantas, alterariam o rumo do teu tópico.
No entanto, o que posso escrever, é que não se trata bem de um nitrato vs nutriente, visto o nitrato ser, naturalmente, um nutriente. A minha observação é feita apenas pelo facto do uso do termo nutriente ser bastante abrangente e reduzi-lo ao nitrato é errado e pode originar más interpretações. Os corais usam dezenas de micronutrientes e macronutrientes. Só a titulo de exemplo, os micronutrientes/oligoelementos, são unicamente adicionados nas mudas de água ou em eventuais aditivos próprios. Pode haver níveis de nitrato óptimos (no caso os tais 0,5/0,6 ppm/l) e deficientes adições de outros nutrientes. E o coral ressentir-se por isso. Falar de nitrato como
"O Nutriente" é muito redutor e perigoso.
E, em boa verdade, o problema e a procura da solução, centra-se quase sempre no excesso de nitratos e não na escassez, resultado, não de um ciclo de azoto eficiente ou deficitário (que no caso dos aquários sabemos que é incompleto), mas de uma dificuldade permanente em retirá-los da água (sabendo também que há outros nutrientes ainda mais dificeis de remover, caso do fosfato, por exemplo).
É impossível os nitratos estarem a zero absoluto, porque há sempre produção e introdução de matéria orgânica, temos sempre um minimo de suporte biológico para as bacterias decompositoras, teremos com certeza para as nitrificantes (nitrossomonas e nitrobacterias), logo resultam nitratos na coluna de água e no substracto (caso exista). O método mais óbvio e preventivo, menos peixes, menos comida, em suma, menos lixo. Mas toda uma complexidade de problemas vem sempre a seguir porque isso não chega.
Isto levar-nos-ia a conversas sobre DSBs, sistemas
jaubert, siporax, mais radical, ao metodo zeovit....enfim...coisas que todos adoramos conversar, mas muitos não sabem bem do que se trata.
Quanto ao meu aquário, tudo corre bem

.
Em fevereiro deste ano o substracto "estoirou", 4 anos.... mas também tinha aproveitado alguma rocha do anterior aquário, arrisquei e não ajudou, correu mal. Em Março começei a remoção lenta do subtracto, agora já não existe, retirei a rocha que estava saturada (provavelmente carregos de fosfatos). Acabei por segurar a coisa. No caminho perdi parcialmente meia dúzia de peças, lutei contra uns nudibranquios e planárias, felizmente sem grandes danos para os corais. O mesmo não posso dizer dos caracoizinhos que papam tridacnas, porque foram todas no fim do ano passado! Enfim...coisas dos aquários.
Comprei em Outubro, em substituiçao do ATI250, um bubble king dcone 200 para juntar ao deltec e coloquei um reactor com siporax para compensar o espaço que sacrifiquei com a remoção do areão.
Mas tudo vai impecável agora.
Abraço