Rinaldo Fontenele Escreveu:
Lembras que existem as bacterias nitrificantes e desnitrificantes para completar o ciclo do nitrogênio.
Por isso que gosto do sistema Jaubert.
Penso que na falta de um há o desequilíbrio do sistema a médio prazo.
Por isso que falei da biologia.
Enviado de meu GT-I9300 usando Tapatalk
Olá Rinaldo

, antes de mais, bem vindo mais uma vez,
Embora a troca de ideias não ter sido exactamente um diagnóstico ao que está a acontecer aos corais do Anthony, é verdade que surge numa tentativa de dissipar dúvidas sobre o termo "nutriente" e "nitratos", depois do Anthony entender que seria a sua carência o motivo dos corais estarem a enfraquecer.
O processo do ciclo do azoto creio tratar-se de um processo bioquímico. Todos os passos que o compõem são momentos de um percurso realizado num determinado meio por um elemento químico. Daí, Rinaldo, não percebo a tua dissociação da parte biológica e química.
Refereste única e exclusivamente à quantidade de bacterias existentes no sistema do Anthony, quando dizes que se trata de um problema estritamente biológico?
O ciclo do azoto é incompleto em aquário. Nem o próprio sistema Jaubert é suficientemente capaz neste campo, é quase impossível oferecer ambientes anaeróbicos eficientes de modo a permitir a total transformação dos nitratos. Problemas a longo prazo e periódicos com excesso de nitratos qualquer aquário tem e terá. Só nos resta ter "unhas" para lidar com isso.
Problemas de excesso de nitratos parece-me que não é o caso, nitritos e amónia menos....creio

. Continuo a apontar para um problema de pura química da água e diria, quase de forma segura, que um ligeiro excesso de nitratos também não mataria desta forma o coral.
No entanto não deixa de ser um estranho acontecimento, à luz do que foi relatado.
Anthony, só metes fotos dos presentes pá

Mete lá valores de magnésio e Kh e fotos de como os corais estão a morrer.
Abraço,