Fórum Aquariofilia Marinha Aquários dos Membros SantiReef V

SantiReef V

Partilhe aqui o seu aquário e todos os pormenores da montagem.
Mensagem 13/dez/2013, 01:04

Grupo: Utilizadores Mensagens: 131
Ricardo Santos Escreveu:
Boas,

Os Alemães (propagadores) usam ou Nitrato de cálcio ou Nitrato de Potássio, mas salvo erro é mais o primeiro. O objectivo é de ter os Nitratos entre 5 e 10 mg/l para ajudar no crescimento dos corais.
:p

Embora tenho percebido que o que estaria em causa fosse o Nitrato de cálcio. Usá-lo para aumentar os nitratos para os 5 e 10 mg/l, não entendo, não encontro justificação para isto e quimicamente gostava que quem sabe explique o objectivo e como tal procedimento estimula esse crescimento. Mais ainda quando as concentrações de nitrogénio na forma de nitratos na água do mar saudável de todo o mundo, é em média na ordem dos tais 0,5mg/l!

Cump
Paulo Marinheiro

Mensagem 13/dez/2013, 04:21

Grupo: Utilizadores Mensagens: 721
Ben acabei agora de ler tudo...e grande aula que tive :-)

Enviado do meu GT-I9300 através de Tapatalk

Mensagem 13/dez/2013, 15:48

Ricardo Santos Escreveu:
Tens fonte onde falem dessa inibição da calcificação com nitratos acima de 0.5 mg/l?
Essa inibição acontece com os fosfatos acima de 0.03 ppm, desconheço em relação aos Nitratos.

Ricardo ;) , há várias fontes resultantes de estudos e experiências relatando sobre as influências dos nitratos na calcificação de corais. Para não densificar com artigos cientificos, cuja interpretação não é fácil, posso deixar-te por exemplo um artigo do Randy H-Farley o qual passo a transcrever parcialmente:

"Nitrate is an ion that has long dogged aquarists. The nitrogen that forms it comes in with foods, and can, in many aquaria, raise nitrate enough to make it difficult to maintain natural levels. A decade or two ago, many aquarists performed water changes with nitrate reduction as one of their primary goals. Fortunately, we now have a large array of ways to keep nitrate in check, and modern aquaria suffer far less from elevated nitrate than did those in the past.

Nitrate is often associated with algae, and indeed the growth of algae is often spurred by excess nutrients, including nitrate. Other potential aquarium pests, such as dinoflagellates, are also spurred by excess nitrate and other nutrients. Nitrate itself is not particularly toxic at the levels usually found in aquaria, at least as is so far known in the scientific literature. Nevertheless, elevated nitrate levels can excessively spur the growth of zooxanthellae, which in turn can actually decrease the growth rate of their host coral.

For these reasons, most reef aquarists strive to keep nitrate levels down. A good target is less than 0.2 ppm nitrate. Reef aquaria can function acceptably at much higher nitrate levels (say, 20 ppm), but run greater risks of the problems described above.

There are many ways to reduce nitrate, including reducing the aquarium's nitrogen inputs, increasing nitrogen export by skimming, increasing nitrogen export by growing and harvesting macroalgae or turf algae (or any other organism of your choice), using a deep sand bed, removing existing filters designed to facilitate the nitrogen cycle, using a carbon denitrator, using a sulfur denitrator, using AZ-NO3, using nitrate absorbing solids, and using polymers and carbon that bind organics"

O que é escrito por ele é resultado da leitura e análise da conclusão de diversos estudos feitos e que continuam a fazer-se sobre o impacto dos nutrientes em recifes de coral nas mais altas instituições vocacionadas para o efeito. Penso saberes que muitos dos processos quimicos e bioquimicos da calcificação ainda estão envoltos em mistério, logo ainda há coisas por descobrir.

É importante eu também reforçar uma ideia básica que transmiti e não sei se foi clara. Os nitratos não têm o mesmo impacto que outros nutrientes na calcificação dos corais, evidentemente, os fosfatos estão identificados como o principal nutriente inibidor da calcificação. Não quis colocá-lo no mesmo patamar porque não tem efectivamente o mesmo impacto, mas é significativa a sua influência. E claro, não nos podemos esquecer de outras influências no coral que o excesso de nitratos origina, por exemplo, como é escrito acima pelo Randy H-F, o excesso de zooxantellas e a respectiva perda de cor para os castanhos, ninguém quer isto nem isto se aproxima de um coral saudável.
Referi-me à "toxicidade" do excesso de nitratos no sistema em si e não só na calcificação.

A única coisa que me ocorre relativamente ao uso do nitrato de cálcio é, provavelmente, este ser acompanhado de um método para uma neutralização do excesso de "fertilizante", talvez uma adição regular de hidróxido de cálcio, mantendo uma alcalinidade mais alta e estável.

Cump
Paulo Marinheiro

Mensagem 13/dez/2013, 18:13

Grupo: Utilizadores Mensagens: 407

Paulo Marinheiro Escreveu:
Ricardo Santos Escreveu:
Boas,

Os Alemães (propagadores) usam ou Nitrato de cálcio ou Nitrato de Potássio, mas salvo erro é mais o primeiro. O objectivo é de ter os Nitratos entre 5 e 10 mg/l para ajudar no crescimento dos corais.
:p

Embora tenho percebido que o que estaria em causa fosse o Nitrato de cálcio. Usá-lo para aumentar os nitratos para os 5 e 10 mg/l, não entendo, não encontro justificação para isto e quimicamente gostava que quem sabe explique o objectivo e como tal procedimento estimula esse crescimento. Mais ainda quando as concentrações de nitrogénio na forma de nitratos na água do mar saudável de todo o mundo, é em média na ordem dos tais 0,5mg/l!

Cump

Não acredito que 5 e 10 mg/l faça crescer corais.
Acredito sim que torne o coral mais resistente (até 5 mg/l). Corais com nutrientes zerados durante muito tempo ao entrarem em aquarios com niveis elevados ou perdem cor rapidamente ou morrem. Acontece na maioria dos compradores.
Dai propagar em niveis zerados são niveis criticos para quem vende. Muitos consumidores a dizer que morreu aquele coral e estava tão lindo na loja dá ráia....
Abraço
Ricardo Oliveira
My 3reef setup
FacebookReefhabitat
Imagem

Mensagem 24/dez/2013, 09:35

Grupo: Moderador Global Mensagens: 1048
Imagem

FELIZ NATAL
Cump.
Anthony

Mensagem 24/dez/2013, 11:27

Grupo: Utilizadores Mensagens: 407

Feliz Natal (*) (*) (*)
Abraço
Ricardo Oliveira
My 3reef setup
FacebookReefhabitat
Imagem

Mensagem 24/dez/2013, 11:35

As prendinhas de natal para o aquário

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

:-bd
Cump.
Anthony

Mensagem 26/dez/2013, 15:12

E como isto não tudo um mar de rosas e tal, estou com um problema no sistema....

PENSO que seja nutrientes, algo que já não é novidade no meu sistema tendo os corais pálidos e nitratos sempre a 0ppm... no entanto agora há corais que estão a morrer...

Todos os outros valores estão bons e não tem havido oscilações.

Inicialmente tive 12 litros de siporax, imenso para o aquário que é, fui retirando ate agora não ter nenhum...TPAS 1 por semana de 9L apenas para descarto de consciência, adiciono suplementos, peixes infelizmente morreu me o leucosternon mas tenho 3 cirurgiões 3 chromis e 2 palhaços, escumador desligado a noite e?? nada nitratos 0 estou tentado usar nitrato e cálcio.

Alguém que tenha utilizado este método?? apesar de ser mais comum querer baixar do que subir... ver se o "nosso" expert da química da água tem alguma coisa a dizer disso, no entanto todo a ajuda é bem vinda.

Cump.
Anthony

Mensagem 26/dez/2013, 15:30

Grupo: Moderadores Mensagens: 102
Boas Anthony, penso que seu problema não é químico e sim biológico.
Provavelmente as bacterias estão a morrer ou em número bem reduzido.
Acho que deves recolocar siporax novamente e adicionar bacterias nitrificantes.
Existe no mercado muitos produtos com esta finalidade.
Abraços.

Rinaldo Fontenele

Química da água.

Mensagem 26/dez/2013, 16:29

Rinaldo desculpa mas não entendo, penso que tenha escassez de nutrientes e com isso os corais estão a recentir se ou seja penso que tenha um filtro biológico bastante forte e dizes para voltar a por as cerâmicas?

Enviado do meu GT-N7000 através de Tapatalk
Cump.
Anthony

Mensagem 26/dez/2013, 17:57

Lembras que existem as bacterias nitrificantes e desnitrificantes para completar o ciclo do nitrogênio.
Por isso que gosto do sistema Jaubert.
Penso que na falta de um há o desequilíbrio do sistema a médio prazo.
Por isso que falei da biologia.

Enviado de meu GT-I9300 usando Tapatalk
Abraços.

Rinaldo Fontenele

Química da água.

Mensagem 27/dez/2013, 03:39

Rinaldo Fontenele Escreveu:
Lembras que existem as bacterias nitrificantes e desnitrificantes para completar o ciclo do nitrogênio.
Por isso que gosto do sistema Jaubert.
Penso que na falta de um há o desequilíbrio do sistema a médio prazo.
Por isso que falei da biologia.

Olá Rinaldo ;), antes de mais, bem vindo mais uma vez,

Embora a troca de ideias não ter sido exactamente um diagnóstico ao que está a acontecer aos corais do Anthony, é verdade que surge numa tentativa de dissipar dúvidas sobre o termo "nutriente" e "nitratos", depois do Anthony entender que seria a sua carência o motivo dos corais estarem a enfraquecer.
O processo do ciclo do azoto creio tratar-se de um processo bioquímico. Todos os passos que o compõem são momentos de um percurso realizado num determinado meio por um elemento químico. Daí, Rinaldo, não percebo a tua dissociação da parte biológica e química.
Refereste única e exclusivamente à quantidade de bacterias existentes no sistema do Anthony, quando dizes que se trata de um problema estritamente biológico? :)

O ciclo do azoto é incompleto em aquário. Nem o próprio sistema Jaubert é suficientemente capaz neste campo, é quase impossível oferecer ambientes anaeróbicos eficientes de modo a permitir a total transformação dos nitratos. Problemas a longo prazo e periódicos com excesso de nitratos qualquer aquário tem e terá. Só nos resta ter "unhas" para lidar com isso.

Problemas de excesso de nitratos parece-me que não é o caso, nitritos e amónia menos....creio :) . Continuo a apontar para um problema de pura química da água e diria, quase de forma segura, que um ligeiro excesso de nitratos também não mataria desta forma o coral.
No entanto não deixa de ser um estranho acontecimento, à luz do que foi relatado.
Anthony, só metes fotos dos presentes pá :ymhug: Mete lá valores de magnésio e Kh e fotos de como os corais estão a morrer.

Abraço,
Paulo Marinheiro

Mensagem 27/dez/2013, 13:19

Boas Paulo,

Oe valores são estes:

Imagem

Essa subida de KH em 3 dias foi porque alterei a afinação do reactor de cálcio e deu-se essa subida.

Outras coisas que aconteceu nessa altura, morreu me o leucosternon e tive que fazer uma muda com agua salinada porque não consegui ir buscar agua natural, apenas 9L.

Estranhamento as zonas que estão mais claras quase brancas e as zonas onde apanha mais luz, o coral nao esta morto esta é muito branco e polipos nessa zona é quase nada.

Fotos mais logo tiro para mostrar.

Enviado do meu GT-N7000 através de Tapatalk
Cump.
Anthony

Mensagem 27/dez/2013, 14:29

Não sei, mas tive uma idéia ca sobre uma coisa que eu imaginei.
Por um acaso medes iodo Anthony?
A deficiência de iodo reflete directamente no tecido do coral.
Outra coisa que acabo de me lembrar é que pode ser a morte das zooxantelas. Isso faz com que os corais fiquem esbranquiçados.
Infelizmente esistem várias hipoteses que temos que considerar. Alguns metais também podem estar nesta hipótese. Anthony, adicionas suplementos de metais no aquário?
Paulo, estava pensando na ausência de nitratos pois os corais necessitam deles também para seu desenvolvimento. Por isso entrei nesta discussão da biologia.
Como já disse há várias hipóteses para discutir, precisaríamos de mais informações.
Mas um conselho para já Anthony é fazeres mudas de água em pequenas quantidades e maior frequência.

Abraços.

Rinaldo Fontenele

Química da água.

Mensagem 27/dez/2013, 18:16

Grupo: Utilizadores Mensagens: 461
Boas Anthony,

acho que a tua abordagem para aumentares uma eventual falta de "nutrientes", não é a mais correcta.
Não há nada mais equilibrado que uma tpa para repôr o que está em falta e exportar o que está a mais, principalmente usando água natural diria.
Tens o teu escumador a tirar a matéria orgânica mais "wet" ou espessa?
De quanto em quanto tempo limpas o copo?
Estás a usar carvão?
Abraço
Ricardo Santos

www.ReefNatura.com
ReefNatura no facebook

Mensagem 27/dez/2013, 18:49

Rinaldo Fontenele Escreveu:
Não sei, mas tive uma idéia ca sobre uma coisa que eu imaginei.
Por um acaso medes iodo Anthony?
A deficiência de iodo reflete directamente no tecido do coral.
Outra coisa que acabo de me lembrar é que pode ser a morte das zooxantelas. Isso faz com que os corais fiquem esbranquiçados.
Infelizmente esistem várias hipoteses que temos que considerar. Alguns metais também podem estar nesta hipótese. Anthony, adicionas suplementos de metais no aquário?
Paulo, estava pensando na ausência de nitratos pois os corais necessitam deles também para seu desenvolvimento. Por isso entrei nesta discussão da biologia.
Como já disse há várias hipóteses para discutir, precisaríamos de mais informações.
Mas um conselho para já Anthony é fazeres mudas de água em pequenas quantidades e maior frequência.

Boas Rinaldo,

A ultima vez que medi o Iodo tinha 0,1 tenho o checker da Hanna e só lê a 0,1.

Adiciono os traços da grotech A, B e C.

Vou tratar de de ir buscar agua amanha de manha e fazer mudas de 9 L diários que dizes?

Cump.
Anthony

Mensagem 27/dez/2013, 18:52

Paulo as fotos de cima para baixo.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Como vês tenho corais bem bem claros e alguns com branqueamentos

Cump.
Anthony

Mensagem 27/dez/2013, 18:55

Como está o teu Ph?

Cump
Paulo Marinheiro

Mensagem 27/dez/2013, 19:03

Ricardo Santos Escreveu:
Boas Anthony,

acho que a tua abordagem para aumentares uma eventual falta de "nutrientes", não é a mais correcta.
Não há nada mais equilibrado que uma tpa para repôr o que está em falta e exportar o que está a mais, principalmente usando água natural diria.
Tens o teu escumador a tirar a matéria orgânica mais "wet" ou espessa?
De quanto em quanto tempo limpas o copo?
Estás a usar carvão?

Boas Ricardo,

Pois não sei realmente se esta ou não certo mas vou buscar agua amanha e fazer como disse 9 L por dia.

O escumador acho que esta mais espesso do que wet, lavo +/- semanalmente e tiro cerca de 1 litro agua porca

Sim uso carvão da Rowa e mudo mensalmente e tenho RowaPhos para baixar os fosfatos.

Cump.
Anthony

Mensagem 27/dez/2013, 19:05

Paulo Marinheiro Escreveu:
Como está o teu Ph?

Cump

A luz acendeu há 2 horas tenho 8.20 deve chegar aos 8.30 e a noite 7.95/8

Cump.
Anthony