Fórum Aquariofilia Marinha Discussão Geral Melhor teste aos fosfatos

Melhor teste aos fosfatos

Área de discussão geral para todos os tópicos relacionados com aquários de recife.
Mensagem 29/jan/2014, 23:39

Grupo: Utilizadores Mensagens: 97

Paulo és um "Ganda Maluco"... LOLOLOL

Isso tambem tira cafés???

Abraço

estou-te a dever uma visita mas isto tem estado complicado... a ver se combino com o Helder...
Imagem

Mensagem 30/jan/2014, 01:52

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1183
Boas,

Esta segunda-feira fiz um teste semanal dos fosfatos com o Hanna Checker e obtive 0.25ppm. Grande susto mas não entendi pois a manutenção e alimentação não tiveram alterações.

Suspeitei e ao olhar para o frasquinho a água estava transparente. E lembrei-me que quando os fosfatos estão acima de 0.10ppm a cor tem sempre um tom azulado. Então percebi que algo estava mal.

O problema tinha sido a limpeza do frasquinho, que normalmente uso uma parte da camisa ou camisola... lol... e parece que desta vez o vidro ficou meio nublado. Fui buscar o outro frasquinho do kit, enchi com novos 10ml de água do aquário. Limpei ambos em água corrente e com guardanapos de papel. Voltei a medir com o Hanna Checker (calibrando com o frasquinho extra, e depois medindo o frasquinho inicial, já com químico reagente), et voilá: 0.08ppm. O habitual. :)

Então o pequeno pormenor da limpeza dos tubinhos... pregou-me um susto. Moral da história: limpar sempre muito bem os mesmos. E lembrar: quando os fosfatos estão bons, tipo 0.10ppm ou menos, a cor da amostra já quimicamente reagida tem uma coloração transparente (versus coloração azulada quando o nível está mais elevado). :)
Abraços, Artur Fonseca - Recife396: Setup e Diário
Imagem

Mensagem 30/jan/2014, 13:39

Grupo: Utilizadores Mensagens: 721
Paulo és um "Ganda Maluco"... LOLOLOL

Isso tambem tira cafés???

Abraço

estou-te a dever uma visita mas isto tem estado complicado... a ver se combino com o Helder...

Pois José até pensei que tivesses vindo na semana passada.

Enviado do meu GT-I9300 através de Tapatalk

Mensagem 30/jan/2014, 21:28

Grupo: Moderadores Mensagens: 102
Boas pessoal, em minha humilde opinião como químico e técnico em laboratório de pesquisas, existem dois testes que eu recomendo.

O primeiro é o de reagentes da ROWA PO43- (ião fosfato), que ao trabalhar com este resultou em óptimos resultados em relação aos outros testes de reagentes. (red sea, salifert, tetra,... etc)

O segundo que recomendo é o da Hanna checker (phosphorus), que mede em sua essência os fosfatos em geral (orgânicos e inorgânicos), pois os outros medem somente fosfatos inorgânicos.
Abraços.

Rinaldo Fontenele

Química da água.

Mensagem 30/jan/2014, 22:01

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1893
Artur Fonseca Escreveu:
Boas,

Esta segunda-feira fiz um teste semanal dos fosfatos com o Hanna Checker e obtive 0.25ppm. Grande susto mas não entendi pois a manutenção e alimentação não tiveram alterações.

Suspeitei e ao olhar para o frasquinho a água estava transparente. E lembrei-me que quando os fosfatos estão acima de 0.10ppm a cor tem sempre um tom azulado. Então percebi que algo estava mal.

O problema tinha sido a limpeza do frasquinho, que normalmente uso uma parte da camisa ou camisola... lol... e parece que desta vez o vidro ficou meio nublado. Fui buscar o outro frasquinho do kit, enchi com novos 10ml de água do aquário. Limpei ambos em água corrente e com guardanapos de papel. Voltei a medir com o Hanna Checker (calibrando com o frasquinho extra, e depois medindo o frasquinho inicial, já com químico reagente), et voilá: 0.08ppm. O habitual. :)

Então o pequeno pormenor da limpeza dos tubinhos... pregou-me um susto. Moral da história: limpar sempre muito bem os mesmos. E lembrar: quando os fosfatos estão bons, tipo 0.10ppm ou menos, a cor da amostra já quimicamente reagida tem uma coloração transparente (versus coloração azulada quando o nível está mais elevado). :)

Boas Artur,
Alguns utilizadores defendem que não se deve fazer a mistura num frasco e usar o outro para a calibração.
Eu acho um exagero mas há malucos que até marcam o frasco que usam para apontarem sempre para o mesmo sítio.
:-?
Fonte: ReefCentral: A Corner In Taiwan

Abraços.
AJS
Abraço.
André Jorge Silva

Imagem

Mensagem 30/jan/2014, 22:51

Grupo: Moderadores Mensagens: 102
André Jorge Silva Escreveu:
Artur Fonseca Escreveu:
Boas,

Boas Artur,
Alguns utilizadores defendem que não se deve fazer a mistura num frasco e usar o outro para a calibração.
Eu acho um exagero mas há malucos que até marcam o frasco que usam para apontarem sempre para o mesmo sítio.
:-?
Fonte: ReefCentral: A Corner In Taiwan

Abraços.
AJS

Boas André, por incrível que pareça a idéia de marcar o frasco calibrador e o frasco da amostra evita erros de leitura e consequentemente valores errados.

Apoio esta sugestão!!
Abraços.

Rinaldo Fontenele

Química da água.

Mensagem 31/jan/2014, 01:21

Grupo: Utilizadores Mensagens: 3291
Paulo Pinto Escreveu:
Para o natal algo deste genero será a minha prenda http://www.splabor.com.br/equipamentos- ... -hi-8.html

Nao te serve de muito amigo .. o calcio so vai ate 400 e nem mede magnesio ...

Abraço ...

Enviado do meu SM-N9005 através de Tapatalk
My Tank ReefSpot - viewtopic.php?f=7&t=16

TopCorals - www.Topcorals.pt

Mensagem 31/jan/2014, 10:35

Grupo: Utilizadores Mensagens: 328
Paulo Oliveira Escreveu:
Paulo Pinto Escreveu:
Para o natal algo deste genero será a minha prenda http://www.splabor.com.br/equipamentos- ... -hi-8.html

Abraço ...

Do que vale um gajo ter um Ferrari se depois só pode andar a 120
Não é triste mudar de ideias, triste é não ter ideias para mudar.

Abraço
José Santos

www.ReefNatura.com
ReefNatura no facebook

Mensagem 01/fev/2014, 02:48

Paulo Pinto Escreveu:

Abraço ...

Boas Paulo, sim eu sei que este só dá até 400 mas eu disse algo deste genero, pois na altura nao consegui encontrar a que queria.... mas existe uma bancada deste genero que faz os testes todos que fazemos nos nossos aquarios

Mensagem 01/fev/2014, 13:01

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4466
Paulo Pinto Escreveu:
Paulo Oliveira Escreveu:
Paulo Pinto Escreveu:

Abraço ...

Boas Paulo, sim eu sei que este só dá até 400 mas eu disse algo deste genero, pois na altura nao consegui encontrar a que queria.... mas existe uma bancada deste genero que faz os testes todos que fazemos nos nossos aquarios

Tens link?

Abraços,
Rui

Sent from my HTC One using Tapatalk
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 01/fev/2014, 14:09

Paulo Pinto Escreveu:
Paulo Oliveira Escreveu:
[quote="Paulo Pinto"]Para o natal algo deste genero será a minha prenda http://www.splabor.com.br/equipamentos- ... -hi-8.html

Abraço ...

Tens link?

Abraços,
Rui

Sent from my HTC One using Tapatalk[/quote]

Aqui nao mas amanha ou depois ver se encontro

Mensagem 03/fev/2014, 16:22

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1296
Boas,

Como é que isto é possível. Há meia dúzia de dias atrás tinha feito testes de fosfatos ao meu aquário e tinha dado:

Salifert - algures entre os 0.03 e os 0.10ppm e Hanna Checker - 0.07ppm

Este Sábado à noite coloquei phytobloom e o Domingo fiz uma TPA de 10%.

Hoje medi os fosfatos e...

Salifert - algures entre os 0.00 e os 0.03ppm e Hanna Checker - 0.00ppm

É certo que eu tenho na Sump uma mídia ATI anti-Fosfatos e muito carvão activado (Chouriço de 8cm de diâmetro e 30cm de comprimento colocado a toda a largura da Sump numa divisória por onde passa toda a "água de retorno".)

Como é que isto é possível? Queres ver que o Phyto andou a comer fosfatos e depois o carvão activado fez o resto?!!??? =)) =)) =))

Bem alguém consegue-me explicar o que pode ter passado?

Abraço
Miguel

Mensagem 03/fev/2014, 16:26

Boas,

Como é que isto é possível. Há meia dúzia de dias atrás tinha feito testes de fosfatos ao meu aquário e tinha dado:

É certo que eu tenho na Sump uma mídia ATI anti-Fosfatos e muito carvão activado (Chouriço de 8cm de diâmetro e 30cm de comprimento colocado a toda a largura da Sump numa divisória por onde passa toda a "água de retorno".)

Como é que isto é possível? Queres ver que o Phyto andou a comer fosfatos e depois o carvão activado fez o resto?!!??? =)) =)) =))

Abraço
Miguel

Miguel parece que um gajo qualquer dia tem de produzir fosfatos para adicionar nos nossos aquarios tipo balling :)) :)) =)) =))

Mensagem 19/fev/2014, 18:39

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1296
Boas,

Tenho estes resultados no teste Hanna Cheker.

Água da torneira - 0.13ppm
Água de Osmose - 0.03ppm
Água no aquário - 0.07ppm

Conclusão: Ou tenho uma osmose que não vale um caracol ou então não há sistemas de osmose perfeitos :=

O meu é este modelo:
http://www.pet4you.net/components/com_v ... e33aab.jpg

Sei que há melhores, alguém tem algum que dê 0.00ppm no Hanna Checker?

Mensagem 19/fev/2014, 18:53

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1098
Paulo Pinto Escreveu:
Miguel Pinho Escreveu:
Boas,

Abraço
Miguel

Miguel parece que um gajo qualquer dia tem de produzir fosfatos para adicionar nos nossos aquarios tipo balling :)) :)) =)) =))

E existe!!!

Imagem

Mensagem 19/fev/2014, 20:27

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1053
Miguel Pinho Escreveu:
Boas,

Água de Osmose - 0.03ppm

Conclusão: Ou tenho uma osmose que não vale um caracol ou então não há sistemas de osmose perfeitos :=

O meu é este modelo:

Miguel,

Esse valor de 0,03 está dentro do intervalo de erro do Hanna Checker; quando lês um valor de por exemplo 0,04ppm, quer dizer que o valor real pode estar entre 0,00 e 0,08. :ymsick:

Não é muito certo, mas é o melhor que conheço a preços para aquariofilista. :ymhug:

Abraço
Enviado pelo meu computador através dos meus dedinhos

Mensagem 19/fev/2014, 20:32

Boas,

Água de Osmose - 0.03ppm

O meu é este modelo:

Ja tive uma osmose igual a essa e nao gostei muito. Agora com a que tenho é muito mais facil e a longo prazo compensa por causa da recargas

Mensagem 19/fev/2014, 21:29

Grupo: Utilizadores Mensagens: 573
exacto as de 10 polegadas sao melhores por causa das recargas, antes tb tinha dessas.

se deu 0.03, troca o ultimo filtro o de resinas e quase de certeza que te vai dar 0.00

Mensagem 19/fev/2014, 22:21

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1053
Leiam com atenção o que dizem as especificações dos testes da Hanna.
Enviado pelo meu computador através dos meus dedinhos

Mensagem 20/fev/2014, 14:37

Leiam com atenção o que dizem as especificações dos testes da Hanna.

É verdade, Pois segundo o que sei é que estes teste são especificos para agua doce e noa salgada, por isso é posivel que o resultado em aguas com salinadade deferentes com os restantes parametros iguais eles não aparecam correctos, não sei se me fiz entender :(

AnteriorPróximo

Voltar para Discussão Geral