Boas,
Esta segunda-feira fiz um teste semanal dos fosfatos com o Hanna Checker e obtive 0.25ppm. Grande susto mas não entendi pois a manutenção e alimentação não tiveram alterações.
Suspeitei e ao olhar para o frasquinho a água estava transparente. E lembrei-me que quando os fosfatos estão acima de 0.10ppm a cor tem sempre um tom azulado. Então percebi que algo estava mal.
O problema tinha sido a limpeza do frasquinho, que normalmente uso uma parte da camisa ou camisola... lol... e parece que desta vez o vidro ficou meio nublado. Fui buscar o outro frasquinho do kit, enchi com novos 10ml de água do aquário. Limpei ambos em água corrente e com guardanapos de papel. Voltei a medir com o Hanna Checker (calibrando com o frasquinho extra, e depois medindo o frasquinho inicial, já com químico reagente), et voilá: 0.08ppm. O habitual.
Então o pequeno pormenor da limpeza dos tubinhos... pregou-me um susto. Moral da história: limpar sempre muito bem os mesmos. E lembrar: quando os fosfatos estão bons, tipo 0.10ppm ou menos, a cor da amostra já quimicamente reagida tem uma coloração transparente (versus coloração azulada quando o nível está mais elevado).