Fórum Aquariofilia Marinha Discussão Geral Método Zeovit - 1ª e 2ª Parte

Método Zeovit - 1ª e 2ª Parte

Área de discussão geral para todos os tópicos relacionados com aquários de recife.

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1893
Hugo Figueiredo Escreveu:
E que tal o aquário? ;)

Neste momento está assim:
Imagem

Imagem

Abraço.
AJS
Abraço.
André Jorge Silva

Imagem

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4466
André Jorge Silva Escreveu:
Boas Rui,
Atenção só à questão do zeolitos em fluxo alto e constante porque eles dizem que baixa mesmo a pique os fosfatos e podes ter problemas nos SPS's.
De qualquer forma eu no meu já tinha nutrientes baixos e nunca pus o programador da horas e não tive problema. :D
Abraço.
AJS

Boas,

Estou com 300l/h no reactor em modo on/off a cada 3 horas tal como recomendado.
Irá ficar assim duas semanas após a primeira troca de zeolitos até passar para ligado o tempo inteiro.

No entanto a queda a pique de fosfatos não me assusta pois cair de 0.00 é muito difícil :D

Os meu corais aparentam uma palidez enorme por falta de nutrientes. O que a primeira parte do método me vai fazer não é reduzir nutrientes mas sim aumentar o alimento para os corais. O resto dos produtos ... AA, CV, Xtra, etc ... serve só para afinação de cores e não para alimento.

Por isso não concordo com o estares a cortar com a primeira parte do método e ires só para a segunda parte. Se não tens cuidado tens uma bomba relógio nas mãos dados que quase todos os produtos tem doses elevadas de fosfatos e nitratos.

Fazes adição de Iodo? PIF? é que isso poderá ser uma das causas para o aparecimento de cianos.

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Grupo: Moderador Global Mensagens: 1048
Bem passo aqui a explicar o meu método.

Não usar a primeira parte do método da zeovit, se necessário uso o NO3/PO4x da RedSea.

Seguindo o conselho do G. Alexander estou a dosear por 3 semanas o CV, AA HC, Xtra special e B-Balance com o objetivo de subir os nutrientes do sistema.

Acabando amanhã dia 19 as 3 semanas noto melhorias nos corais, extensão de polipos e também cor.

De seguida vou usar o PIF o Iodo e o Ferro, estes tentarei usar consoante o olho.
Irei tambem reduzir para metade as doses de B-Balance e Xtra special passando de 4ml para 2ml e possívelmente o CV e AA HC também.

Antes de começar a dosear os valores eram os seguintes:

Antes:
No3: 1ppm a 2 ppm (salifert)
Po4: +/- 0,10ppm (Hanna)

Agora:
No3: 5ppm (Salifert)
Po4: 0,03ppm a 0,08ppm (Hanna)

Este será o meu método a ver o que dá.
Algas e cianos completamente indetectavel. ;)

Enviado do meu GT-N7000 através de Tapatalk
Editado pela última vez por Anthony Neto em 18/fev/2014, 14:22, num total de 1 vez.
Cump.
Anthony

Grupo: Moderador Global Mensagens: 2006
E que tal o aquário? ;)

Neste momento está assim:

Abraço.
AJS

E está muito bem!!! :ymapplause:

Rui Manuel Gaspar Escreveu:
Boas Rui,
Atenção só à questão do zeolitos em fluxo alto e constante porque eles dizem que baixa mesmo a pique os fosfatos e podes ter problemas nos SPS's.
De qualquer forma eu no meu já tinha nutrientes baixos e nunca pus o programador da horas e não tive problema. :D
Abraço.
AJS

Boas,

Estou com 300l/h no reactor em modo on/off a cada 3 horas tal como recomendado.
Irá ficar assim duas semanas após a primeira troca de zeolitos até passar para ligado o tempo inteiro.

No entanto a queda a pique de fosfatos não me assusta pois cair de 0.00 é muito difícil :D

Os meu corais aparentam uma palidez enorme por falta de nutrientes. O que a primeira parte do método me vai fazer não é reduzir nutrientes mas sim aumentar o alimento para os corais. O resto dos produtos ... AA, CV, Xtra, etc ... serve só para afinação de cores e não para alimento.

Por isso não concordo com o estares a cortar com a primeira parte do método e ires só para a segunda parte. Se não tens cuidado tens uma bomba relógio nas mãos dados que quase todos os produtos tem doses elevadas de fosfatos e nitratos.

Fazes adição de Iodo? PIF? é que isso poderá ser uma das causas para o aparecimento de cianos.

Abraços,
Rui

Olá rui,
Não percebo muito disto mas não concordo que a 1ª parte te alimente os corais.
Zeolitos, baz e start - Fonte de carbono, bactérias e zona de reprodução das bactérias. Isto para mim só diminui os nutrientes. Tenho lido ultimamente no ReefCentral que o Start contém nitratos. Para não zerar...
Sponge Power - Alimento para esponjas - aumenta a filtragem.
Bio-Mate - Limpa os detritos das rochas - Aumenta a limpeza do aquário.

Os aminoácidos são certamente alimento para os corais. Já o Coral Vitalizer e o Xtra não sei, mas eles dizem que sim.
Os PIF, B-balance, K-balance, eisen, coral snow, stilopoccyglow, etc é que podem ser apenas "enanceadores" de cores por via do aumento deste ou daquele componente...

Em relação ao meu aquário, estou atento. Tenho medido os fosfatos e nitratos.
Estou só à espera que estabilize mais um pouco para recomeçar com o Start, bak e sponge power. Depois aguardo mais umas semanas e começo a dosear um a um PIF, Stylopoccyglow, etc para perceber o que cada um faz.

Abraço.
AJS
Abraço.
André Jorge Silva

Imagem

Boas :D ,

Olá rui,
Não percebo muito disto mas não concordo que a 1ª parte te alimente os corais.
Zeolitos, baz e start - Fonte de carbono, bactérias e zona de reprodução das bactérias. Isto para mim só diminui os nutrientes. Tenho lido ultimamente no ReefCentral que o Start contém nitratos. Para não zerar...
Sponge Power - Alimento para esponjas - aumenta a filtragem.
Bio-Mate - Limpa os detritos das rochas - Aumenta a limpeza do aquário.

Os aminoácidos são certamente alimento para os corais. Já o Coral Vitalizer e o Xtra não sei, mas eles dizem que sim.
Os PIF, B-balance, K-balance, eisen, coral snow, stilopoccyglow, etc é que podem ser apenas "enanceadores" de cores por via do aumento deste ou daquele componente...

Em relação ao meu aquário, estou atento. Tenho medido os fosfatos e nitratos.
Estou só à espera que estabilize mais um pouco para recomeçar com o Start, bak e sponge power. Depois aguardo mais umas semanas e começo a dosear um a um PIF, Stylopoccyglow, etc para perceber o que cada um faz.

Abraço.
AJS

Epá se tu não percebes ... eu muito menos, mas os Zeolitos, Bac e start produzem alimento indirectamente. Basta ver os relatos da malta que usa o método completo depois de abanares os zeolitos. Aquele mulm que é produzido é muita papinha boa ...

Pelo menos este é o meu entendimento.

Abraços,
Rui

E eu ainda percebo menos por isso também meto 5cents :)
Eu acho que os 2 estão corretos à vossa maneira!

A 1ª parte do método tem como objetivo reduzir nutrientes e não alimentar corais, contudo o processo de aliementação das bactérias (o tal mulm) serve sim de alimento para os corais.

Ficamos assim? :D

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1098
Vou lançar a confusao B-) ...e entao o Food7? pertence à primeira parte do Zeovit e é usado para alimentar corais e bactérias!!!

O zeofood é alimento para corais, a questão é se faz parte ou não da 1ª parte do método!

Entre o que recomenda o Alexander, o que diz o manual do site Zeovit.com, o que diz o manual da KZ e o que vende a loja da KZ, tudo é diferente. E em alguns casos o Zeofood aparece como sendo da 1ª parte do método e noutros não!

Agora também tenho ideia que o ZeoFood é alimento para corais, sim!

Se eu bem percebi o método, acho que o zeofood não faz parte da 1ª parte! ;)

O zeofood é alimento para corais, a questão é se faz parte ou não da 1ª parte do método!

Entre o que recomenda o Alexander, o que diz o manual do site Zeovit.com, o que diz o manual da KZ e o que vende a loja da KZ, tudo é diferente. E em alguns casos o Zeofood aparece como sendo da 1ª parte do método e noutros não!

Agora também tenho ideia que o ZeoFood é alimento para corais, sim!

Se eu bem percebi o método, acho que o zeofood não faz parte da 1ª parte! ;)

Bem lá voltamos nós ao "do que eu percebo". Sim porque isto é muito à frente ... :D

Do que eu percebo o Food não faz parte da primeira parte do método para aquários estabelecidos devendo ser usado para aquários novos. Nesta primeira parte não está a ser recomendado o uso de food mas acredito que mais cedo ou mais tarde o Alexander ou outro o recomendem.

Para mim tem que ser um passo de cada vez senão é "areia demais para a minha camioneta" :D

Abraços,
Rui

Talvez seja daí a discrepância de informação então!

Joao Tomas Escreveu:
Vou lançar a confusao B-) ...e entao o Food7? pertence à primeira parte do Zeovit e é usado para alimentar corais e bactérias!!!

Epá...
Acho que até os gajos da KZ não gostam de usar o Food7, mas ainda não percebi pq.
Aquilo devia ser mesmo alimento e devia precipitar muito as algas ou qq coisa assim...

É um pequeno mistério =))
Abraço.
André Jorge Silva

Imagem

Grupo: Utilizadores Mensagens: 3291
Sim , o zeofood deixou de ser usado quase por completo ...
My Tank ReefSpot - viewtopic.php?f=7&t=16

TopCorals - www.Topcorals.pt

Paulo Oliveira Escreveu:

Boas,

Mas isso é porque foi substituido por xtra, vitalizer, amino, etc ... penso eu de que. Acho que não há nenhum mistério

É um pequeno mistério

Tudo no método Zeovit é um mistério... :|

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1053
Rui Manuel Gaspar Escreveu:
Paulo Oliveira Escreveu:

Boas,

Mas isso é porque foi substituido por xtra, vitalizer, amino, etc ... penso eu de que. Acho que não há nenhum mistério

Olá,

foi substituído por isso e por muito marketing.

Eles ao longo do tempo têm vindo a lançar novos produtos que em muitos casos são apenas pequenas variações de outros já existentes.
Eu que trabalhei no marketing farmacêutico durante praticamente toda a minha vida, sei bem que novos produtos, ou novas formas de apresentação, são formas bem eficazes de aumentar a facturação ... ;) ;) ;)

André,

eu também li o tópico do Reef Central acerca dos nitratos do Start 3, pois pensei que pudesse ser a resposta a algum desequilíbrio que aqui tenho entre No3 e PO4 (2-3 NO3 para 0,05-0,08 de PO4).

O meu pensamento foi, que se isso fosse verdade diminuindo a dose de Start e se complementasse com Food, conseguisse uma melhor relação entre NO3 e PO4.

Mas como é hábito resolvi, antes de alterar o esquema de doseamento, que até apesar do desequilíbrio até não funciona mal, fazer testes de NO3 e PO4 a dois lotes de água salinada (700 ml + 700 ml) à qual adicionei, num caso 1 gota de Food7 e no outro 0,1 ml de Start3 e não consegui medir valores significativamente diferentes de PO4, ou NO3, relativamente a um outro lote de água salinada sem qualquer suplemento.

Não sei se fiz algo de errado, ou se parti de algum principio menos correto, mas não me parece que se confirme que o Start3, ou até o Food7, tenham uma quantidade significativa de PO4, ou NO3.

... e mantive o esquema...

Abraço
Enviado pelo meu computador através dos meus dedinhos

Pessoal desculpem a insistencia mas o food pertence à base do zeovit (1ª parte), podem verificar no site oficial.

Grupo: Utilizadores Mensagens: 105
Segundo o que entendi pelo que li o zeofood é usado na 1ª fase em combinação com o zeobak.
É para multiplicação e alimentação dos microorganismos dosificados e alimentação base para corais.
Imagem

Antonio Sousa Escreveu:
Segundo o que entendi pelo que li o zeofood é usado na 1ª fase em combinação com o zeobak.
É para multiplicação e alimentação dos microorganismos dosificados e alimentação base para corais.

Correctissimo António

Boas :D

Antonio Sousa Escreveu:

Sim é este o meu entendimento tb.

Só que para quem começa Zeovit em aquários já estabelecidos a comunidade já não o recomenda pelo menos inicialmente.

Vamos ver se depois da primeira muda de Zeolitos eles irão recomendar o Zeofood ou não.

O que é certo é que para quem doseia Xtra a AA praticamente deixa de usar o Food.

Abraços,
Rui

AnteriorPróximo

Voltar para Discussão Geral