Bem... voltámos ao mesmo. Como neste momento considero-me defensor de leds por isso aqui vai.
Já tive HQI, T5 e Leds. Todos tem vantagens e desvantagens. Em relação aos leds acho que funcionam bastante bem e vieram para ficar (enganem-se se pensam o contrário). No meu reef versão 4 é certo que não tive especies dificeis de manter, longe disso, pois andava a fazer experiencias com as Par38 e depois com as Kessil. Mas na minha opinião até não correu mal, dai apostar agora outra vez no mesmo tipo de iluminação para este novo aquário. Em dois anos para passar da primeira imagem para a segunda não me parece mal... e apenas com leds.
É certo que tive dissabores pelo meio, mas fruto de experiencias e a andar á procura da melhor combinação que queria de leds.

Deixo aqui uma foto da minha A. efflo que mesmo com T5 e com HQI nunca teve uma cor assim... e nesta imagem nem a Kessil tinha, era só Par38. A Kessil depois com a minha burrice literalmente queimou a efflo, lá está, a brincar aos leds.

Este é apenas um exemplo que sim é possivel e sim leds puxa mais por umas cores que outras...
Quanto a aquarios decentes com leds (mesmo a nivel internacional) ainda é cedo pois andaram todos "a brincar aos leds" durante estes ultimos anos, mas acredito que daqui para a frente cada vez mais irão aparecer mais aquários espetaculares e com colonias brutais apenas com leds. Se quiserem perder tempo basta dar uma olhada na reefcentral neste tópico:
http://www.reefcentral.com/forums/showt ... 68&page=18a partir da página 17 ou 18 salvo erro já se começa a ver coisas bastante interessantes e com muita qualidade. Existem milhentos exemplos de discussões como estas na net.
Quanto a aquários nacionais bons apenas com leds... lembro-me do Mota e do Ricardo Prata mas é capaz de haver mais e esses dois já tem mais que 6 meses de certeza. O João Tomás e o Rui mudaram agora... ainda é cedo. Quanto ao aqua estar melhor antes com T5 é discutivel...
Acredito que daqui para a frente mais apareçam. Isto parece o mesmo que aconteceu quando apareceram as T5 e ninguem acreditava que mantivessem sps. Mas depois de repente acabaram por "matar" as HQIs.
Na minha opinião leds ou gosta-se ou não se gosta. O real problema é que se quisermos ter tanta luz como tinhamos com HQI ou T5 queimamos tudo... aconteceu-me no passado e já me aconteceu no novo. Isto acontece pois quando olhamos para um aquário com leds a luz parece pouca, mas a intensidade com que chega ao coral e o PAR real é muito alto e acaba por queimar os corais se não tivermos cuidado. Só que para ter o aquário com sombras e a parecer meio apagado o pessoal não gosta... e toca de carregar com leds para diminuir sombras e para ocupar o aqua todo.
Para esse pessoal que não gosta disso, não optem por leds...
Paulo... penso que o pessoal tenta sempre ajudar. Não me lembro se já tiveste perguntas no teu tópico em que ninguem ajudou mas parece-me estranho. Eu pelo menos tento sempre estar atento e responder dentro daquilo que me é possivel como aconteceu com o caso das bolhas. Ainda continuo a procurar respostas e concelhos de amigos meus para tentar ajudar-te.