Fórum Aquariofilia Marinha Aquários dos Membros RIP - Solar dos Frades Reef

RIP - Solar dos Frades Reef

Partilhe aqui o seu aquário e todos os pormenores da montagem.
Mensagem 27/fev/2014, 13:49

Grupo: Utilizadores Mensagens: 3291
Brevemente vou ai ....

quando ca estiveste isto estava bom mas não no ponto ... agora ainda está melhor do que quando cá vieste ... :D :D

Abração e aparece quando quiseres tu e quem quiser , a porta está aberta para virem afinar os meus leds :ymdevil: :ymdevil: :ymdevil:
My Tank ReefSpot - viewtopic.php?f=7&t=16

TopCorals - www.Topcorals.pt

Mensagem 27/fev/2014, 14:28

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4466
Miguel Pinho Escreveu:
Paulo Oliveira Escreveu:
... se reparares todo o pessoal que tem leds ou escondem os aquas para ninguém ver ou não sei , penso que mesmo que tivessem problemas deviam dizer e expor para o pessoal ter conhecimento , tal como eu fiz com a situação agora do oxigênio entre outras, penso que estamos aqui todos para aprender e para discutir opiniões e ajudar uns aos outros , não so para mostrar fotos de quando tudo corre bem ...
...

Concordo perfeitamente, aliás eu partilhei logo as minhas fotos quando tive os fosfatos a 0.5 e não há que ter vergonha. Eu aliás digo o que eu tenho é coisa barata não a melhor coisa do mundo... sou um teso e também não tenho vergonha de dizê-lo.

Mais uma vez eu digo-te Paulo, nada que eu digo é no sentido de te ofender, e sabes disso. Mas pimenta aqui e ali não faz mal a ninguém e até anima o forum :)

Abraço
Paulo

Querem melhor que eu com a descrição passo por passo dos meus desaires?????? :D :D :D

Vejam este mesmo tópico umas páginas para trás !!!

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 27/fev/2014, 14:30

Paulo Oliveira Escreveu:
Amigo miguel , eu não me ofendo com ninguém , eu levo isto na desportiva e tu sabes disso e quem me conhece também sabe .. é mocada para ali mocada para o outro lado mas ta sempre tudo bem , mais logo ja nem me lembro :D :D :D

So fico lixado e fico mesmo em tempo cheguei a deixar de postar por causa disso, quando metemos fotos o pessoal gosta sempre e comenta , quando meto algum problema ninguém me ajuda ... ainda não houve nenhum engenheiro aqui dos reef que me dissesse de o bolor consome oxigénio , mas agora também não preciso , ja me safei , é so por ai que as vezes o pessoal peca ...

mas tudo bem , vamos acompanhar a evolução dos leds do Rui e ver se desta é de vez amigo Rui ...

Epá Paulo,

A malta não comenta quando não sabe. Pelo menos é o meu caso. Mas o Marco Madeira representou bem o fórum.
Não fiques lixado que não vale a pena.

Abraços,
Rui

Mensagem 27/fev/2014, 14:36

Boas :D ,

Paulo Oliveira Escreveu:
... mas posso-te dizer que já vi muitooooooo Aquarios com LEDS mas olha que nunca vi nenhum que chegase aos que vi com T5 ... isso santa paciência , e não estamos a falar de fotos , estamos a falar de pedrada , de cores de tudo ... Continuo a dizer vejam por esse mundo fora , pessoal com 2 anos de leds a mudar de novo para T5 , não vos faltam exemplos ai , e não acredito que seja porque a conta da luz passou a ficar pequena demais ...

... Depois continuo a não ver um aqua com leds que se mantenha bom por mais de 6 meses , se reparares todo o pessoal que tem leds ou escondem os aquas para ninguém ver ou não sei ...

Epá Paulo só um pequeno comentário. Tens aí aquários muito bons e bem perto de ti só iluminados com LEDs

O Carlos Mota já tem de certeza o aquário dele à mais de 6 meses ...

Abraços,
Rui

Mensagem 27/fev/2014, 14:49

O do mota ja dei a minha opinião e incluaivé a ele .. eu goatava mais do aquario dele com t5 maa muitoooo mais ...

1 - carlos mota
Diz la mais aqui perto para ir visitar Rui ...

Enviado do meu SM-N9005 através de Tapatalk

Mensagem 27/fev/2014, 15:19

Grupo: Moderador Global Mensagens: 1048
Rui Manuel Gaspar Escreveu:
Boas :D ,

Paulo Oliveira Escreveu:
... mas posso-te dizer que já vi muitooooooo Aquarios com LEDS mas olha que nunca vi nenhum que chegase aos que vi com T5 ... isso santa paciência , e não estamos a falar de fotos , estamos a falar de pedrada , de cores de tudo ... Continuo a dizer vejam por esse mundo fora , pessoal com 2 anos de leds a mudar de novo para T5 , não vos faltam exemplos ai , e não acredito que seja porque a conta da luz passou a ficar pequena demais ...

... Depois continuo a não ver um aqua com leds que se mantenha bom por mais de 6 meses , se reparares todo o pessoal que tem leds ou escondem os aquas para ninguém ver ou não sei ...

Epá Paulo só um pequeno comentário. Tens aí aquários muito bons e bem perto de ti só iluminados com LEDs

O Carlos Mota já tem de certeza o aquário dele à mais de 6 meses ...

Abraços,
Rui

Venham dai esses aquários...

Rui já tive oportunidade de o próprio dizer que as T5 eram melhores que os leds...

A minha opinião sobe os leds e tenho tido oportunidade de acompanhar um aquário com talvez uma das melhores calhas do mercado, a Vertex no aquário do Quim, e quem conhece sabe, teve um aquário respeitável a nível mundial e isso com T5, e neste momento com a calha da Vertex não acho o aquário bom e de longe ser o que foi. No entanto nos azuis a Vertex é muito boa.

Vejo a malta gastar "rios de dinheiro" em DIY e calhas de leds em desculpa dos consumos e lâmpadas por trocar mas que se realmente se fizer contas da para ter T5 muito tempo, então se for Vertex ...upa upa

Venha la a malta dos dos leds defenderem-se :D

De momento só há um aquário que gosto com Leds e é o do V1.rotate

:-bd
Cump.
Anthony

Mensagem 27/fev/2014, 15:24

Paulo Oliveira Escreveu:
O do mota ja dei a minha opinião e incluaivé a ele .. eu goatava mais do aquario dele com t5 maa muitoooo mais ...

1 - carlos mota
Diz la mais aqui perto para ir visitar Rui ...

Enviado do meu SM-N9005 através de Tapatalk

Epá lembro-me desse e não sei onde moram as pessoas mas tens vários casos em Portugal. E podes sempre vir ver cá a casa o meu que já roda à 7 meses com LEDs aproveitas e vês o aquário do Ricardo Prata, do Marco Madeira, do João Tomás ...

Vens cá ver a Sunset mile, a ORA strawberrry, a ORA Borealis, a ORA Miami Orchid, a Lemonade e mais umas peças engraçadas que cá andam.

Tive vários desaires como deves ter acompanhado mas está tudo a recuperar e com imensa côr. Havias de ver a tua Stag verde. Os problemas que tive no aquário não tiveram a ver com iluminação mas sim com descontrole de parâmetros.

Mas deixas isto estabilizar ou não e passas por cá a beber uma jola quando vieres a LX ...

Abraços,
Rui

Mensagem 27/fev/2014, 15:40

Sim sempre tive muito curioso de ver esses aquários com leds , mas o único que vi foi o do Marco , com leds claro ,o do João tomas vi com T5 , mas gostava de ver com leds e o teu Também gostava de o ver com leds , pode ser que para breve consiga ver esses aquários que por ai andam escondidos ... ;) ;) ;)

Em relação aos Corais "gringo" , tens que ter calma amigo sabes que isso é americanisse a mais para mim , aqui so se mantêm histrix rosa e verdes :D :D :D

por acaso gostava de ver a Stag Verde , mas também gostava que a visses aqui para veres a cor que tem , sabes que neste ultimo mês consegui fazer uma coisa que nunca tinha conseguido em 2 anos , que era subir o potassio e dosear PIF em condições, nunca tinha tido mais do que 340 de potassio , neste momento tenho 400 e digo-te que as cores estão como nunca tiveram , tenho aqui umas icefire que nao são minhas que o azul até fere os olhos ... Bem como uma irmã de uma "Green Hazard" Lokani , nome inventado pelo Pedro Gomes que até te apagas .... mas é como te digo so vindo ca ver ... :D :D

Temos que combinar ai umas visitas ...

Abraço ..

Mensagem 27/fev/2014, 15:41

Boas :D

Paulo Oliveira Escreveu:
Temos que combinar ai umas visitas ...

Abraço ..

Ora ... Assim é que é falar ...

Abraços,
Rui

Mensagem 27/fev/2014, 15:44

Mas ó Anthony , o aquário do Andrew o Reef in the sky não tem T5 ??? andas desatento é que acho que os leds são só para brincarem as escondidas os peixes ...

Abraço

Mensagem 27/fev/2014, 15:48

Boas,

Paulo Oliveira Escreveu:
Mas ó Anthony , o aquário do Andrew o Reef in the sky não tem T5 ??? andas desatento é que acho que os leds são só para brincarem as escondidas os peixes ...

Abraço

O "reef in the sky" tem uma calha ATI Hybrida!

Sinceramente era o que eu gostava mas são muita caras ...

Abraços,
Rui

Mensagem 27/fev/2014, 15:49

Mas gostavas por causa dos leds ou das T5 ??? :D :D :D :ymdevil: :ymdevil: :ymdevil: :ymdevil:

Abraço

Mensagem 27/fev/2014, 15:51

Grupo: Fundadores Mensagens: 1384
Bem... voltámos ao mesmo. Como neste momento considero-me defensor de leds por isso aqui vai.
Já tive HQI, T5 e Leds. Todos tem vantagens e desvantagens. Em relação aos leds acho que funcionam bastante bem e vieram para ficar (enganem-se se pensam o contrário). No meu reef versão 4 é certo que não tive especies dificeis de manter, longe disso, pois andava a fazer experiencias com as Par38 e depois com as Kessil. Mas na minha opinião até não correu mal, dai apostar agora outra vez no mesmo tipo de iluminação para este novo aquário. Em dois anos para passar da primeira imagem para a segunda não me parece mal... e apenas com leds.
É certo que tive dissabores pelo meio, mas fruto de experiencias e a andar á procura da melhor combinação que queria de leds.

Imagem

Imagem

Deixo aqui uma foto da minha A. efflo que mesmo com T5 e com HQI nunca teve uma cor assim... e nesta imagem nem a Kessil tinha, era só Par38. A Kessil depois com a minha burrice literalmente queimou a efflo, lá está, a brincar aos leds.
Imagem

Este é apenas um exemplo que sim é possivel e sim leds puxa mais por umas cores que outras...

Quanto a aquarios decentes com leds (mesmo a nivel internacional) ainda é cedo pois andaram todos "a brincar aos leds" durante estes ultimos anos, mas acredito que daqui para a frente cada vez mais irão aparecer mais aquários espetaculares e com colonias brutais apenas com leds. Se quiserem perder tempo basta dar uma olhada na reefcentral neste tópico:
http://www.reefcentral.com/forums/showt ... 68&page=18
a partir da página 17 ou 18 salvo erro já se começa a ver coisas bastante interessantes e com muita qualidade. Existem milhentos exemplos de discussões como estas na net.

Quanto a aquários nacionais bons apenas com leds... lembro-me do Mota e do Ricardo Prata mas é capaz de haver mais e esses dois já tem mais que 6 meses de certeza. O João Tomás e o Rui mudaram agora... ainda é cedo. Quanto ao aqua estar melhor antes com T5 é discutivel...
Acredito que daqui para a frente mais apareçam. Isto parece o mesmo que aconteceu quando apareceram as T5 e ninguem acreditava que mantivessem sps. Mas depois de repente acabaram por "matar" as HQIs.

Na minha opinião leds ou gosta-se ou não se gosta. O real problema é que se quisermos ter tanta luz como tinhamos com HQI ou T5 queimamos tudo... aconteceu-me no passado e já me aconteceu no novo. Isto acontece pois quando olhamos para um aquário com leds a luz parece pouca, mas a intensidade com que chega ao coral e o PAR real é muito alto e acaba por queimar os corais se não tivermos cuidado. Só que para ter o aquário com sombras e a parecer meio apagado o pessoal não gosta... e toca de carregar com leds para diminuir sombras e para ocupar o aqua todo.
Para esse pessoal que não gosta disso, não optem por leds...

Paulo... penso que o pessoal tenta sempre ajudar. Não me lembro se já tiveste perguntas no teu tópico em que ninguem ajudou mas parece-me estranho. Eu pelo menos tento sempre estar atento e responder dentro daquilo que me é possivel como aconteceu com o caso das bolhas. Ainda continuo a procurar respostas e concelhos de amigos meus para tentar ajudar-te.

Mensagem 27/fev/2014, 16:03

Amigo Marco , não me refiro a ti , porque sempre me tentaste ajudar em tudo Tu o Prata o Mota, o Hugo o Rui Gaspar etc etc ... mas sei que há ai muito Eng. que percebe de bactérias e não foram capazes de dizer se o bolor consome ou não oxigênio , mas quando têm algum problema mandam PM´s a perguntar coisas , mas tudo bem , eu respondo a todos e sabes bem que a minha maneira de ver a cena é de uma forma descontraída e calma , e acabo por engolir em seco e ajudar .. mas a frente ... a solução estranha do oxigênio ja está explicada e expliquei para ti porque sei que gostas de "absorver" todo o conhecimento possível e então para que fique também registado está la explicado ...

em relação aos Leds , o teu aquário foi o único que conheci só com leds e gostei , se bem que fiquei com a ideia que fico sempre que com T5 estaria melhor ... por acaso não tenho aqui nenhuma efflo mas o Rui Vieira tem uma roxa e digo-te que com as T5 dele o Coral está Estupidamente Grande e Brutal a nível de cor ...

Outro ponto que referiste também é importante , a luz dentro do aquario .... a nivel pessoal nao gosto de aquários com pouca luz , e muito menos gosto do efeito dos leds na água , nas HQI sim gostava agora nos leds parece-me sempre exagerado ...

eu não digo que leds não sejam o futuro e nem digo que não mude , mas a mim parece-me difícil ....

Abraço ...

Mensagem 27/fev/2014, 17:28

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1893
Paulo Oliveira Escreveu:

Abraço

Neste momento está a usar as ATI Hibridas. T5 mais uns 200W de LEDS...
Coisa pouca :)
Abraço.
André Jorge Silva

Imagem

Mensagem 27/fev/2014, 17:59

Grupo: Utilizadores Mensagens: 461
Boas,

Os LEDs têm mais factores, ou até os mesmos, mas com maior peso, que as T5 e HQI. A questão da combinação de cores/espectro, as lentes e a distribuição face ao espaço...
Depois em relação a consumos também há mais para ter em conta...os LEDs normalmente têm um maior controle que permite uma maior poupança.

Paulo, estou de olho nestas calhas para o meu principal...aliás estou de olho em qualquer solução LED que compense a mudança...e o principal motivo é pura e simplesmente o de poupar no consumo...
A área do meu aqua é praticamente a mesma que a do teu: 190x65 vs 180x70
Como o Rui disse 3 já dá, mas penso que 4 é o nº mais aceitável.
Quanto ao bolor, também acho que se não houve respostas é porque a malta não sabe...acho eu...
Fiz uma pesquisa rápida no google e não encontrei info, mas penso que sendo bactérias que se dão num ambiente pobre em oxigénio (ou não =)) ), se consumirem alguma coisa penso que não será significativo ou auto matavam-se lol...ou então estou a dizer uma grande parvoíce... =))

Em relação ao aqua do Rui, eu vi a calha DIY dele e adorei a luz que dava ao aquário...era mesmo fixe! Tanto em cor, como na distribuição de luz e o PAR era o suficiente...vamos lá ver estas :)
Editado pela última vez por Ricardo Santos em 27/fev/2014, 23:12, num total de 1 vez.
Abraço
Ricardo Santos

www.ReefNatura.com
ReefNatura no facebook

Mensagem 27/fev/2014, 18:02

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1296
André Jorge Silva Escreveu:
Paulo Oliveira Escreveu:

Abraço

Neste momento está a usar as ATI Hibridas. T5 mais uns 200W de LEDS...
Coisa pouca :)

Essa é uma excelente calha, neste momento é o TOP da ATI... só que o preço.... upa upa.

Porque será que a ATI colocou lá os Leds :-?

Mensagem 27/fev/2014, 18:07

para fazer de moon light miguel ... :ymdevil: :ymdevil: :ymdevil:

Mensagem 27/fev/2014, 21:03

Grupo: Utilizadores Mensagens: 366
Paulo Oliveira Escreveu:
para fazer de moon light miguel ... :ymdevil: :ymdevil: :ymdevil:

Loooooooool =)) =)) =)) =)) =)) =)) =))

Muito bom Paulo..

Abraço

Mensagem 27/fev/2014, 22:45

Grupo: Fundadores Mensagens: 745

boas

cá vai mais um bitaite dos meus :D

o meu aquário tem leds vai fazer dois anos em Junho,se estou contente com eles? claro que sim :) e iluminação da minha nova loja vai ser exclusivamente de leds,se não acredita-se no leds jamais o faria
podem dizer,epá queres e vender leds =)) tretas
o melhor aquário de corais Sps que vi até hoje era de leds :D leds com 4 anos apenas de azuis e brancos,nada das mariquises que há agora de verdes/vermelos/UV

com a experiência destes últimos anos posso dizer que na minha ideia crescimentos/cores a iluminação tem apenas 25% de parte do sucesso

os próprios corais reagem de maneira diferente as diferentes iluminações,mas isso acontece seja T5\leds ou HQI
quanto a poupança isso a maior das vezes é treta,para quem comprar uma calha nova sem ter nenhuma,sim é uma coisa a pensar, agora depois de ter uma calha de T5, mudar a dizer que é por causo do consumo é treta
é exactamente a desculpa que se diz que se vai trocar de carro a gasolina para gasóleo pela economia
nós aquariofilistas gostamos de desafios e ter um bonito aquário de sps com leds hoje é um desafio como qualquer outro
sendo isso que a maior parte das vezes nos faz mudar

as calhas da ATI híbridas lançadas a dois anos não tiveram grande sucesso,acredito que vai ser descontinuada
já na altura não achei aquilo nem carne nem peixe,e tive razão pois acabaram e lançar uma nova só de leds
http://reefbuilders.com/2014/01/02/ati- ... led-light/

.
O valor das coisas não está no tempo que eles duram,mas na intensidade com que acontecem.
"por isso,existem momentos inesquecíveis ,coisas inexplicáveis e pessoas incomparáveis"

"Fernando Pessoa"

Cumprimentos

Carlos Mota

AnteriorPróximo

Voltar para Aquários dos Membros