Miguel Pinho Escreveu:
Eu não faço balling de Mg com doseadoras é à mão e na água de osmose de reposição.
No Ca e KH faço balling da Fauna marin com sais (Cloreto de Ca e Bicarbonato de Na)
Ca está com 12ml de 4h em 4h
KH está com 32ml de 4h em 4h
Boas Miguel,
Isso dá 72ml da solução de Cálcio e 128ml da solução de Carbonatos por dia, certo?
O meu sistema tem litragem do aquário principal ligeiramente inferior, e também em termos de corais um pouco menos povoado em geral, e aqui recentemente estava a dosear 25ml de Cálcio e 100ml de Carbonatos por dia. Entretanto subi ligeiramente as doses (30ml Cálcio e 120ml Carbonatos / dia).
Acho que no geral as nossas doses de Carbonatos estão próximas. Em relação ao Cálcio, não tenho a certeza do que vou referir, mas a ideia que tenho é que as soluções de Cálcio e Carbonatos deverão tender a serem doseadas aproximadamente na proporção de Solução Kh = 4 x Solução Ca. Isto porque na preparação das soluções de 5 litros, para o Kh usamos 500 gramas dos "pós" e para o Cálcio usamos 2kg, ou seja, cerca de 4 vezes mais, daí que no doseamento da solução de Kh se compense com 4 vezes a quantidade de Ca em mililitros. Mas não tenho a certeza desta regra, pessoal com mais experiência/conhecimentos poderia confirmar.
E o Magnésio também não estou a dosear automaticamente. Desde o problema com uma das bombas da doseadora, precisamente do Magnésio, desliguei esse canal, e os consumos são muito lentos, passando uma, duas semanas, sem descidas significativas.