Olá Nuno e Marfas, deixo abaixo alguns comentários, relativamente ao material em si.
1 escumador resun sk-300: Capacidade até 95 lts, e no entanto duvido que seja eficaz até à litragem mencionada.
1 bomba circulação wave maker 1000 lt/h (não indicaram marca): 1 bomba de circulação de 1000lts é de todo é insuficiente, nem que seja para garantir que conseguimos ter circulação por todo o áquario evitando cianos e afins, também para que seja possível levantar a matéria orgânica de modo a que esta seja levada até ao escoamento para a sump. Pelo que não consideraria menos que duas sun sun 3000, cada uma custa cerca de 15€ numa loja, e existe sempre a possibilidade de as comprar em 2ª mão.
1 filtro interno (não indicaram marca): Para quê, só se for para cerâmicas, carvão e resinas anti fosfatos, de resto de nada serve. A não ser para acumular nitratos.
iluminação colocar 4 barras de led (5630) de 50cm, 2 brancas e 2 azuis...: será suficiente para moles ? Sinceramente não posso afirmar que não dá, apesar de julgar que não. Mas nada como experimentar.
areão areao de coral 5kg (não indicaram marca): Para o aqua em questão, parece-me que chega, no entanto parece-me que foi colocada mais do que a quantidade mencionada, e perante o resto do equipamento, creio que se poderá tornar uma bomba relógio, não tendo circulação suficiente ira depositar-se muita matéria em todo este areão.
2 kg de rocha viva (não indicaram marca): Rocha viva tratando de do filtro biológico, 2 kg serão insuficientes, a não ser que existam BOAS TPAS.
sal 3,5kg (não indicaram marca): Sal para 105 Lts, aproximadamente ! Quantos litros tem este aquario? Depois de encher o que sobra?
Um aquário de agua salgado não é de todo elitista, ou melhor só será se nós assim o entendermos.
Mas é como em tudo na vida
Eu também comecei com um áquario de 120 lts sem sump, e partilho da tua opinião, estava mais estável, mais bonito e com um look mais natural que muitos aquários de milhares de euros que por aí vemos.
Contudo os cuidados eram bem maiores, assim como as limitações. Sabemos que por vezes por mais uns trocos, repara não digo centenas, mas mais uns trocos, é-nos possível alterar algum equipamento que seja mais proveitoso para nós e para os animais que queremos manter com saúde. Por vezes até acabamos a gastar o mesmo, apenas temos é de fazer escolhas mais conscientes e ter em mente as ditas limitações.
Um aquario marinho é mais caro? É
Gasta-se mais na sua manutenção? SIM
Requer mais conhecimentos sobre aquariofilia? SIM
Dá mais trabalho? DÁ
Penso que relativamente ao material acima, já expressei a minha opinião, falta só comentar uma questão….
Começamos sempre por dizer…..ah e tal apenas quero manter corais moles….até um dia em que nós ou os nossos familiares vêm um LPS e pimba, lá o compramos….num instante estamos a comprar SPS. Ok dou a palmatória, que seja só LPS, que acredito que mais mês menos mês irá entrar nesse aquario, uma Euphilia, uma Caulestrea, etc…
No aquario que tive, o tal de 120 litros era um Red Sea, que também tem 50/55 cm de altura. Tive de moles, LPS e SPS, até acroporas e sem problemas de maior, mas na base tinha os moles, e verificava que algums se começavam a “esticar” em direção à luz, pelo que se pode concluir que andavam à procura de mais luz.
É legitimo cada um avançar com o que pode, apenas não posso é compreender como alguém (loja) aconselha o equipamento acima, sem ser com o intuito de ganhar uns trocos à pala de alguém que não tem experiência ou que no momento em causa, não possa despender de um plafond um pouco mais alto.
Contudo e o mais importante, é que estamos todos aqui para ajudar, e que uns conselhos melhores, ou outros menos, o Marfas consiga aprender e ter forma de conseguir fazer as escolhas o mais corretas possiveis.
Um abraço a todos