Fórum Aquariofilia Marinha Novo no hobby primeiro aquário marinho

primeiro aquário marinho

Se você é novo no hobby e gostaria de ter alguma atenção personalizada, este é o fórum para postar suas perguntas.
Mensagem 13/ago/2014, 00:24

Grupo: Utilizadores Mensagens: 57
Boa noite,

Após ter montado 3 projectos de aquarios plantados decide tentar salgados.
O aquário que será transformado é um aquário de canto com as medidas 60*60*55 altura.
(Acaba por fazer um triângulo de 90 graus)
Pelo k li devo ir para os corais moles por serem mais faceis de manter. Pelo k li tambem devo retirar a tampa do aquário e a biobox.

e agora começa as minhas dúvidas para alem do aquecedor qur ja tenho o k preciso mais?

Que layouts me aconselhavam?
Obrigado

imagem do aquario:
Imagem

Mensagem 15/ago/2014, 16:09

Boa tarde,

Pelo que verifico parece que não chamei a atenção a ninguem sobre o aquario.

Pois bem finalmente recebi um orçamento:

1 escumador resun sk-300
1 bomba circulação wave maker 1000 lt/h (não indicaram marca)
1 filtro interno (não indicaram marca)
iluminação colocar 4 barras de led (5630) de 50cm, 2 brancas e 2 azuis...
areão areao de coral 5kg (não indicaram marca)
2 kg de rocha viva (não indicaram marca)
sal 3,5kg (não indicaram marca)

qual a vossa opinião?

Obrigado,

Mensagem 15/ago/2014, 16:30

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1053
Olá sê bem vindo ao mundo dos salgados.

Aquilo que te posso dizer é que a maioria desse material que te propuseram, não é minimamente indicado para um aquário de recife.

Já que és da Feira, o que te posso aconselhar é uma visita ao Fragário do Norte (Lobão/Feira), onde seguramente encontrarás o melhor aconselhamento e apoio para um inicio nesta área.

Fala com o Carlos Mota e vais fazer seguramente um excelente arranque e agradece teres uma loja assim na tua vizinhança.

Abraço e boa sorte para o projecto; não poupes no arranque para não teres que investir duas vezes.
Enviado pelo meu computador através dos meus dedinhos

Mensagem 15/ago/2014, 18:17

Grupo: Utilizadores Mensagens: 291
Concordo a 100% com o Cesar. Esse aquário não é adequado e o material deixa um pouco a desejar. A iluminação com Leds smd esquece.
Neste âmbito dos reefs, acontece querermos improvisar com material menos adequado e depois acabamos por gastar duas vezes.
Fala com o Carlos Mota.

Cumps

Mensagem 17/ago/2014, 13:19

Grupo: Utilizadores Mensagens: 512
Boas Marfas.

Sem querer ser muito critico, muda de " fornecedor ", o material que te indicaram de nada serve, fica muito aquem do que necessitas para montar um reef.

Pessoalmente sempre tive uma maxima, quando procuro uma loja, espero sempre que quem esteja atras do balcao saiba mais do que eu, uma loja fisica devera servir nao so para vender mas como tambem para nos ajudar e aconselhar.

Caso contrario optaria por comprar online, onde normalmente os precos sao mais baixos.
E a julgar pelo material orcamentado foste mal aconselhado, mesmo que tenha existido algum limite monetario.

Tens boas lojas a nivel nacional com pessoal com bastante experiencial, tens o fragario do norte, tens a aqua hobby, tens a aquafish tens a 100 escamas, que se encontram de norte a sul. Garantidamente de que deve haver mais, mas apenas falo do que conheco e confio.

Mas em primeiro lugar vai lendo os varios topicos existentes neste forum, de forma a perceberes o que queres montar, ate onde podes ir monetariamente e depois junto do uma loja poderas entao explicar o que queres realmente que garantidamente este te vao ajudar.

So assim poderas poupar dissabores, seja monetariamente seja na mortalidade dos animais.

Abraco e boas leituras e sempre que precisares de ajuda, ha-de haver aqui alguem pronto para tal.

Mensagem 23/set/2014, 22:26

Boa noite,

Após algum tempo de estudo e de vários posts em outros foruns, encontrei uma pessoa que é pró em salgados.
dessa forma comecei o projecto, mantive o aquario, que é um aquario panoramico. furei o mesmo como o carlos mota me tinha indicado, coloquei uma sump.

Material que tem o aquario, neste momento:
areão de coral
wave maker 2000litros hora
bomba de retorno de 2000 litros hora
escumado tmcv2 para 200 litros.

o aquario neste momento já tem 120 litros de água.
deixo aqui algumas fotos:
teste da iluminaçao:
Imagem
Fiz o furo para a sump:
Imagem

Fotos dos led's:
Imagem

Foto do interior do aquario:
Imagem

Após ter colocado a água:
Imagem
Imagem

Aquario visto de cima
Imagem

Furo do aquario com a mostragem da mangueira:
Imagem
Imagem

Mensagem 23/set/2014, 22:30

Esqueci-me de mencionar que mandei fazer uma calha que ficará com os led's (4 barras de 50 cm de led smd 5630), contudo a mesma tem altura e espaço para se colocar 2 t5 se necessário. a ideia será tentar arrancar com os led's e se verificar que tem pouca luz colocar as t5.

Sejam criticos sobre o projecto.

Obrigado

Mensagem 23/set/2014, 22:36

Grupo: Utilizadores Mensagens: 466
Eu no teu caso, não teria feito o furo lateral. Teria feito coluna a ocupar o canto da parede. Três furos de 1" cada, penso que chegaria para o teu sistema. Dois de escape e um de admissão.
Assim não ficarias ai com esse "..." coiso azul

A iluminação penso que mesmo para moles vai ser um pouco debil.

Mensagem 23/set/2014, 22:43

eu tirei a foto com o aquario fora do sitio, é obvio que não junta a parede, fica um espaço de uns 10cm, mas também não a grande stress...
quanto a iluminação não concordas que se estiver debil, ao colocar 2 t5 resolvo o problema de vez?

já agora e o resto do material, achas que chega?
Obrigado,

Mensagem 23/set/2014, 22:52

Marfas Escreveu:
eu tirei a foto com o aquario fora do sitio, é obvio que não junta a parede, fica um espaço de uns 10cm, mas também não a grande stress...
quanto a iluminação não concordas que se estiver debil, ao colocar 2 t5 resolvo o problema de vez?

já agora e o resto do material, achas que chega?
Obrigado,

Esses led's apenas estão ai para veres os peixes. Penso que os corais não vão sentir-se bem com eles. É preferivel colocares só T5.

Com as lampadas tens que as trocar de 12 em 12 meses.

O escumador opta por um superior. Estives-te no fragário, podias ter pedido ajuda ao Sr. Mota e ele indicava-te tudo direitinho. ;)

Gasta dinheiro uma só vez.

Mensagem 23/set/2014, 23:08

Estive com o Sr. Mota que foi muito atencioso e explicou-me tudo ao pormenor...
optei por este uma vez que não tinha disponibilidade financeira para ir para o que ele me indicou.... acho que dá uma resposta considerável...se vir que com peixes e outros começa a fracassar então penso numa alternativa...
sim concordo contigo quando dizes que devemos que gastar o dinheiro apenas uma vez...e por isso demorei quase 2 meses para começar a montar... tenho vindo a fazer as coisas com calma e principalmente olhando para o mercado...
mas como é obvio senhores como o sr. mota têm mais do que fazer do que andar-me a aturar a perguntar sobre a qualidade dos materiais...dessa forma optei para iniciar pelo escumador que indiquei...

Obrigado

Mensagem 24/set/2014, 09:25

Grupo: Utilizadores Mensagens: 109
bom dia marfas! eu estou numa situaçao parecida com a tua! também tenho um cubo com 130 litros que precisa de algumas alteraçoes! pelo que tenho visto nos foruns, nacionais e estrangeiros, existem muitos nano reefs e bonitos! vejo mais nos foruns estrangeiros, e consegues ver bem no youtube os equipamentos e os setups a funcionar e ter uma ideia! eu tenho pesquisado e ouvido algumas opinioes de quem ja anda nisto a algum tempo! corrijam me se estiver enganado, mas a minha ideia é que em portugal, utilizam se aquarios maiores e nao ligam muito aos nano reefs! vou acompanhando o teu topico! boa sorte com isso! abraco

Mensagem 24/set/2014, 09:41

Grupo: Fundadores Mensagens: 234
Bom dia,
Vou deixar aqui a minha opiniao...em portugal existe a ideia de que aquariofilia marinha é um hobby elitista e como tal as pessoas pensam que se deve ter um aquario grande, com equipamento topo etc....
O meu primeiro aquario foi um de 100lt uteis com um escumador tmc v2 120 nano e sem sump. Se o equipamento era fraco ou nao, isso é subjectivo porque fazia uma manutencao muito rigorosa ao aquario e tinha melhor aspecto que muitos que vejo na internet com equipamentos xpto.
Acho que as pessoas devem experimentar o nosso hobby tendo muito ou pouco dinheiro para tal..este hobby tem material para todos, ate para aqueles que qrem um sistema xpto a custar fortunas so pq assim sao os unicos a ter. Nao é cortando as pernas a quem quer comecar que este hobby evolui, porque com novas pessoas aparecem novas ideias e novos metodos.
Cumps

Mensagem 24/set/2014, 10:25

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4466
Boas,

Nuno Moreira Escreveu:
Bom dia,
Vou deixar aqui a minha opiniao...em portugal existe a ideia de que aquariofilia marinha é um hobby elitista e como tal as pessoas pensam que se deve ter um aquario grande, com equipamento topo etc....
O meu primeiro aquario foi um de 100lt uteis com um escumador tmc v2 120 nano e sem sump. Se o equipamento era fraco ou nao, isso é subjectivo porque fazia uma manutencao muito rigorosa ao aquario e tinha melhor aspecto que muitos que vejo na internet com equipamentos xpto.
Acho que as pessoas devem experimentar o nosso hobby tendo muito ou pouco dinheiro para tal..este hobby tem material para todos, ate para aqueles que qrem um sistema xpto a custar fortunas so pq assim sao os unicos a ter. Nao é cortando as pernas a quem quer comecar que este hobby evolui, porque com novas pessoas aparecem novas ideias e novos metodos.
Cumps

Epá ... não concordo contigo.
Não acho nada que seja um hobby elitista.

Dos melhores aquários que conheci foi um célebre aquário com escumador de pedra difusora e sem sump (Mr. Marco Madeira number 2)

Eu quando estava aflito financeiramente contentei-me com um aquário pequeno com equipamento considerado de treta e aguentou-se bem ...

O problema é que a malta geralmente quer dar um passo maior que a perna e ter corais SPS todos XPTO e com umas cores brutais e tal ... E isso é dificil sem equipamento adequado (repara que não digo XPTO. Digo adequado)

O que costumo dizer é que as pessoas deviam adequar o aquário à carteira e não o contrário.
Por isso geralmente antes de recomendar ou opinar sobre equipamento pergunto o que é que é esperado do aquário, pergunto qual a motivação para a manutenção e inclusivamente dou alternativas com material XPTO e material menos XPTO ...

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 24/set/2014, 10:40

Grupo: Fundadores Mensagens: 234
Boas Rui,
Acho que me entendeste mal. Eu nao acho o hobby elitista, muito longe disso. Apenas tentei dizer que as pessoas o tentam fazer passar por elitista.
Abraco

Mensagem 24/set/2014, 14:05

Boa tarde,

O que pretendo do aquario, simples: corais moles...uns dois ou três peixes (o chamado o nemo e a dory) com as crianças o chamam e gostam.

manutenção posso fazer mesma todas as semanas como de 15 em 15 dias...não tenho stresses sobre isso e a maria está a gostar do projecto logo também me está acompanhar e ajudará na manutenção se necessário.

Recebi opiniões sobre o areão que deveria de retirar parte do mesmo, principalmente o fino, qual a vossa opinião?

Obrigado,

Mensagem 24/set/2014, 21:34

Teste há iluminação do aquario, ainda sem calha...

Imagem
Imagem
Imagem

Qual a vossa opinião, chega para corais moles?

Mensagem 24/set/2014, 22:45

Eu também comecei a dizer que só queria moles. Acontece que acabas sempre por querer mais.

Quanto ao número de peixes, deixas-me logo com duvidas quanto ao resto do projecto. Ninguém consegue ter apenas dois ou três peixes. :D Daí ser importante investires num escumador superior. (escumador também serve para oxigenar a água)

Quanto à iluminação, tudo tem a ver com o espectro dela. Porque há iluminação a custar 2000€ e outra apenas 200? Factor bling bling?

É como usares uns oculos dos marroquinos ou uns de marca a sério. Ambos escuressem a visão, filtrando raios etc. Com uns chegas ao fim do dia com dor nos olhos. Adivinha quais.

Mensagem 24/set/2014, 23:29

Vitor eu tenho que acreditar que consigo manter o projecto com dois ou três peixes senão a maria vai-me dar nas orelhas...:)

Deixa-me começar e deixa-me ganhar um pouco de ânimo...pois tenho levado tanto na cabeça sobre o projecto..que já me fez pensar por várias vezes desistir..senão fosse um rapaz amigo Júlio Maia a puxar pelo projecto e por vezes a mostrar que afinal há luz acho que já tinha desistido...

acho que um grande problema para quem começa ou quer começar, é a ideia do "monstro" que se vende que é os marinhos... espero conseguir demonstrar que os marinhos não são monstros.. que com algum trabalho e com paciência tudo se consegue...

Quanto ao escumador, luz e areão que tanto me deram na cabeça em outros sitios...
escumador vou começar com este que dá resposta se vir que começa a fraquejar mudo...señ mantenho...
luz vou começar com led's contudo se vir que os corais moles precisam de mais vou colocar 2 t5...a calha está a ser preparada tem espaço para levar com mais 2 t5...mandei fazer assim de preposito.
areão vou tentar retira o fino...ñ prometo tirar todo pois vai ser dificil, mais maior parte...

Mensagem 25/set/2014, 22:54

Grupo: Utilizadores Mensagens: 512
Olá Nuno e Marfas, deixo abaixo alguns comentários, relativamente ao material em si.

1 escumador resun sk-300: Capacidade até 95 lts, e no entanto duvido que seja eficaz até à litragem mencionada.

1 bomba circulação wave maker 1000 lt/h (não indicaram marca): 1 bomba de circulação de 1000lts é de todo é insuficiente, nem que seja para garantir que conseguimos ter circulação por todo o áquario evitando cianos e afins, também para que seja possível levantar a matéria orgânica de modo a que esta seja levada até ao escoamento para a sump. Pelo que não consideraria menos que duas sun sun 3000, cada uma custa cerca de 15€ numa loja, e existe sempre a possibilidade de as comprar em 2ª mão.

1 filtro interno (não indicaram marca): Para quê, só se for para cerâmicas, carvão e resinas anti fosfatos, de resto de nada serve. A não ser para acumular nitratos.

iluminação colocar 4 barras de led (5630) de 50cm, 2 brancas e 2 azuis...: será suficiente para moles ? Sinceramente não posso afirmar que não dá, apesar de julgar que não. Mas nada como experimentar.

areão areao de coral 5kg (não indicaram marca): Para o aqua em questão, parece-me que chega, no entanto parece-me que foi colocada mais do que a quantidade mencionada, e perante o resto do equipamento, creio que se poderá tornar uma bomba relógio, não tendo circulação suficiente ira depositar-se muita matéria em todo este areão.

2 kg de rocha viva (não indicaram marca): Rocha viva tratando de do filtro biológico, 2 kg serão insuficientes, a não ser que existam BOAS TPAS.

sal 3,5kg (não indicaram marca): Sal para 105 Lts, aproximadamente ! Quantos litros tem este aquario? Depois de encher o que sobra?

Um aquário de agua salgado não é de todo elitista, ou melhor só será se nós assim o entendermos.
Mas é como em tudo na vida :))

Eu também comecei com um áquario de 120 lts sem sump, e partilho da tua opinião, estava mais estável, mais bonito e com um look mais natural que muitos aquários de milhares de euros que por aí vemos.
Contudo os cuidados eram bem maiores, assim como as limitações. Sabemos que por vezes por mais uns trocos, repara não digo centenas, mas mais uns trocos, é-nos possível alterar algum equipamento que seja mais proveitoso para nós e para os animais que queremos manter com saúde. Por vezes até acabamos a gastar o mesmo, apenas temos é de fazer escolhas mais conscientes e ter em mente as ditas limitações.

Um aquario marinho é mais caro? É
Gasta-se mais na sua manutenção? SIM
Requer mais conhecimentos sobre aquariofilia? SIM
Dá mais trabalho? DÁ

Penso que relativamente ao material acima, já expressei a minha opinião, falta só comentar uma questão….
Começamos sempre por dizer…..ah e tal apenas quero manter corais moles….até um dia em que nós ou os nossos familiares vêm um LPS e pimba, lá o compramos….num instante estamos a comprar SPS. Ok dou a palmatória, que seja só LPS, que acredito que mais mês menos mês irá entrar nesse aquario, uma Euphilia, uma Caulestrea, etc…

No aquario que tive, o tal de 120 litros era um Red Sea, que também tem 50/55 cm de altura. Tive de moles, LPS e SPS, até acroporas e sem problemas de maior, mas na base tinha os moles, e verificava que algums se começavam a “esticar” em direção à luz, pelo que se pode concluir que andavam à procura de mais luz.

É legitimo cada um avançar com o que pode, apenas não posso é compreender como alguém (loja) aconselha o equipamento acima, sem ser com o intuito de ganhar uns trocos à pala de alguém que não tem experiência ou que no momento em causa, não possa despender de um plafond um pouco mais alto.

Contudo e o mais importante, é que estamos todos aqui para ajudar, e que uns conselhos melhores, ou outros menos, o Marfas consiga aprender e ter forma de conseguir fazer as escolhas o mais corretas possiveis.

Um abraço a todos :)

Próximo

Voltar para Novo no hobby