César Silvério Escreveu:
Olá Gonçalo,
Concordo contigo, não tenho a certeza pela foto de não ser crypto, embora a morte rápida possa apontar para Brooklynella, mas de qualquer maneira o banho poderá e deverá ser de água doce e com a duração mínima de 15 minutos; se um palhaço não aguentar este tratamento é porque provavelmente já não está em estado de recuperar com nada.
Banhos com água acima de 1.014, não adiantam, na minha opinião, para o fim a que se destinam: fazer saltar os parasitas.
E façam quarentenas, ou no mínimo dêem banhos prolongados de água doce, pelo menos aos palhaços.
Abraço
A foto que foi inserida foi um exemplo de Brooklynella, a doença que o bucanero poderá ter pode ser Marine Velvet (Amyloodinium ocellatum) que é altamente mortal. Contudo o bucanero indica que os peixes estão a morrer são nomeadamente os peixes palhaços. O que também poderá trazer um diagnostico errado, visto os restante habitantes serem Chromis Viridis (mais resistentes ao MV do que os Palhaços).
Qualquer das formas, banhos de água doce, não cura a doença se o voltares a inserir no aquário principal, vai sempre piorar.
O tratamento na quarentena deverá ser feito com Cobre caso seja MV, visto a hiposalinidade pouco fazer ao mesmo.
Quarentena dos vivos (transportam a doença apesar de não manifestarem), e período sem peixes durante 6 semanas no mínimo para o MV e 10 Semanas no mínimo caso seja icto.