Fórum Aquariofilia Marinha Novo no hobby ICTIO ... MayDay... MayDay... MayDay...

ICTIO ... MayDay... MayDay... MayDay...

Se você é novo no hobby e gostaria de ter alguma atenção personalizada, este é o fórum para postar suas perguntas.

Grupo: Utilizadores Mensagens: 112
Bom dia,
Como podem perceber, tenho um problema de ictio no meu nano.
Já me morreram 2 "Amphiprion ocellaris" (palhaço vulgar) e 1 "Amphiprion frenatus" (palhaço tomate), vai pelo mesmo caminho.
Até agora o procedimento foi aos Amphiprion ocellaris, banho de 5 minutos com solução de "Oodinol". Não resistiram... morreram os 2.
Hoje reparei que o "palhaço tomate" também tem os mesmos sintomas... Dei-lhe um banho na mesma solução, mas de 10 minutos... Vou esperar.
O que posso mais fazer?
Tenho no aquário mais 2 "Chromis viridis", mas não têm qualquer sintoma...
Quais o/os procedimentos adequados a ter?
Preciso de ajuda em curto espaço de tempo!
Obrigado.

Grupo: Utilizadores Mensagens: 385

bucanero Escreveu:
Bom dia,
Como podem perceber, tenho um problema de ictio no meu nano.
Já me morreram 2 "Amphiprion ocellaris" (palhaço vulgar) e 1 "Amphiprion frenatus" (palhaço tomate), vai pelo mesmo caminho.
Até agora o procedimento foi aos Amphiprion ocellaris, banho de 5 minutos com solução de "Oodinol". Não resistiram... morreram os 2.
Hoje reparei que o "palhaço tomate" também tem os mesmos sintomas... Dei-lhe um banho na mesma solução, mas de 10 minutos... Vou esperar.
O que posso mais fazer?
Tenho no aquário mais 2 "Chromis viridis", mas não têm qualquer sintoma...
Quais o/os procedimentos adequados a ter?
Preciso de ajuda em curto espaço de tempo!
Obrigado.

Boas,

Consegues tirar fotos? Pelo que descreves, não me parece ictio...

Cump
Imagem

Grupo: Utilizadores Mensagens: 355
Assegura a boa qualidade da água e uma temperatura bem constante.

Eu não gosto muito dos tratamentos de cobre. Acho sempre preferível um banho de água doce (mesma temperatura e mesmo ph) do que isso. Nunca tive bons resultados com os banhos de cobre.

Ainda assim, há que ter muito cuidado com estes uma vez que o oxigénio na água diminui muito com estes produtos, sendo por isso necessário garantir uma boa oxigenação da água no período do banho.

tens corais e invertebrados no aquário?
Imagem

Boa tarde Bruno...
Os sintomas que apresentam são tipo uma camada de veludo ou pó branco, ... pontos brancos e as barbatanas tipo "ratadas"...
Se não for Ictio, o que poderá ser...? Parece que só ataca os "palhaços"...!

Gonçalo, sim. Tenho vários corais no aquário e parecem todos bem de saúde...
Alguma recomendação?
O "palhaço tomate" após o banho com cobre, parece que tem muito menos "pintas"...! Mas não come.

bucanero Escreveu:
Boa tarde Bruno...
Os sintomas que apresentam são tipo uma camada de veludo ou pó branco, ... pontos brancos e as barbatanas tipo "ratadas"...
Se não for Ictio, o que poderá ser...? Parece que só ataca os "palhaços"...!

Gonçalo, sim. Tenho vários corais no aquário e parecem todos bem de saúde...
Alguma recomendação?
O "palhaço tomate" após o banho com cobre, parece que tem muito menos "pintas"...! Mas não come.

Olá,

Pois, isso não é ictio. O Ictio não mata tão facilmente e rapidamente.

O que tens é Brooklynella. Uma doença que afecta principalmente os peixes palhaços com mortes bastante rápidas depois da identificação da mesma.

Aconselhava-te a retirar todos os peixes que tens no aquário e fazer quarentena aos mesmos (tratamento com cobre, sem hiposalinidade).

Deixava o aquário principal sem peixes no mínimo 6 semanas.

Após esse período não deverás ter mais problemas.

A proxima vez que comprares peixes palhaços, faz quarentena.

http://saltaquarium.about.com/od/ichpar ... ynella.htm

Imagem

Boa sorte.

Abc
Imagem

Sim, era este o aspecto dos peixes antes de morrerem...

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1053
Bucanero,

Se for Brooklynella, podes tentar, no peixe afectado, dar um banho de água doce/osmose, com o mesmo ph e temperatura, durante um mínimo de 15 minutos, mas convém fazer o que o Bruno recomendou ao aquário principal e fazer quarentena, ou no minimo o banho de água doce a futuras entradas, sobretudo a palhaços ( a outros peixes 10 minutos pode ser suficiente).

Abraço
Enviado pelo meu computador através dos meus dedinhos

Grupo: Utilizadores Mensagens: 355
Não fazia a aposta assim tão forte nesse diagnóstico.

Não digo que não o seja mas, o cryptocarium das vezes que vi afectarem Peixes Palhaços sempre ficou com esse aspecto.
Não sei se será do muco da pele deles que origine uma reacção diferente...

Já tive assim um palhaço e que acabou por recuperar sem qualquer tratamento...

De qualquer maneira, por agora concordo com o César e apostava num banho de água doce(não gosto do cobre).

Quando os peixes estão muito muito afectados, aconselho esses mergulhos serem numa primeira fase com metade água doce e metade água do aquário origem e só num 2º ou 3º banho ser água completamente doce. Isto porque já me aconteceu dar um banho a um peixe bastante afectado e 10 min depois estava morto.
Imagem

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1053
Olá Gonçalo,

Concordo contigo, não tenho a certeza pela foto de não ser crypto, embora a morte rápida possa apontar para Brooklynella, mas de qualquer maneira o banho poderá e deverá ser de água doce e com a duração mínima de 15 minutos; se um palhaço não aguentar este tratamento é porque provavelmente já não está em estado de recuperar com nada.

Banhos com água acima de 1.014, não adiantam, na minha opinião, para o fim a que se destinam: fazer saltar os parasitas.

E façam quarentenas, ou no mínimo dêem banhos prolongados de água doce, pelo menos aos palhaços.

Abraço
Enviado pelo meu computador através dos meus dedinhos

César Silvério Escreveu:
Olá Gonçalo,

Concordo contigo, não tenho a certeza pela foto de não ser crypto, embora a morte rápida possa apontar para Brooklynella, mas de qualquer maneira o banho poderá e deverá ser de água doce e com a duração mínima de 15 minutos; se um palhaço não aguentar este tratamento é porque provavelmente já não está em estado de recuperar com nada.

Banhos com água acima de 1.014, não adiantam, na minha opinião, para o fim a que se destinam: fazer saltar os parasitas.

E façam quarentenas, ou no mínimo dêem banhos prolongados de água doce, pelo menos aos palhaços.

Abraço

A foto que foi inserida foi um exemplo de Brooklynella, a doença que o bucanero poderá ter pode ser Marine Velvet (Amyloodinium ocellatum) que é altamente mortal. Contudo o bucanero indica que os peixes estão a morrer são nomeadamente os peixes palhaços. O que também poderá trazer um diagnostico errado, visto os restante habitantes serem Chromis Viridis (mais resistentes ao MV do que os Palhaços).

Qualquer das formas, banhos de água doce, não cura a doença se o voltares a inserir no aquário principal, vai sempre piorar.

O tratamento na quarentena deverá ser feito com Cobre caso seja MV, visto a hiposalinidade pouco fazer ao mesmo.

Quarentena dos vivos (transportam a doença apesar de não manifestarem), e período sem peixes durante 6 semanas no mínimo para o MV e 10 Semanas no mínimo caso seja icto.
Imagem

Voltar para Novo no hobby