Boa noite pessoal. Sou o Décio, e quero também voltar a este vicio tramado, esta paixão em comum, este Hobby que é ter um "pedaço" de Oceano em casa. Sei que é mais "um novo tópico" , porém, cada inicio, cada novo iniciante, cada aquário terá as suas caracteristicas, e é diferente nunca sendo igual pra todos por diversos motivos (financeiros, pessoais, entre outros). Venho por este meio demonstrar as minhas intenções e o que pretendo pra montar o meu aqua, daí vir desta forma pedir ajuda, sugestões, criticas, opinioes melhorias a fazer entre outros aos membros, os mais e os menos experientes e entendidos, pois todas contam e são bem vindas. Visto que eu sou iniciante e como vou querer montar tudo de novo, preciso de umas dicas.
Tenho lido e pesquisado bastante, (quer por revistas, net, fórum,... ), mas tenho ainda mtas duvidas as quais passo a citar.
Eu quero montar um sistema e pensei num aqua com as seguintes dimensoes:
1ª opção 100 x 40 x 50
2ª opção 120 x 40 x 50
3ª opção 120 x 50 x 50
De notar que em todos os casos são de vido de 6mm ou de 8mm, já não me recordo.
Sump 60 x 30 x 30 ou 80 x 40 x 40
qual a dimensão mais indicada tendo em conta as dimensões do aqua anteriormente apresentado.
- Iluminação não sei ainda, mas do que tenho visto pensei em 2 x Kessil A 360
- Escumador um Bubble Magus 7
- Areão ou o sugar size ou a areia de coral ( qual a dimensão e/ou quantidade, 2 cm como o normal, ou fazer uma DSB "Deep Sand Bed", colocar ambas em 2 camadas ou não se faz isso.
- 30 a 40 Kgs de Rocha (se calhar até menos)
- Bomba de retorno de 2000 l/h Jebao ou Eheim compact 3000 ou um Rio + 3100 (será fraca, tendo em conta que quero aqua a cerca de 1m do chao)
- Aquecimento 1 x 300w + 1 x 150w
- Circulação interna
gostava de pôr 1 x Ecotech MP 10 e uma MaxpectGyre (será pouco será melhor mais? tendo em conta do que li igual ou superior a 40 x o volume de água).
- Possivelmente filterbag, mas estou a estudar ainda se coloco ou não, e se vir a colocar estou indeciso entre pô-lo na entrada pra sump, ou se na saida do escumador, tendo em conta que não é desejável o uso de lãs nos recifes por causa da quantidade de matéria orgânica que fica retida.
Estou tb indeciso se coloco divisões na sump ou não, e se coloco rocha viva e areao nela. Ceramicas tinha pensado em não colocar.
Pra já é o que tenho em mente, se me poderem ajudar dado os vossos conhecimentos e experiências, se será viável, em termos de filtração, se convem substituir por outros ou se é suficiente.
Cumprimentos Décio