Fórum Aquariofilia Marinha Novo no hobby Iniciação no Hobby

Iniciação no Hobby

Se você é novo no hobby e gostaria de ter alguma atenção personalizada, este é o fórum para postar suas perguntas.
Mensagem 14/dez/2014, 22:12

Grupo: Utilizadores Mensagens: 4
Boa noite pessoal. Sou o Décio, e quero também voltar a este vicio tramado, esta paixão em comum, este Hobby que é ter um "pedaço" de Oceano em casa. Sei que é mais "um novo tópico" , porém, cada inicio, cada novo iniciante, cada aquário terá as suas caracteristicas, e é diferente nunca sendo igual pra todos por diversos motivos (financeiros, pessoais, entre outros). Venho por este meio demonstrar as minhas intenções e o que pretendo pra montar o meu aqua, daí vir desta forma pedir ajuda, sugestões, criticas, opinioes melhorias a fazer entre outros aos membros, os mais e os menos experientes e entendidos, pois todas contam e são bem vindas. Visto que eu sou iniciante e como vou querer montar tudo de novo, preciso de umas dicas.

Tenho lido e pesquisado bastante, (quer por revistas, net, fórum,... ), mas tenho ainda mtas duvidas as quais passo a citar.

Eu quero montar um sistema e pensei num aqua com as seguintes dimensoes:

1ª opção 100 x 40 x 50

2ª opção 120 x 40 x 50

3ª opção 120 x 50 x 50

De notar que em todos os casos são de vido de 6mm ou de 8mm, já não me recordo.

Sump 60 x 30 x 30 ou 80 x 40 x 40
qual a dimensão mais indicada tendo em conta as dimensões do aqua anteriormente apresentado.

- Iluminação não sei ainda, mas do que tenho visto pensei em 2 x Kessil A 360
- Escumador um Bubble Magus 7
- Areão ou o sugar size ou a areia de coral ( qual a dimensão e/ou quantidade, 2 cm como o normal, ou fazer uma DSB "Deep Sand Bed", colocar ambas em 2 camadas ou não se faz isso.
- 30 a 40 Kgs de Rocha (se calhar até menos)
- Bomba de retorno de 2000 l/h Jebao ou Eheim compact 3000 ou um Rio + 3100 (será fraca, tendo em conta que quero aqua a cerca de 1m do chao)
- Aquecimento 1 x 300w + 1 x 150w
- Circulação interna
gostava de pôr 1 x Ecotech MP 10 e uma MaxpectGyre (será pouco será melhor mais? tendo em conta do que li igual ou superior a 40 x o volume de água).

- Possivelmente filterbag, mas estou a estudar ainda se coloco ou não, e se vir a colocar estou indeciso entre pô-lo na entrada pra sump, ou se na saida do escumador, tendo em conta que não é desejável o uso de lãs nos recifes por causa da quantidade de matéria orgânica que fica retida.

Estou tb indeciso se coloco divisões na sump ou não, e se coloco rocha viva e areao nela. Ceramicas tinha pensado em não colocar.

Pra já é o que tenho em mente, se me poderem ajudar dado os vossos conhecimentos e experiências, se será viável, em termos de filtração, se convem substituir por outros ou se é suficiente.

Cumprimentos Décio

Mensagem 15/dez/2014, 00:22

Grupo: Moderador Global Mensagens: 2006
Bem vindo ao Forum Décio.

Parece-me tudo bem. Eu iria para a 3ª opção a nivel de aquário. no comprimento faz diferença de 100 para 120. A altura depende um pouco de que tipo de aquascaping pretendes. 40 dá para fazer um shallow 50, já permite mais opções. eu optaria pelos 50cm.

A iluminação parece-me perfeita. para 120cm 2 kessil é mesmo à medida.
O escumador também é bom e há boas reviews do pessoal.

A questão das cerâmicas é sempre discutível. Já foi uma coisa que se dizia totalmente impossível ter num reef, nos últimos anos tem vindo a ganhar novamente espaço. Eu por exemplo uso e não abdico. Mas o importante é o conceito, que é ter suporte biológico. Cerâmica, rocha viva, o que for.

O filter bag é outra coisa que divide opiniões. Eu vou usando. Ora uso, ora não uso, não sou religioso com o seu uso. Sou religioso é com a sua manutenção.

Para finalizar diria que falta pensares em como vais suplantar os macronutrientes: Calcio e KH (e magnésio), e como vais exportar nutrientes, sobretudo Fosfatos (e Nitratos). ;)

Mensagem 15/dez/2014, 04:28

Obrigado Hugo pla tua resposta

Hugo Figueiredo Escreveu:
A questão das cerâmicas é sempre discutível.

Qts kgs de cerâmicas devo usar? e de Rocha?

O filter bag é outra coisa que divide opiniões. Eu vou usando. Ora uso, ora não uso, não sou religioso com o seu uso. Sou religioso é com a sua manutenção.

No caso de usar o filter bag, era preferível o de rede ao de lã, certo? e caso adira a essa ideia ponho-o aonde ? na queda de água do aqua pra sump, ou na saída do escumador?

Para finalizar diria que falta pensares em como vais suplantar os macronutrientes: Calcio e KH (e magnésio), e como vais exportar nutrientes, sobretudo Fosfatos (e Nitratos). ;)

Bem, não sei ainda, mas aceito ideias. Tinha pensado em fazer um refugio, ou colocar as algas macroalgas diretamente na sump

Não sei se compre depois algum reactor de cálcio, mas estava mais inclinado pro sistema de Balling.

Cumps

Mensagem 15/dez/2014, 11:38

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1893
Boas Décio,
Bem vindo (de volta?) ao mundo dos recifes :)

Em relação às dimensões concordo com o Hugo, mas diria que perfeito perfeito seria com 60 de largura :) faz mesmo toda a diferença, mas entendo que às vezes não é possível e isso pode alterar até a espessura necessária do aquário e aumentar o custo.

Iluminação também não podia estar mais de acordo. Tenho essa iluminação e estou super satisfeito.

A rocha viva deve ser de boa qualidade. Penso que o suficiente para fazeres o layout que queres seja suficiente. Talvez uns 20 Kg. Depois complementas com siporax, talvez 1 kg. com isso não deves precisar de refugio. Se preferires o refugio podes abdicar do siporax. É uma questão de gosto...
Há também quem faça todo o layou com rocha morta (muito mais barata) e no inicio adicione bacterias para colonizar a rocha. O ciclo demora um pouco mais mas chega-se lá na mesma.

Escumador não tenho opinião mas ouve-se dizer muito bem.

Para reposição compras uma DC 3.000 ou 5.000 ou mesmo 9.000 (se tiveres a pensar ter mais reactores e assim alimentas tudo com uma só bomba).

Faltam-te aí a bombas de circulação. Tens a mais vendidas e baratas Jebão RW-8 ou RW-15. Com duas ficas servido. Ou então as mais caras e fiaveis Tunze ou Vortech, ou mesmo a novissima MAxpect Gyro.

Em relação à suplementação se pretendes ter SPS's, entre reactor de cálcio e balling... depende dos gostos. O reactor de cálcio parece-me que seja mais simples depois de regulado. O Balling é mais versátil.

Agora é mandar fazer o aquário e arrancar com isso :) que isto é bonito é com água lá dentro.

Abraço.
Abraço.
André Jorge Silva

Imagem

Mensagem 16/dez/2014, 03:54

[quote="André Jorge Silva"Boas Décio,
Bem vindo (de volta?) ao mundo dos recifes :)

A rocha viva deve ser de boa qualidade. Penso que o suficiente para fazeres o layout que queres seja suficiente. Talvez uns 20 Kg. Depois complementas com siporax, talvez 1 kg. ]

Obrigado André, digamos que tive uma passagem mt curta, e mal conseguida, o que me levou á desistência, mas não aguentei ficar longe... :) Qt á rocha qual a melhor rocha, ou melhor de que zona é a melhor rocha

[quote]
Para reposição compras uma DC 3.000 ou 5.000 ou mesmo 9.000 (se tiveres a pensar ter mais reactores e assim alimentas tudo com uma só bomba). [quote]

Que marca é a DC? e como é que alimento o restante? então essa bomba não é so pra levar a agua de volta pro aqua, ou faço tipo separação através de "Y"s ou "T'"s ?

[quote]
Ou então as mais caras e fiaveis Tunze ou Vortech, ou mesmo a novissima MAxpect Gyro. [quote]

Eu tinha pensado na Maxpect Gyre, e uma vortech (mas não disseste que esta ultima faz mt barulho? Colocar as duas. mas a Maxpect é inovadora e faz 19 000 l/h , se calhar só essa dava...

[quote]
Agora é mandar fazer o aquário e arrancar com isso [quote]

Eu tinha pensado comprar um , e não mandar fazer, qual a sugestão mandar fazer é? e assim mandava fazer vidro de 8mm ou 10mm ?

Abraço e obrigado mais uma vez

Voltar para Novo no hobby