Fórum Aquariofilia Marinha Discussão Geral Melhor comida seca?

Melhor comida seca?

Área de discussão geral para todos os tópicos relacionados com aquários de recife.
Mensagem 20/jan/2015, 23:04

Grupo: Fundadores Mensagens: 755

Olá,

Quero colocar à discussão um tema que por mim foi negligenciado durante muito tempo:

Qual a melhor comida para os nossos peixinhos?

Aproveito para contar uma história... Na minha passagem recente pelos ciclídeos africanos, no ano de 2013, fui à procura de receitas de comida congelada para "dar" aos meus ciclídeos. Fiquei surpreendido porque, ao contrário do que eu fazia nos meus primórdios da aquariofilia (entre 2000-2004), ninguém mais usava comida congelada e quase todos usavam o mesmo regime de comida - uma marca X diariamente, uma marca Y como suplemento 1x por semana + outra marca Z "de vez em quando para variar". Não liguei muito, mas acabei por encomendar online a marca X e usei essa comida diariamente durante 3 ou 4 meses. Durante este tempo tudo esteve bem com os peixes (cores vibrantes / sem doenças) até que acabou a comida da marca X e eu fui a uma loja e comprei comida de uma marca qualquer que lá havia, não me recordo. Ao fim de poucas semanas, alguns peixes começaram a perder cor e a ficar com sintomas aparentes de uma doença denominada "malawi bloat". Voltei rapidamente a encomendar a marca X online e tudo normalizou ao final de alguns dias/semanas. Lição aprendida - a comida "seca" interfere imenso com a coloração e o estado geral de saúde dos nossos peixes, muito mais do que eu imaginava.

A marca "X" era a "New Life Spectrum Cichlid Formula".

Acabei por adoptar a "lição" nesta minha última montagem de água salgada e desde o início que utilizo a comida da "New Life Spectrum Marine Formula"e a "Dr. Bassleer Biofish Food" da Aquarium Münster. Mais recentemente comprei a Ocean Nutrition Formula One.
Não sei se é de utilizar estas comidas ou se é por ter comprado 90% dos meus vivos no Fragário do Norte, mas o que é certo é que tenho tido mais sucesso com os peixes do que era o meu habitual, ainda não tive um peixe com surto de cryptocaryon (bato na madeira :- )

Perdoem-me a narrativa, já vai longo testamento, deixo aqui a minha opinião quanto às marcas de comidas que utilizei até agora:

- As melhores
1) New Life Spectrum Marine Formula (sem dúvida a que acho melhor, muito nutritiva, os peixes facilmente "pegam" esta comida quando chegam ao meu aquário)
2) Dr. Bassleer Biofish Food
3) Ocean Nutrition Formula 1 & 2
(ainda a experimentar)

Uma menção de honra para o cyclop-eeze

- As que menos gostei
1) Tropical Marine Flakes
2) New Era Marine Pellets & Grazer
3) Fauna Marin Marine Base
4) Omega one Veggie Flakes

Dado que isto apenas representa a minha opinião muuiiittto subjectiva.... podem desfazer-me à vontade =))
Mas peço-vos sobretudo que "opinem" e contem a vossa experiência.

Fiz agora uma pesquisa rápida no ReefCentral e parece que por lá a New Life Spectrum também é a comida habitualmente mais recomendada. É pena não se arranjar facilmente esta marca cá por Portugal. Falo da formula marine, já que a formula para ciclídeos ainda se vai vendo por aí.
Os meus aquários:
2012 a 2013 ->Pyramid Reef 800L
2014 a 2015 -> H2O+Something - 200L
2015 actual -> H2O+Something II - 500L

Mensagem 21/jan/2015, 00:37

Grupo: Utilizadores Mensagens: 292
Boas eu até a data só uso comida granulada da SERA..
e nunca tive grandes problemas.

Mensagem 21/jan/2015, 12:17

Grupo: Utilizadores Mensagens: 256

Ricardo,

Desde que conheci a New Life Spectrum, não quero outra! Também gosto bastante da Dr. Basseleer, acho que são as melhores
Carlos Basaloco

Mensagem 21/jan/2015, 12:40

Grupo: Fundadores Mensagens: 1384
Boas Ricardo...
Costumo ter bons resultados variando vários tipos e marcas de comida. Neste momento entre algas, flakes, pellets e congelados devo ter umas 20 diferentes. Ás vezes dou comida viva também quando vou ao mar e quando tenho paciencia...

Basicamente eu aposto na variedade de alimentos com qualidade comprovada e sempre tive bons resultados. É raro ter doenças e bastante mais raro ainda perder peixes, mas também costumo ser cauteloso com as introduções e escolha de peixes.
Das marcas que mencionaste gosto de todas! ;)

Mensagem 21/jan/2015, 14:05

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4466
Boas,

Eu dei-me muito bem com as Pellets da Hikari ...

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 21/jan/2015, 14:18

Grupo: Utilizadores Mensagens: 256

Rui Manuel Gaspar Escreveu:
Boas,

Eu dei-me muito bem com as Pellets da Hikari ...

Abraços,
Rui

Sim sem duvidas que a HIKARI é uma excelente comida.
Carlos Basaloco

Mensagem 21/jan/2015, 14:57

Por exemplo... Quando introduzem um peixe "de novo", ele começa logo a pegar em granulado? Ou a anda ali um mês a comida congelada.
Até admito estar enganado, mas cada vez mais acho que a artemia congelada um alimento fraco em termos nutritivos.
É preciso dar imensas vezes ao dia para ser bom alimento.

Isto até pode só ser uma cisma minha, mas pelas respostas aqui dadas estou a ver que muita gente está como eu estava há algum tempo - qualquer comida serve, desde que os peixes comam e se vá variando.
Embora seja uma comparação exagerada, olhem o exemplo da ração de cão e a cor /textura do pêlo. Quem tem cães sabe que as comidas não são todas iguais. Quando se dá a mesma comida durante vários isso preocupa-me.
Os meus aquários:

Mensagem 21/jan/2015, 15:36

Grupo: Fundadores Mensagens: 1384
Concordo com o que dizes da artémia... da artémia congelada. Quem já viu artémia no seu estado natural sabe do que estou a falar.
Há uns anos atás, o Hugo Figueiredo recolhia artémia directamente ali nas salinas em Alcochete e o tamanho e a cor das artémias não tinha nada a ver com o que damos aos peixes, pareciam lavagantes de tão gordas e tão vermelhas que elas eram. Essas sim, acredito que sejam muito boas para os nossos peixes... as outras congeladas uso para os peixes esquesitos e que não querem comer durante os primeiros tempos no aqua.

Sim, acredito na variedade de comidas para complementar a alimentação. Não gosto de dar sempre o mesmo nem acho apropriado. Se pudesse daria sempre comida viva aos meus peixes... assim como faço com o meu cão. Acho engraçado teres feito essa comparação até porque preocupo-me bastante com isso.
Ele não come ração porque eu não acredito no conceito de ração e de comer a mesma coisa todos os dias, mas isto sou eu e é apenas a minha opinião.

O meu cão come melhor do que eu, e não tenho a minima duvida disso! Se pudesse e tivesse tempo faria o mesmo com os peixes mas não tenho tempo para tudo! Então a minha escapatória é variar o mais possivel...

Mensagem 21/jan/2015, 16:08

Grupo: Moderador Global Mensagens: 2006
É um tema interessante, sem dúvida.

Eu como aprendi (também isto) com o Marco, faço como ele me ensinou: Variar muito! Mas é verdade que praticamente só se encontra ocean nutrition. tenho ideia que há uns 10 naos atrás se encontrava mais variedade... :-\

Entretanto, como ando há uns meses a pensar meter um pygoplytes, tenho andado a ler e a falar com um gajo do reefcentral que é tido como um mestre em anjos e ele recomenda imenso uma comida à base de esponjas da New Life Spectrum. Por cá ainda não a vi e também por isso (não só é verdade) tenho adiado a sua aquisição.

Mas é um tema muito interessante porque por exemplo, comida congelada eu tenho uma variedade imensa, não dou é muitas vezes, infelizmente. :( Queria dar mais mas é uma coisa que me chateia. Ir buscar ao congelador, encher um copo com água própria, esperar que descongele, dar com a pipeta, etc...

Ainda sobre a alimentação e a alimentação/suplementação líquida (para peixes)? Alguém usa? Tenho lido a respeito mas sem grande informação...

Mensagem 21/jan/2015, 21:09

Grupo: Utilizadores Mensagens: 630
Para além do tipo de comida, é importante também a frequência e variedade.
Onde conseguem arranjar a comida viva!? Como é que a costumas apanhar quando vais ao mar Marco?
[img]http://www.recife.pt/gallery/image.php?album_id=261&image_id=6127[/img]

Mensagem 21/jan/2015, 21:14

Grupo: Utilizadores Mensagens: 100
Comida viva nunca dei mas gostava de saber onde arranjar

Mensagem 22/jan/2015, 10:15

Grupo: Utilizadores Mensagens: 3291
Boas amigos ....

Aqui fica a minha achega ao tópico ....

Comidas Congeladas , dou de tudo , Artemia com garlic , artemia com omega3 , com aloevera , krill , mysis , Super Shrimp , Trigger Formula , angel formula ,lobster eggs, basicamente dou de tudo congelada , apesar de achar que realmente com a artemias eles ficam "com Fome" , acabo por só dar 2 vezes por semana 2 cubos de congeladas , passando a maior parte da alimentação pelas comidas secas ...

De comidas secas o que dou de forma alternada, nunca repetindo a mesma comida no mesmo dia é
Ocean nutrition - Spitulina flakes , Marine Pellets , Formula two Flakes , prime reef Flakes , Brine shrimp flakes , formula two marine pellets

Spectrum - marine fish formula e Large fish formula ...

depois dou ainda granulado da hikari que um colega de hobby me deu porque comprou para ele mas eram granulados muito grandes para os peixes dele e a partir dai comecei a dar também Hikari Marine A

Basicamente acho que a comida seca tem muito mais "proteína" e os peixes ficam "saciados" mais rapidamente e ficam melhor alimentados , se é bom ou não acho que não é o mais importante, penso que o importante seja variar, just my 2 cents ...

Aquele Abraço
My Tank ReefSpot - viewtopic.php?f=7&t=16

TopCorals - www.Topcorals.pt

Mensagem 26/jan/2015, 00:17

Eu sei que estava a falar de comida seca, mas já que se falou em comida congelada e também que misturar várias comidas é o melhor a fazer - Um dia gostava de experimentar esta comida. Ermm... Eu... salvo seja, um dia gostava que os meus peixes experimentassem. :D
No Reefcentral existe muita gente a dizer muito bem desta comida - recomendada há imensos anos como a melhor de todas as comidas.

Imagem 4032

Diz que é um "blend" (mistura) de várias comidas "vivas".
De acordo com o site, a mistura original inclui:

Shrimp, Scallop, Oyster, Clam, Squid, Octopus, Perch, Green Nori (porphyra sp), Red unroasted nori (porphyra sp) Mysis, Krill, Pacific plankton (Euphausia sp.) Brine shrimp, Frozen red cyclops, Fish eggs, Oyster eggs, Golden pearls (all sizes), Broccoli, carrot, Garlic, Selco, Astaxanthin (Haematococcus pluvialis), Beta-meal (Dunalliella Salina), Freshly harvested rotifers, freshly hatched baby brine shrimp.
Os meus aquários:

Mensagem 26/jan/2015, 00:39

Grupo: Moderador Global Mensagens: 2006
Ricardo Pinto Escreveu:
Eu sei que estava a falar de comida seca, mas já que se falou em comida congelada e também que misturar várias comidas é o melhor a fazer - Um dia gostava de experimentar esta comida. Ermm... Eu... salvo seja, um dia gostava que os meus peixes experimentassem. :D
No Reefcentral existe muita gente a dizer muito bem desta comida - recomendada há imensos anos como a melhor de todas as comidas.

Imagem 4032

Diz que é um "blend" (mistura) de várias comidas "vivas".
De acordo com o site, a mistura original inclui:

Shrimp, Scallop, Oyster, Clam, Squid, Octopus, Perch, Green Nori (porphyra sp), Red unroasted nori (porphyra sp) Mysis, Krill, Pacific plankton (Euphausia sp.) Brine shrimp, Frozen red cyclops, Fish eggs, Oyster eggs, Golden pearls (all sizes), Broccoli, carrot, Garlic, Selco, Astaxanthin (Haematococcus pluvialis), Beta-meal (Dunalliella Salina), Freshly harvested rotifers, freshly hatched baby brine shrimp.

PArece o símbolo das super gorila =))

Mensagem 26/jan/2015, 00:41

Grupo: Moderador Global Mensagens: 1276
É pena não haver disso por cá. Também gostava de "experimentar"!
SHALLOW REEF II

http://recife.pt/viewtopic.php?f=7&t=499

Pedro's Reef Cube

http://www.recife.pt/viewtopic.php?f=7&t=3368

Voltar para Discussão Geral