Quero colocar à discussão um tema que por mim foi negligenciado durante muito tempo:
Qual a melhor comida para os nossos peixinhos?
Aproveito para contar uma história... Na minha passagem recente pelos ciclídeos africanos, no ano de 2013, fui à procura de receitas de comida congelada para "dar" aos meus ciclídeos. Fiquei surpreendido porque, ao contrário do que eu fazia nos meus primórdios da aquariofilia (entre 2000-2004), ninguém mais usava comida congelada e quase todos usavam o mesmo regime de comida - uma marca X diariamente, uma marca Y como suplemento 1x por semana + outra marca Z "de vez em quando para variar". Não liguei muito, mas acabei por encomendar online a marca X e usei essa comida diariamente durante 3 ou 4 meses. Durante este tempo tudo esteve bem com os peixes (cores vibrantes / sem doenças) até que acabou a comida da marca X e eu fui a uma loja e comprei comida de uma marca qualquer que lá havia, não me recordo. Ao fim de poucas semanas, alguns peixes começaram a perder cor e a ficar com sintomas aparentes de uma doença denominada "malawi bloat". Voltei rapidamente a encomendar a marca X online e tudo normalizou ao final de alguns dias/semanas. Lição aprendida - a comida "seca" interfere imenso com a coloração e o estado geral de saúde dos nossos peixes, muito mais do que eu imaginava.
A marca "X" era a "New Life Spectrum Cichlid Formula".
Acabei por adoptar a "lição" nesta minha última montagem de água salgada e desde o início que utilizo a comida da "New Life Spectrum Marine Formula"e a "Dr. Bassleer Biofish Food" da Aquarium Münster. Mais recentemente comprei a Ocean Nutrition Formula One.
Não sei se é de utilizar estas comidas ou se é por ter comprado 90% dos meus vivos no Fragário do Norte, mas o que é certo é que tenho tido mais sucesso com os peixes do que era o meu habitual, ainda não tive um peixe com surto de cryptocaryon (bato na madeira

Perdoem-me a narrativa, já vai longo testamento, deixo aqui a minha opinião quanto às marcas de comidas que utilizei até agora:
- As melhores
1) New Life Spectrum Marine Formula (sem dúvida a que acho melhor, muito nutritiva, os peixes facilmente "pegam" esta comida quando chegam ao meu aquário)
2) Dr. Bassleer Biofish Food
3) Ocean Nutrition Formula 1 & 2 (ainda a experimentar)
Uma menção de honra para o cyclop-eeze
- As que menos gostei
1) Tropical Marine Flakes
2) New Era Marine Pellets & Grazer
3) Fauna Marin Marine Base
4) Omega one Veggie Flakes
Dado que isto apenas representa a minha opinião muuiiittto subjectiva.... podem desfazer-me à vontade

Mas peço-vos sobretudo que "opinem" e contem a vossa experiência.
Fiz agora uma pesquisa rápida no ReefCentral e parece que por lá a New Life Spectrum também é a comida habitualmente mais recomendada. É pena não se arranjar facilmente esta marca cá por Portugal. Falo da formula marine, já que a formula para ciclídeos ainda se vai vendo por aí.