Fórum Aquariofilia Marinha Discussão Geral Verdade ou mentira Analise pelo metodo ICP-OES

Verdade ou mentira Analise pelo metodo ICP-OES

Área de discussão geral para todos os tópicos relacionados com aquários de recife.

Grupo: Utilizadores Mensagens: 149
Boas a todos gostaria de saber as vossas opinioes acerca deste metodo de analise e se alguns de vos se sentiram surpreendidos ( caso tenham mandado analisar a agua dos vossos aquarios ) com os resultados analizados por uma empresa alemã que esta muito na berra nesta altura assim como se acham crediveis os resultados dessas mesmas analises
Cumprimentos

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1053
Pedro Alcantara Escreveu:
Boas a todos gostaria de saber as vossas opinioes acerca deste metodo de analise e se alguns de vos se sentiram surpreendidos ( caso tenham mandado analisar a agua dos vossos aquarios ) com os resultados analizados por uma empresa alemã que esta muito na berra nesta altura assim como se acham crediveis os resultados dessas mesmas analises
Cumprimentos

Pedro,

Falando de análises, se não confiarmos na fiabilidade deste método, confiamos em quê?

Só é pena ser um pouco caro para utilizar com frequência e que não respondam aos e-mails que lhes mandei a pedir alguns esclarecimentos adicionais sobre alguns detalhes das análises.

Abraço
Enviado pelo meu computador através dos meus dedinhos

Pedro,

Falando de análises, se não confiarmos na fiabilidade deste método, confiamos em quê?

Só é pena ser um pouco caro para utilizar com frequência e que não respondam aos e-mails que lhes mandei a pedir alguns esclarecimentos adicionais sobre alguns detalhes das análises.

Abraço[/quote]

boas Cesar

eu tambem gostaria de confiar nas analises e no metodo assim como na empresa que as fez
mas como gostaria de ter a certesa de que o meu aqua estaria nas melhores condições possiveis optei por mandar analisar a agua do mesmo
apesar de achar que tudo estaria bem ja que pelo aspeto e estado dos vivos nao teria nada de alarmante mas nada como ter dados cientificos dos valores da agua!
ora aqui é que começaram as minhas duvidas ja que segundo as analises feitas foi detetado cobre na agua e com uns valores quase no limite do perigo para nao dizer mais!!
fiquei assustado pois eu queria acreditar nas analises e na empresa mas ....
pesquisei muito e li paginas e paginas de artigos cientificos que falam da contaminaçao dos nossos aquas e para surpresa minha os valores admitidos para a sobrevivencia de alguns seres vivos
nao estava minimamente de acordo com os valores da analise pois entre os vivos que tenho posso enumerar por ex:

acroporas- tolerancia maxima de cobre algumas 20 mg/Lt outras 11mg/Lt
Stenopus hispidus- tolerancia maxima de cobre a volta de 7mg/Lt
Porites- tolerancia maxima de cobre 3-4 mg/Lt
Urchins- tolerancia maxima de cobre 1-2 mg/Lt
entao posto isto!!

Verdade ou mentira Analise pelo metodo ICP-OES ?????????

Ps: quanto aos emails eu tambem enviei um email a pedir esclarecimentos e sobre o que eu coloquei as minhas duvidas fui esclarecido mas isso tinha apenas a ver com indicaçoes dadas para o correto
procedimento no adicionamento de alguns produtos indicados por eles.
em relaçao a por em causa a analise efetuada nem valeria a pena ;)

Abraço

Pedro,

Qual o valor que deram para o cobre?
Já fizeste o teste usando outro método/teste?

Boas o valor dado foi de 20.26 quanto a fazer teste fiz com o da salifert a minha vontade era fazer num laboratorio independente mas como ja tinha passado algum tempo desde a altura em que a analise tinha sido feita e o tempo que demorou a encontrar esse laboratorio acabei por desistir lool mas continuo a acreditar que a boa saude dos vivos é um bom indicador .no teste da salifert o resultado foi ZERO
Abraco

Grupo: Moderador Global Mensagens: 1276
Comparar o teste da salifert com o do Triton é comparar um triciclo com um fogetão! !!
No teste eles indicam que o cobre é prejudicial aos organismos mas também te indicam que esse valor não tem significado se estiveres a usar o método zeovit (pois alguns produtos têm cobre para destruírem as zooxanthelas e conferirem uma cor mais clara aos corais).
O facto de não gostarmos dos resultados não quer dizer que os mesmos estejam necessariamente errados...
SHALLOW REEF II

http://recife.pt/viewtopic.php?f=7&t=499

Pedro's Reef Cube

http://www.recife.pt/viewtopic.php?f=7&t=3368

Pedro N Torres Escreveu:
Comparar o teste da salifert com o do Triton é comparar um triciclo com um fogetão! !!
No teste eles indicam que o cobre é prejudicial aos organismos mas também te indicam que esse valor não tem significado se estiveres a usar o método zeovit (pois alguns produtos têm cobre para destruírem as zooxanthelas e conferirem uma cor mais clara aos corais).
O facto de não gostarmos dos resultados não quer dizer que os mesmos estejam necessariamente errados...

pois mas eu nao disse que estava a fazer o metodo Zeovit e nem fiz comparações de triciclos e foguetões ou fogetão :-o
mas realmente á coisas engraçadas este post foi lido 180 vezes e o segundo membro a comentar faz comentarios destes enfim....
bom fim de semana para todos e bom Carnaval

Grupo: Moderador Global Mensagens: 1276
Há coisas, há!
SHALLOW REEF II

http://recife.pt/viewtopic.php?f=7&t=499

Pedro's Reef Cube

http://www.recife.pt/viewtopic.php?f=7&t=3368

Pedro N Torres Escreveu:
Há coisas, há!

obrigado pela lição gramatical e pela dica no que diz respeito ao método Zeovit

(pois alguns produtos têm cobre para destruírem as zooxanthelas e conferirem uma cor mais clara aos corais).

cumprimentos

Grupo: Utilizadores Mensagens: 22

Estranho a presença de cobre na análise sem dosar nada do produto em questão. Acredito que análise da TRITON seja confiavel...., mas aparecer a presença deste item em questão nos faz pensar um pouco mais....duas questões ou vc dosa cobre ou a análise foi contaminada. Acredito que vc deve questinonar a TRITON sim, e se possivel repetir o teste sem custo algum, seja o mínimo que eles deva fazer para esclarecer esta dúvida. O que não deve ficar é essa dúvida no ar, enfim a nome de peso em risco.

grande abraço,

claudio

Grupo: Fundadores Mensagens: 755

Caro Pedro Alcantara,

Nunca experimentei analisar a água do meu aquário com os testes Triton (podemos chamar as coisas pelos nomes? :D ), mas tenciono fazer um destes dias próximos. No entanto, conheço pelo menos um caso de um amigo que também teve resultados de cobre aumentados pela análise Triton. De forma resumida o que se passou foi o seguinte:
- Nesse aquário apesar de os SPS não estarem a morrer, não estavam com as cores "fortes" habituais e progressivamente estavam a ficar mais pálidos, e também parecia que não cresciam. Foi feita uma análise Triton e um dos resultados foi excesso de cobre (não me lembro quanto, mas tenho ideia que seria à volta desses valores 20-30). Foi surpreendente, pois até hoje não se identificou a "fonte" do cobre presente no aquário. Realizaram-se várias TPA's, seguidas e ao longo de vários dias e foram feitas mais análises Triton. Nas análises subsequentes os níveis de cobre progressivamente foram descendo e coincidência ou não (pode só ter sido consequência do aumento de TPA's), os SPS melhoraram e o aquário voltou ao normal.

Em ciência, como na aquariofilia, não existem verdades absolutas e o que é verdade hoje pode ser mentira amanhã. Mas das experiências que tenho lido e ouvido falar sobre a análise Triton, toda a gente tem dito muito bem.
Foi feita uma review do teste pelo Randy Holmes Farley, químico americano que têm excelentes artigos sobre química na aquariofilia marinha e não vi lá nenhum feedback negativo. Pelo contrário, a conclusão foi: "Overall, that seems quite a lot of information for a $49 test that took me less than 10 minutes of effort."
Podes ver o artigo completo aqui -> My Triton testing results by Randy Holmes Farley
Não tenho razões para desconfiar do teste triton e confiar mais no teste da salifert. Ainda para mais sabendo que o método ICP é muito mais sensível na detecção de quantidades pequenas do que qualquer teste da salifert.

Posso estar enganado, mas a sensação que fiquei desde o início deste tópico é que querias lançar alguma polémica (o que até nem tem mal nenhum, a discussão só nos faz bem), mas que não estavas a dizer logo tudo e estava à espera de ver o que iria acontecer. Por outro lado, o tom moderadamente "agressivo" com que tens conduzido esta discussão, na minha opinião, tem feito o resto do pessoal abster-se de comentar (pelo menos foi o meu caso).

Por último, queria deixar um conselho para o pessoal em geral (se me permitem ;) ), já que não é a primeira vez que leio a reclamação do género "este topico foi visto x vezes e tem zero participações":
- Quem me conhece sabe que costumo criar muitos tópicos em fóruns, uns neste fórum outros no Reefforum. Uns tiveram mais participações, outros acabaram sepultados à nascença e praticamente não foram vistos por ninguém. É frustrante os nossos tópicos não serem comentados, até porque perdemos tempo a escrever qualquer coisa, às vezes até a tirar fotos, e é bom sentir que existe uma resposta da comunidade. Mas por acaso a mim nunca me passou pela cabeça culpar o resto do pessoal pela a ausência de participações. Sempre pensei que se outros membros não participavam foi por culpa minha - ou porque o tópico criado não era suficientemente interessante ou então porque eu tinha explicado o acontecimento mal. \m/
Os meus aquários:
2012 a 2013 ->Pyramid Reef 800L
2014 a 2015 -> H2O+Something - 200L
2015 actual -> H2O+Something II - 500L

Grupo: Moderador Global Mensagens: 2006
Em relação ao triton ou a qualquer assinto deste tema mais químico a minha referência é sempre o randy. Ele já fez o teste e publicou um artigo sobre os resultados e a ideia que me deu é que não coloca em causa a vetacidade do teste por isso eu acredito.

Sent from my iPhone using Tapatalk

Claudio Santos Escreveu:
Pedro,

Estranho a presença de cobre na análise sem dosar nada do produto em questão. Acredito que análise da TRITON seja confiavel...., mas aparecer a presença deste item em questão nos faz pensar um pouco mais....duas questões ou vc dosa cobre ou a análise foi contaminada. Acredito que vc deve questinonar a TRITON sim, e se possivel repetir o teste sem custo algum, seja o mínimo que eles deva fazer para esclarecer esta dúvida. O que não deve ficar é essa dúvida no ar, enfim a nome de peso em risco.

grande abraço,

claudio

Boas Cláudio
Como acima referi tentei encontrar um laboratório independente e que não tivesse nada a ver com o nosso hobby!
Poderia ter sim questionado a empresa que fez a analise mas como já tinham passado vários dias optei talvez erradamente por não o fazer e também porque teria de enviar uma amostra da mesma agua que tinha enviado da primeira vez isto se eles se prontificassem a fazer uma segunda analise e eu já não tinha a agua que tinha tirado para enviar para analise.
Eu não doso cobre e ate poderia ter algo no aquario que estivesse a libertar cobre o que seria possível mas o que me a mim me admira é os valores que a analise mostrou! Se fosse menos ainda vá mas um valor de 20,26 é demais para alguns dos vivos que eu tenho .
Abraço

Posso estar enganado, mas a sensação que fiquei desde o início deste tópico é que querias lançar alguma polémica (o que até nem tem mal nenhum, a discussão só nos faz bem), mas que não estavas a dizer logo tudo e estava à espera de ver o que iria acontecer. Por outro lado, o tom moderadamente "agressivo" com que tens conduzido esta discussão, na minha opinião, tem feito o resto do pessoal abster-se de comentar (pelo menos foi o meu caso).

Boas Ricardo Pinto
A minha intenção ao colocar este post era sem duvida a de tentar que os membros deste fórum se prenunciassem sobre algo que eu acho de extrema importância nos nossos aquários e que é a qualidade da agua dos mesmo.
Existe até no fórum 2 secções referentes á agua uma é a química da água e outra ao método Triton.
Mas a participação é nula e estou a incluir-me no grupo .
O meu post não foi la colocado prepositadamente já que achei que nesta secção teria mais visibilidade por isso também o titulo FORTE
Quanto ao tom moderadamente agressivo não seria minha intenção nunca pelo que se fui interpretado assim peço desculpa e não imaginei que isso poderia afastar os membros da discussão mas por vezes lemos coisas e são feitas comparações de que não gostamos nao por serem ditas mas sim do modo como se dizem.
Eu li o artigo do Randy Holmes e o que me chamou a atenção para esse artigo foi a mensagem do Hugo Figueiredo.
Eu concordo plenamente que é muita informação para tao pouco dinheiro e tempo despendido. Posso ate adiantar que tenho em meu poder um orçamento para uma análise a agua do meu aquário e apenas de 11 itens e foi-me pedido 68 Euros +IVA o que comparado com o preço da Triton ( claro que podemos chamar os nomes as coisas ;) )seria ou será oiro sobre azul .
Até porque apenas e só com a analise isso nos permite equilibrar a água mesmo sem usar os produtos deles e ficando muito mais barato do que comprar os vários produtos da marca Triton.
E mesmo pondo em causa 1 resultado (cobre) a água do meu aquário voltará á Triton concertesa
Eu não quis comparar o método ICP-OES com os testes da Salifert apenas respondi ao Cesar Silverio já que eu não tinha mais nada com que fazer comparações conforme eu disse.
E nem sequer estou a colocar em causa os outros resultados que com certeza devem ser semelhantes ao de muitos membros que fizeram a análise como por Ex:
Bário alto
Estrôncio baixo
Esses eu entendo e acho que sei o motivo agora o Cobre!!!
Esta minha dúvida em relação ao cobre apenas se fundamenta mais uma vez naquilo que eu já disse em cima ou seja a saúde dos vivos que enumerei.
O meu comentário vai longo por isso deixo a discussão em aberto para que todos possamos dar as nossas opiniões

Ricardo em relação ao teu amigo poderás dizer que sal ele usa e se usou Detox como indica a Triton ou apenas fez trocas de agua ??

Um Abraço
Pedro Alcantara

Grupo: Fundadores Mensagens: 755

Realmente essa do bário alto também tenho visto em muitos testes. Dizes que sabes porque isso acontece, eu não tenho ideia, podes elucidar-nos?
Em relação ao Estroncio, não tive conhecimento dentre as pessoas que conheço e fizeram o teste, que costume dar baixo. Mas até percebo que, em aquários que haja algum desequilíbrio nas relações entre o Mg2+/Ca ou KH, possa haver consumo de estroncio na calcificação, essa consigo acompanhar.

No exemplo que eu dei o aquário usa apenas água natural da nossa costa e acho (embora não tenha a certeza) que não usou o Detox do Triton, mas vou perguntar.
Os meus aquários:
2012 a 2013 ->Pyramid Reef 800L
2014 a 2015 -> H2O+Something - 200L
2015 actual -> H2O+Something II - 500L

Ricardo Pinto Escreveu:
Realmente essa do bário alto também tenho visto em muitos testes. Dizes que sabes porque isso acontece, eu não tenho ideia, podes elucidar-nos?
Em relação ao Estroncio, não tive conhecimento dentre as pessoas que conheço e fizeram o teste, que costume dar baixo. Mas até percebo que em aquários que haja algum desequilíbrio nas relações entre o Mg2+/Ca ou KH que possa haver consumo de estroncio na calcificação, essa consigo acompanhar.

No exemplo que eu dei o aquário usa apenas água natural da nossa costa e acho (embora não tenha a certeza) que não usou o Detox do Triton, mas vou perguntar.

Boas
em relação ao Bario eu nao posso ter certesas ate porque nunca as podemos ter :) mas eu penso que o motivo é que os traces da Fauna Marin ( quase todos nós usamos mas vou deixar de uzar ) um deles tem Bario e o consumo dos nosso aquarios não é suficiente para que desse modo os valores nao aumentem
abraço

Boas
em relação ao Bario eu nao posso ter certesas ate porque nunca as podemos ter :) mas eu penso que o motivo é que os traces da Fauna Marin ( quase todos nós usamos mas vou deixar de uzar ) um deles tem Bario e o consumo dos nosso aquarios não é suficiente para que desse modo os valores nao aumentem
abraço

Olá outra vez,

Eu no ultimo lote de balling (Kh), que preparei, já não usei o referido suplemento; no meu caso a análise de bário, também deu + de 100 e não encontrei outra explicação senão essa, ou o sal; daqui a algum tempo vou fazer outra análise.

Quanto ao teu teste de cobre, aparentemente parece que alguma coisa correu mal; esse valor, parece de facto demasiado elevado para nada se ter ressentido (inverts).

Abraço

Boas Cesar
Pois parece que o bario anda por ai a complicar muita coisa a minha analise tambem deu um valor a volta dos 90 e sem querer entrar em polemicas o certo é que a gente nao sabe bem o que adiciona porque os produtos nao teem muita informacao e nunca sabemos o que por ex o sal traz a nivel de olielementos mas eu sou teimoso demais ;) e estou a fazer algumas experiencias vamos ver se chego a conclusoes ;)
Abraco

Grupo: Utilizadores Mensagens: 630
Boas Cesar
Pois parece que o bario anda por ai a complicar muita coisa a minha analise tambem deu um valor a volta dos 90 e sem querer entrar em polemicas o certo é que a gente nao sabe bem o que adiciona porque os produtos nao teem muita informacao e nunca sabemos o que por ex o sal traz a nivel de olielementos mas eu sou teimoso demais ;) e estou a fazer algumas experiencias vamos ver se chego a conclusoes ;)
Abraco

Este é que me parece ser o cerne da questão!! Há um conjunto de produtos sao adicionados no Aquario para atingir determinados fins, e que na realidade não sabemos quais os seus constituintes. Este método de análise ate ao momento parece ser o mais fiável/ preciso de todos, contudo também acredito que possam ocorrer erros como em todos os métodos de análise.
Na minha opinião estes testes abriram uma janela na Aquariofilia, que permite analisar e corrigir outros parâmetros com os quais nunca nos preocupamos e desconhecíamos os seus valores nos nossos aquários.
[img]http://www.recife.pt/gallery/image.php?album_id=261&image_id=6127[/img]

Boas Helder
Concordo plenamente e tomara que estas analises correspondam aquilo que todos esperamos sem ter como objetivo apenas a parte comercial da coisa ;) ate porque uma analise a todos os intens analisados pela Triton por ex no IST custaria uma fortuna e tambem se correria o risco de falhas
Abraco

Próximo

Voltar para Discussão Geral