Viva a todos,
Venho por este meio, partilhar a minha "dor" porque certamente serão vocês que melhor a entendem,
Falta 1 mês para fazer 1 ano de salgados.
Passados quase 12 meses, basicamente tem sido só tragédias e tristezas.
Ha cerca de 1 ano comecei com 1 aqua de 300L onde as coisas ate estavam a correr bem, com crescimentos nos poucos corais que tinha, etc.. onde o unico problema que me chateava eram os cyanos e algumas algas.
Já nem falo nas inundações na sala etc...
no final do ano(2014), surgiu a oportunidade de trocar de aquario, para 1 maior e assim foi...
Desmontagem, montagem.. uma confusao que correu super mal.
Mas as coisas la foram feitas..
As tantas comprei um peixe e por sorte veio doente, matou-me todos os peixes do aqua, 2 meses sem peixes no aqua.
Melhorei o escumador, investi na luz, investi nas bombas circulação, e para?
Durante estes meses percas de corais, principalmente devido a algas, etc... parâmetros malucos.......
mas nunca desisti...
Agora que as coisas estavam a caminhar bem voltei a ver crescimentos nos pratos boas cores, tentei atacar a porcaria das algas que sempre me perseguiram, com o dino x, não sei se calculei mal a dosagem, não sei... o que sei é que todos os corais estão a sofrer, mirrados, polipos nao abrem, tudo mal...
fui de ferias 1a semana e regressei hoje, deixei o aqua aos cuidados do meu primo, basicamente dar comer aos peixes com a indicação de não exagerar, mas sabia que ele nao iria saber afinar o escumador se fosse preciso, fazer testes ao quer que fosse, os cuidados basicos, mas com o medo que todos nos temos quando temos que abandonar o aqua.
Regressei abocado das ferias e fui ver o aqua:
todos pratos montipora brancos no meio a caminhar para a morte.
Hidnopora branca
acros castanhas,
milka branca
histrix quase despaxada,
lps mirrados e encolhidos.
Ao menos os peixes to todos vivos!!!!!
fiz os testes e os mesmos acusam que nao tem havido consumos nenhuns no aquário praticamente e que as coisas estao outra vez mal..
1480
480
8.9
0.78
25
passados 1 ano de aquario, posso dizer que fui dedicado, fartei-me de chatear as pessoas a pedir ajuda e eles ajudaram, tudo para levar o aqua a bom porto, mas nao tenho sido capaz.
passado 1 ano, posso dizer que o aqua não evoluio nada, antes pelo contrario.
Vou tentar ainda salvar os corais que estão vivos e melhorar o aqua, se daqui por 2 meses nao conseguir não tenho outro remedio se não fechar a loja.
Não estou para ouvir a mulher com razao que nada cresce, alem da conta luz e despesas.
abraços a todos e obrigado.