Fórum Aquariofilia Marinha Discussão Geral Desabafo de um Aquarofilista

Desabafo de um Aquarofilista

Área de discussão geral para todos os tópicos relacionados com aquários de recife.
Mensagem 21/jun/2015, 23:31

Grupo: Utilizadores Mensagens: 864
Viva a todos,

Venho por este meio, partilhar a minha "dor" porque certamente serão vocês que melhor a entendem,

Falta 1 mês para fazer 1 ano de salgados.

Passados quase 12 meses, basicamente tem sido só tragédias e tristezas.

Ha cerca de 1 ano comecei com 1 aqua de 300L onde as coisas ate estavam a correr bem, com crescimentos nos poucos corais que tinha, etc.. onde o unico problema que me chateava eram os cyanos e algumas algas.

Já nem falo nas inundações na sala etc...

no final do ano(2014), surgiu a oportunidade de trocar de aquario, para 1 maior e assim foi...

Desmontagem, montagem.. uma confusao que correu super mal.

Mas as coisas la foram feitas..

As tantas comprei um peixe e por sorte veio doente, matou-me todos os peixes do aqua, 2 meses sem peixes no aqua.

Melhorei o escumador, investi na luz, investi nas bombas circulação, e para?
Durante estes meses percas de corais, principalmente devido a algas, etc... parâmetros malucos.......

mas nunca desisti...

Agora que as coisas estavam a caminhar bem voltei a ver crescimentos nos pratos boas cores, tentei atacar a porcaria das algas que sempre me perseguiram, com o dino x, não sei se calculei mal a dosagem, não sei... o que sei é que todos os corais estão a sofrer, mirrados, polipos nao abrem, tudo mal...

fui de ferias 1a semana e regressei hoje, deixei o aqua aos cuidados do meu primo, basicamente dar comer aos peixes com a indicação de não exagerar, mas sabia que ele nao iria saber afinar o escumador se fosse preciso, fazer testes ao quer que fosse, os cuidados basicos, mas com o medo que todos nos temos quando temos que abandonar o aqua.

Regressei abocado das ferias e fui ver o aqua:
todos pratos montipora brancos no meio a caminhar para a morte.
Hidnopora branca
acros castanhas,
milka branca
histrix quase despaxada,
lps mirrados e encolhidos.

Ao menos os peixes to todos vivos!!!!!

fiz os testes e os mesmos acusam que nao tem havido consumos nenhuns no aquário praticamente e que as coisas estao outra vez mal..

1480
480
8.9
0.78
25

passados 1 ano de aquario, posso dizer que fui dedicado, fartei-me de chatear as pessoas a pedir ajuda e eles ajudaram, tudo para levar o aqua a bom porto, mas nao tenho sido capaz.

passado 1 ano, posso dizer que o aqua não evoluio nada, antes pelo contrario.

Vou tentar ainda salvar os corais que estão vivos e melhorar o aqua, se daqui por 2 meses nao conseguir não tenho outro remedio se não fechar a loja.

Não estou para ouvir a mulher com razao que nada cresce, alem da conta luz e despesas.

abraços a todos e obrigado.

Grupo: Utilizadores Mensagens: 309
Isto é mesmo complicado, segue como ja te disseram algumas vezes, da tempo ao aquário que vai ao sítio...
Mas o tempo é o melhor que podes dosear :p
Abraço e boa sorte

Grupo: Utilizadores Mensagens: 16
Eu também, ao fim de um ano tive um crash que me matou tudo. Só se safou um Ocellaris... Mas eu foi por desconhecimento, não repunha a agua evaporada. Só quando fazia a TPA semanal...
Boa sorte.
Cumprimentos,

Luis Martins

Grupo: Utilizadores Mensagens: 357
Bom dia, Pedro

Agora que já passá-te um ano de aventuras e desventuras, já cometes-te os erros tipicos de principiante com as compras por impulso e os vivos incompativéis, e mais umas quantas coisas que se vão fazendo por querer ver depressa o aquário naquela fase que idealizamos logo no inicio. Acho que já podes começar um aquário, com um ciclo bem feito e começar a colocar vivos com tempo e calma.

Tens aí valores de cálcio e de magnésio elevados p. ex. para um aquário tão novo e o meu conselho para quem está um pouco longe do mar e logo com menos possibilidade de acesso a água natural, é começar do zero e fazer bem feito.

Tentares safar o que por aí tens se calhar é perda de tempo, vê se alguém te fica com os peixes durante 1 ou 2 meses e inicia tudo, até porque segundo dizes já utilizas-te produtos nessa água e deve estar uma "sopa".
Não sei se dá mas uma opção era pegares nuns quantos amigos com uns bidons ou jerricans e davam um pulo aqui a Sesimbra e carregavam água, não é assim tão longe e com um almoço isso ficava resolvido, pelo menos para começar com mais segurança. Depois era ir fazendo aquilo que é a rotina e com alguma paciencia concluir o ciclo e ir adicionando os vivos para finalmente teres um aquário. Évora não é no fim do mundo caramba.

E já sabes a malta do vicio anda por aqui sempre que for preciso ;)
A aquáriofilia é fácil o Ser Humano é que é dificil

Olá a todos e obrigado pelas palavras,

Joaquim essa medida já me ocorreu e realmente não estava a querer ter que seguir porque em termos logísticos aqui em Evora nao tenho onde deixar os peixes e os corais(os que ainda estao Semi-ok) so mesmo em Lisboa.

Mas eventualmente é o que vai ter que acontecer, hoje irei fazer uma boa tpa e ver a reacção dos corais durante a semana e na próxima.

Se o aquário não reagir favoralmente possivelmente é o que terei de fazer, isto se tiver paciência para tal.

cumprimentos

Grupo: Utilizadores Mensagens: 355
Olá Pedro.

Compreendo-te muito bem... Já tive alturas de desanimo tão grande. E é ainda maior estando os dois ai em casa desanimados.
Isto não é uma formula mágica, vai lá com persistência e fazendo o básico.
Eu tenho o aquário há uns 4 anos e ainda hoje estou a aprender muita coisa e a emendar erros rotineiros que tenho vindo a fazer.

Sugeria-te não arriscares com corais complicados e insistires nos restantes. Isto para ganhares algum ânimo e até conseguires compores o aquário.

Eu já retirei tudo o que é suplemento desnecessário, desde comida para corais, líquidos para isto e para aquilo e cada vez me vou apercebendo que andei a complicar tudo em demasia...
A única coisa que mantenho é mesmo o balling.

Vê se não é o mesmo que tens feito.

Já agora, abusa nas fotografias e nos videos aqui para o forum, tanto do aquário como da parte técnica para a malta ajudar...

Bora aproveitar este tópico para tentar uma vez mais??? :ymapplause: :ymapplause: :ymapplause:

Abraço

(Se tiveres outro põe o Link)
Imagem

Grupo: Utilizadores Mensagens: 252
Boas Pedro,

Se fores ver o meu tópico vais ver que tive aventuras a mais no meu aquário....

Quando montei o aquário queria resultados rápidos e nunca cheguei a acabar a obra... Comecei com uma calha t5 de 6 passado uns meses como não estava como queria mudei para uma calha T5 de 8 lampadas... Passados uns meses mudei para focos kessil e no meio disto tudo fui passando por metodo Zeovit....

Resultado uma cagada.... Fui perdendo tudo e em vez de ter calma para resolver inventava cada vez mais.

Decidi parar por uns meses e reorganizar todo o projecto. Estou a algumas semanas a estudar o layout, a tratar do movel para o aquário a fazer o suporte para a calha...

Durante este tempo falei com muita gente e todos me foram dando dicas, faz isto faz aquilo.... Mas hoje olho para trás e as melhores dicas que recebi foi o mais simples possível, calma e isso vai ao sitio.

O truque passa muito por decidirmos o tempo que queremos dedicar ao aquário e o dinheiro que queremos gastar, depois é manter a coisa o mais simples possivel.

Desta vez só vou usar Balling e fazer as TPA's de 10% por semana. Lembra-te sempre de uma coisa neste hobby contruir demora muito tempo mas destruir é em meia duzia de dias.

A melhor dica que te posso dar é tenta arranjar sitio para os vivos ou tenta mesmo vender... Faz um reset e segue uma linha com calma, sempre que surgirem dúvidas tens o forum que te vai ajudar.

Com calma isso vai ao sítio

Grande abraço

Grupo: Utilizadores Mensagens: 466
Pedro,

Desculpa o que vou dizer mas a culpa é só tua. Tua e apenas tua.

Quando iniciei queria logo começar com o balling. O Sr. Paulo Pinto, abençoado seja, disse-me e passo a citar.
- Queres desligar o aquário daqui por pouco tempo? Se não, primeiro tenta intender o funcionamento de um salgado enquanto introduzes os vivos. Depois de teres isto percebido e a maior parte dos vivos introduzidos ai sim pensa no Balling.

Claro que é giro ver os corais a crescer que nem loucos, para isso é preciso saber e conhecer sinais que nos vão dando para anteciparmos as nossas ações.
As cores são dadas pelas condições da água, luz, DSLR e pelo photoshop.

Eu tenho o meu aquário à um ano e dois meses e 0 de Balling. Tenho LPs e alguns sps. LPs ainda não perdi nenhum. Muito pelo contrario. Têm crescido bem. Sps's.... UI tantos que já rezam na sump. Por isso que não os compro. São outro campeonato.

Existem aqui sábios da poda mas têm muito ano de serviço. Alem de que não existem professores de universidade com 18anos.

Faz pausa e selecciona restart.

Grupo: Utilizadores Mensagens: 461
Pedro Alves Escreveu:
fiz os testes e os mesmos acusam que nao tem havido consumos nenhuns no aquário praticamente e que as coisas estao outra vez mal..

1480
480
8.9
0.78
25

Olá Pedro,

Esses números são de Magnésio, Cálcio, KH, Fosfatos e Nitratos respectivamente?
Abraço
Ricardo Santos

www.ReefNatura.com
ReefNatura no facebook

Grupo: Fundadores Mensagens: 1384
Boas Pedro, my 2 cents...

..."Ha cerca de 1 ano comecei com 1 aqua de 300L onde as coisas ate estavam a correr bem, com crescimentos nos poucos corais que tinha, etc.. onde o unico problema que me chateava eram os cyanos e algumas algas. Já nem falo nas inundações na sala etc... "....

Lendo o teu post inicial diria que nem devias ter trocado de aquário. Dizes que as coisas até estavam a correr bem mas logo de seguida falas em algas e em inundações. Penso que foste muito rápido quando ainda nem tinhas conseguido estabilizar o primeiro aqua e ganhar a experiencia necessária para passares para um aqua maior.

Não é muito dificil de manter um aqua de água salgada, mas é preciso optar e seguir um método (seja ele qual for), ser rigoroso e ter muita paciencia. Não mistures métodos e não doseis nada para o aqua que não saibas muito bem para que serve e se realmente precisas desse liquido "mágico".

Sugiro que começes de novo... tenta não complicar muito, TPAs de 10% semana com boa água ainda que não seja do mar e não sejas rápido com a introdução de peixes que são a maior fonte de destabilização de um aqua. Deixa o aqua em paz, deixa passar as 3 fases de algas, e depois começa a introduzir corais moles e LPS e equipa de limpeza.

Após a fase de algas e o ciclo terminado se continuares a ter algas ou cyanos, não adiciones nada... e espera, tentando ao mesmo tempo avaliar o que está mal para continuares ainda a ter algas, que podem ser de várias coisas entre elas apenas tempo e o ciclo ainda não estar fechado. Nada de peixes ainda...!!

Se tudo correr bem e a fase de algas terminada, começas a ver tudo a crescer a coralina a expandir. Nesta altura o aqua começa a tomar rumo e nesta altura podes começar a preocupar com parametros quimicos para o proximo passo. Se eventualmentre começares a querer colocares peixes (nesta fase ainda não o faria), faz de maneira pausada e tendo sempre em conta a compatibilidade deste com o aqua, tamanho do peixe, compatibilidade com futuros peixes. Não adiones muitos de repente. Coloca um ou dois peixes e depois com calma e paciencia deixa o sistema te dizer se já lidou com as entradas e quando podes voltar a colocar mais... tudo sempre com calma e tempo.

Se tudo corre bem e tens parametros quimicos equilibrados e nada de algas, começa agora a introduzir SPS com calma e observa a reação deles. Se ves crescimento, pontas novas e já tens a rotina dos principais elementos quimicos controlada coloca mais um ou dois e observa a resposta do sitema quer em crescimentos cores e as quedas de KH, CA, Mg etc. Se tudo vai bem e tens agora controle do teu sistema coloca mais um peixe ou dois..., e volta a esperar a resposta do aqua.

Espero ter ajudado... se não estás para grandes revoluções ou para grandes perdas quer de organismos quer de dinheiro, pára o aquário grande. Pega num aquário pequeno de 80 ou 100 litros e testa primeiro. Depois de conseguires ter o de 100 litros controlado e tudo a crescer e teres o teu método defenido então estás pronto a pegar no aquário maior! ;)

Ricardo sim é o valor de cada 1 deles.

Obrigado pelos vosso concelhos e palavras!!

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4466
Boas,

Sei bem o que é isso. Já tive para desistir tantas vezes ... ;)

Se precisares de um "alguidar" de 300l para aguentares os peixes por 5/6 meses só tens que o vir buscar ...

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Grupo: Utilizadores Mensagens: 249
Boas Pedro

Como já disse num tópico teu ando a passar mais ou menos pelo mesmo..

E mesmo chato, porque por vezes pensamos que sabemos o que estamos a fazer e no outro dia a seguir já não entendemos nada..

A minhas soluções foi tirar o areão, porque de três em três dias tinha que o aspirar, enchia-se de cyanos.
Sei que quando colocar de novo o areão o mesmo tem que sofrer o ciclo.
Atualmente ainda aparecem alguns pontos com cyanos, mas foi fazendo a manutenção semanal..

Também estou a pensar em ir a costa buscar agua, porque no meu aquário antigo correu muito bem usar a agua do mar.
So que o problema por vezes e não ter companhia nem bomba, porque apanhar a agua a garrafão e bem puxado..

Força nisso e vai dando novidades..

Cump
Cump
Rui Silva

Rui Manuel Gaspar Escreveu:
Boas,

Sei bem o que é isso. Já tive para desistir tantas vezes ... ;)

Se precisares de um "alguidar" de 300l para aguentares os peixes por 5/6 meses só tens que o vir buscar ...

Abraços,
Rui

Iria sempre precisar de um escumador para manter os peixes e corais, certo? o que tenho teria que estar no outro aquario a ciclar.
Rui Silva Escreveu:
Boas Pedro

Como já disse num tópico teu ando a passar mais ou menos pelo mesmo..

E mesmo chato, porque por vezes pensamos que sabemos o que estamos a fazer e no outro dia a seguir já não entendemos nada..

A minhas soluções foi tirar o areão, porque de três em três dias tinha que o aspirar, enchia-se de cyanos.
Sei que quando colocar de novo o areão o mesmo tem que sofrer o ciclo.
Atualmente ainda aparecem alguns pontos com cyanos, mas foi fazendo a manutenção semanal..

Também estou a pensar em ir a costa buscar agua, porque no meu aquário antigo correu muito bem usar a agua do mar.
So que o problema por vezes e não ter companhia nem bomba, porque apanhar a agua a garrafão e bem puxado..

Força nisso e vai dando novidades..

Cump

Em relação a agua do Mar realmente também preferia ter acesso a ela e ate posso dizer que tenho mais ou menos, porque semanalmente ou quinzenalmente vou a Sines ou Milfontes e ate já andei ver de lugares para apanhar agua, mas é tudo espraiado o carro ficava muito longe da agua.

Já me disseram para pedir autorização a Doca Pesca de Sines, que no próprio porto é disponibilizado uma torneira com agua salgada para os pescadores, o problema é que não sei ate que ponto a agua não é tratada ou mesmo poluida com os barcos etc.

cumprimentos

Epa ... Eu tenho dois peixes no aquário de quarentena (1 deles já há dois meses) sem escumador.

Só tens que estar com atenção à amônia e fazer tpa ...

Sent from my iPhone using Tapatalk

E são só 80l para um olivaceus e um gold flake ...

Sent from my iPhone using Tapatalk

Grupo: Utilizadores Mensagens: 355
Complementando o que o Marco disse e dando mais um aviso, já que reparei nas datas dos teus Post's.

Qualquer alteração que venhas a fazer agora só daqui a pelo menos 1 mês é que verás resultados e não ao fim de uma semana.

Dou-te como exemplo quando mudei para osmose, ao fim de uma semana as algas até pareciam muito mais viçosas... Ao fim de 1 mês reparei que estavam a desaparecer...

Dá tempo para o aquário reagir a qualquer alteração que faças antes de tentares nova abordagem...
Imagem

Grupo: Utilizadores Mensagens: 630
Oi Pedro,

Tenho acompanhado as tuas montagens desde o início. Acho que cometeste alguns erros que te conduziram a este ponto de situação, mas quase todos nós já passamos pelo mesmo. Já te deram aqui grandes dicas que te podem ajudar a criar um excelente aquário.
[img]http://www.recife.pt/gallery/image.php?album_id=261&image_id=6127[/img]

Olá a todos,

Obrigado pelas vossas palavras encorajadoras,

Falei ontem com a patroa sobre o aquário e fiquei a perceber que se o desligar para voltar a ligar, que ela já não deixa voltar a montar o aquário.

Diz que ta farta de ter 1 aquário, sem peixes, sem beleza, etc...

Lembrei-me do seguinte e se despejar o aquário(guardar 90% da agua)(restantes 10% TPA)

Limpar a rocha toda de algas e porcaria, voltar a introduzir os peixes e o corais que aparentem estar OK.

E deixar o aquário descansado tomar o seu rumo com calma e sem inventar nada.

que acham?

cumprimentos

Grupo: Utilizadores Mensagens: 252
Pedro Alves Escreveu:
Olá a todos,

Obrigado pelas vossas palavras encorajadoras,

Falei ontem com a patroa sobre o aquário e fiquei a perceber que se o desligar para voltar a ligar, que ela já não deixa voltar a montar o aquário.

Diz que ta farta de ter 1 aquário, sem peixes, sem beleza, etc...

Lembrei-me do seguinte e se despejar o aquário(guardar 90% da agua)(restantes 10% TPA)

Limpar a rocha toda de algas e porcaria, voltar a introduzir os peixes e o corais que aparentem estar OK.

E deixar o aquário descansado tomar o seu rumo com calma e sem inventar nada.

que acham?

cumprimentos

Pedro,

Vou ser muito sincero contigo ( provavelmente não vou dizer o que queres ler ).... Acho que assim não tens condições para continuar.

Um aquário de água salgada não pode ser visto como um projecto para um curto espaço de tempo... Eu aprendi isso da pior maneira!

Se fizeres o que estas a dizer vais cometer mais uma vez o mesmo erro de querer tudo muito rápido. Um aquário de água salgada é preciso ter calma e fazer tudo com muita calma..... Tens que pensar também na qualidade dos vivos que tens dentro de água.

Não leves a mal esta conversa mas acho sinceramente que deves primeiro conversar com a "patroa" para não gerires mal as expectativas....

Isto é a minha humilde opinião mas se decidires fazer o que dizes ca estaremos para te ajudar

Próximo

Voltar para Discussão Geral