Fórum Aquariofilia Marinha Novo no hobby Mover 700lt e começar em nova casa.

Mover 700lt e começar em nova casa.

Se você é novo no hobby e gostaria de ter alguma atenção personalizada, este é o fórum para postar suas perguntas.

Grupo: Utilizadores Mensagens: 139
Boas tardes.

Antes de mais as minhas desculpas pelo primeiro post ser um pedido de ajuda, tenho andado a ler, mas so hoje me registei para o tal pedido.
Tenho alguma experiencia, mas em agua doce, quando digo alguma, é mesmo alguma, não estou a ser tímido.
Mas como é uma paixão que vem de ha muitos anos, e nunca passei do doce, resolvi mudar para o salgado.
Depois de alguma pesquisa, acabei por comprar um aquário com 700lt (mais coisa menos coisa) a funcionar, com rocha viva, morta e alguns peixes (4), não perguntem nomes, vou tentar aprender os nomes dos novos companheiros.

Estou neste momento a construir o móvel de suporte (em ferro) e planeio fazer a mudança das instalações depois de amanhã.
A minha questão, para começar era a seguinte, não vou conseguir aproveitar a agua toda, mas devo conseguir aproveitar 50%, posso adicionar o restante em agua do mar, apanhada numa boa costa, como já li, Cabo Raso como já percebi que muitos vão lá buscar? Tenho medo de matar tudo com a mudança de muita agua de uma vez só.
Outra questão.
Queria lavar todo o aquário e montar tudo limpo, mas temo o tempo que possa levar a fazer isso e que seja um choque grande para os habitantes, ha alguma coisa que deva dar atenção no transporte da matéria viva?

Vou precisar de alguma/muita ajuda na continuação, tenho lido muita coisa boa neste forum, tenho visto muita coisa deslumbrante, espero que corra tudo bem e conto com a vossa experiencia.

Se me pudessem indicar algumas coisas para iniciantes, que possa ir lendo, evitava perguntar.

Melhores cumprimentos, prometo que tiro fotos do processo e publico.
E assim que conseguir publico o setup, já sei que é uma coisa essencial para quem precisa de ajuda.

Grupo: Utilizadores Mensagens: 512
Olá Paulo.
Bem vindo ao hobby e a este forum, recife.pt.

Começa por ler a secção Novono Hobby em viewforum.php?f=4

Garantidamente que vais ler muita informaçao util, depois será mais facil até mesmo para colocates aqui algumas duvidas/questões que te possa e vão sugir. Mas nada melhor que primeiro saber o que se pretende/objetivo, par a depois saber o que perguntar.

Alguma outra questão, moro perto, assim como muitos outros membros e enquanto se bebe uma mini :D , esclarece se duvidas e partilha se "opiniões.

Abraco

Obrigado pela pronta resposta.
As minis é só combinar.. Deixem-me começar para aparecerem as duvidas, neste momento o que me está a preocupar mesmo é se tiver de adicionar perto de 50% do volume de agua do aquário em agua nova do mar, se me vai afectar muito o sistema.

Já estou a "lamber" os tópicos que ainda não tinha lido.

Mais uma vez, obrigado.

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4466
Até podes meter os 100% sem stress.
Se quiseres um "alguidar" de 300l e tiveres como o ir buscar também se arranja. Podes lá meter tudo enquanto limpas o que precisas.

Sent from my iPhone using Tapatalk
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Rui Manuel Gaspar Escreveu:
Até podes meter os 100% sem stress.
Se quiseres um "alguidar" de 300l e tiveres como o ir buscar também se arranja. Podes lá meter tudo enquanto limpas o que precisas.

Valeu pela dica e pela "oferta", vou dando noticias, acho que me vou conseguir orientar.

Abraço e obrigado pela ajuda.

Grupo: Utilizadores Mensagens: 405
A meu ver o importante é retirar a água do 1º sistema sem levantar porcaria do areão e matérias filtrantes. Só depois de aproveitares a água "boa" é que retiras 1º a rocha e passas por água salgada e colocas no recipiente com a água "boa" depois passas os vivos. Depois é só limpar aquários bem lavado e o areão se tiveres confiança nele podes lavar bem com agua água extra que tragas do mar.

Parece-me que não estou a cometer nenhum disparate, pelo menos já fiz este processo duas vezes e nunca perdi nada, mas também não tenho corais duros.

Boa sorte.

Grupo: Utilizadores Mensagens: 357
Boas,

Se a idéia é mudar tudo num dia, aqui fica a forma que uso e até hoje sem stress nenhum:

1- arranjar um grupo de amigos dispostos a trocar umas horas de descanso por trabalho árduo

2- preparar dois recipientes com capacidade para os vivos e para a rocha

3-mandar a mulher (quando existe) para qualquer lado menos ficar perto da malta, desta forma podemos fazer todo o tipo de lixarada nas calmas

4- iniciar a transferencia, 1º retirar água do sistema para o recipente onde vão ficar os vivos. 2º retirar água do sistema para o recipiente onde vamos colocar a rocha e corais se houver. 3º começar a lavar a rocha com a água restante ou melhor ainda com água nova se podermos. 4º retirar os peixes, fica mais fácil com menos água e sem rocha. 5º retirar um copo de areia da zona mais limpa. 6º o resto é lixo, deita fora e começa a esvaziar totalmente o aquário. 7º lavar o aquário de forma a retirar toda a porcaria incluindo a Coralina, podes usar ácido, facilita o processo. 8º lavar o aquário com água limpa e colocar no novo local. 9º encher o aquário com água natural e começar a colocar a rocha nos sitios pretendidos, em seguida entra a areia "nova" de preferencia. 10º colocar os vivos e começar a desfrutar das vistas.

Como podes ver em quatro etapas e dez pontos resolves a questão, pelo meio convém ir intervalando com umas conversas e umas cervejolas fresquinhas caso contrário numa próxima arriscas a não ter ajudantes. Sim porque isto da malta ajudar sem nada em troca é treta =)) =)) =))

Nesta altura e depois de cumprires estas regras ficas com a parte pior que é arrumar tudo no sitio e limpar a casa :(( :(( :((

Fácil e rápido ;)

Boa sorte
A aquáriofilia é fácil o Ser Humano é que é dificil

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1053
Joaquim Galinhas Escreveu:
Boas,

Se a idéia é mudar tudo num dia, aqui fica a forma que uso e até hoje sem stress nenhum:

1- arranjar um grupo de amigos dispostos a trocar umas horas de descanso por trabalho árduo

2- preparar dois recipientes com capacidade para os vivos e para a rocha

3-mandar a mulher (quando existe) para qualquer lado menos ficar perto da malta, desta forma podemos fazer todo o tipo de lixarada nas calmas

4- iniciar a transferencia, 1º retirar água do sistema para o recipente onde vão ficar os vivos. 2º retirar água do sistema para o recipiente onde vamos colocar a rocha e corais se houver. 3º começar a lavar a rocha com a água restante ou melhor ainda com água nova se podermos. 4º retirar os peixes, fica mais fácil com menos água e sem rocha. 5º retirar um copo de areia da zona mais limpa. 6º o resto é lixo, deita fora e começa a esvaziar totalmente o aquário. 7º lavar o aquário de forma a retirar toda a porcaria incluindo a Coralina, podes usar ácido, facilita o processo. 8º lavar o aquário com água limpa e colocar no novo local. 9º encher o aquário com água natural e começar a colocar a rocha nos sitios pretendidos, em seguida entra a areia "nova" de preferencia. 10º colocar os vivos e começar a desfrutar das vistas.

Como podes ver em quatro etapas e dez pontos resolves a questão, pelo meio convém ir intervalando com umas conversas e umas cervejolas fresquinhas caso contrário numa próxima arriscas a não ter ajudantes. Sim porque isto da malta ajudar sem nada em troca é treta =)) =)) =))

Nesta altura e depois de cumprires estas regras ficas com a parte pior que é arrumar tudo no sitio e limpar a casa :(( :(( :((

Fácil e rápido ;)

Boa sorte

Conselhos sábios!!!! :ymapplause: :ymapplause: :ymapplause:
Enviado pelo meu computador através dos meus dedinhos

Não tenho como vos agradecer, ainda..

Já conclui a estrutura de apoio e está tudo apontado para amanhã começar a transferência.
Meto cá as fotos assim que consiga.
Vou seguir os conselhos à risca, pelo que já tinha lido era essa mais ou menos a ideia do processo que tinha.
Arranjei um Aqua de 150lt para pôr os vivos enquanto lavo e arrumo tudo, devo só ter de deixar algum motor para ter aquilo em movimento, provavelmente umas boas horas.

Agradeço mesmo a vossa ajuda, abraços.

Só uma questão, porque um copo da areia velha, e que destino lhe dou? Junto com a nova, ou fica apenas com os vivos em stand-by?

Com os vivos, em stand-by.

César Silvério Escreveu:
Com os vivos, em stand-by.

Grupo: Utilizadores Mensagens: 405
A areia antiga serve para aproveitar a colônia de microorganismos e acelerar o processo de ciclo do novo areao.

Só mais uma dica, embora já implicita no post do Joaquim Galinhas:

Tenta fazer o menos distúrbio possível quando tirares a rocha e sobretudo, tenta remexer na areia o menos possível, antes de tirares os peixes, para não arriscares um pico de amónia, que te poderá matar de imediato, todos os peixes.

Boa sorte

Aquário na nova casa, limpo e pronto a receber água.
Os peixes estão todos vivos (4 mais 1 camarão pistola e 1 ouriço) no aquário de backup.
Vou neste momento buscar água para começar a montar o grande.
Assim que consiga meto fotos de tudo.

Obrigado por tudo.

Grupo: Utilizadores Mensagens: 179
Boas

Também sou de cascais e se precisares de ajuda é só dizer.

Abraço

Miguel Malheiro

Então cá estou eu para contar como foi.

Ferro comprado, ângulos feitos, soldaduras no sitio e estrutura acabada, foi altura de começar a desmontar tudo para a mudança.
Imagem

Imagem

Imagem

Começamos por retirar as primeiras aguas para aproveitar, depois de guardar a agua suficiente, passamos tudo o que era rocha por agua doce para limpar e voltei a mergulhar na agua guardada.

Todos os peixes guardados em sacos de transporte e acomodados para a deslocação, 4 peixes, 1 ouriço e 1 camarão pistola.

Toda a areia retirada e guardada.

Aquário de suporte montado e instalado com uma bomba de movimento e escumador, rocha e areia antiga, cheio com a agua aproveitada.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Mais a meio da tarde com o aqua já mais limpo e estável
Imagem

Aquario todo lavado sem químicos, areia toda lavada (garantiram-me que a areia era nova, embora tenha de comprar alguma para repor).

Depois de por o aqua no sitio, foi tempo de repor a rocha e a areia e começar a por agua.
O dia não estava fácil no Guincho para apanhar a dita agua, mas depois de uma tamanha peripécia la consegui apanhar alguma, o suficiente para começar.

Hoje foi mais agua apanhada para acabar de repor o nível.

Os novos habitantes estão aparentemente bem.
Não consegui ainda apurar bem o material que tenho, nem fazer os testes necessários, assim que consiga posto resultados, e setup.

Agradeço a todos que de alguma maneira tentaram ajudar, abraço e obrigado pela ajuda.

Grupo: Utilizadores Mensagens: 86
Grande aventura :))

Lavaste as rochas com água doce???

Mataste-as... :ymsick: :ymsick: :ymsick:

Usaste a areia antiga??? Fizeste mal!!!!

Para fazer isso, não vale a pena vir aqui pedir ajuda.

Boa sorte

César Silvério Escreveu:
Lavaste as rochas com água doce???

Mataste-as... :ymsick: :ymsick: :ymsick:

Usaste a areia antiga??? Fizeste mal!!!!

Para fazer isso, não vale a pena vir aqui pedir ajuda.

Boa sorte

A rocha que está no Aqua com os peixes não foi limpa, está como estava.
A areia estava nova, passei por água para tirar eventuais resíduos.
Tenho areia que não foi limpa também dentro do Aqua com os peixes.

Próximo

Voltar para Novo no hobby