Fórum Aquariofilia Marinha Novo no hobby Mover 700lt e começar em nova casa.

Mover 700lt e começar em nova casa.

Se você é novo no hobby e gostaria de ter alguma atenção personalizada, este é o fórum para postar suas perguntas.

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4466
Epa ... Tu dizes no teu post que passaste a rocha por água doce ...

Se assim foi mataste a rocha e vais começar do início.

Se o areao é novo fizeste bem em passar por água mas agora devia ir para água de osmose pelo menos uma semana antes de ir para o aquário.

A areia antiga nunca deveria ter ido para o aquário de suporte. Apenas um copo para depois juntares à areia nova quando a meteres no aquário.

Se mexeste no areao e o meteste no aquário de suporte cuidado com a amônia que podes matar os peixes todos de uma assentada e num instante.

Boa sorte.

Abraços,
Rui

Sent from my iPhone using Tapatalk
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Grupo: Utilizadores Mensagens: 139
Ma explicação por minha parte, nada que foi para o Aqua de suporte onde estão os peixes foi lavado.
A areia não é nova, usei a mesma, lavei, e está dentro do Aqua com água nova apanhada no mar.
Com todos os aparelhos ligados, em repouso.
Amanhã já faço testes e meto os resultados.

Dentro do Aqua de suporte, estão os vivos, areia antiga (pouca) e água antiga.
Bem como equipamentos também.

Grupo: Utilizadores Mensagens: 357
:-? Terá sido perda de tempo...
A aquáriofilia é fácil o Ser Humano é que é dificil

Joaquim Galinhas Escreveu:
:-? Terá sido perda de tempo...

Sr Galinhas, nunca é perda de tempo e as suas letras foram bem recebidas e interpretadas, mas como o sr deve saber, com a idade que já tem, cada sábio e experiente usa a sua técnica.
Eu não sou, nem sábio, nem experiente e muito menos técnico.
Usei como pude o seu post como regra, quando cheguei ao aquário já tinham passado a maior parte da pedra por água, guardei a que pude para o Aqua de reserva.
A areia lavei de minha autoria, pois quando se lhe mexeu estava com muita sujidade, pareceu-me lógico.
Não troquei a areia porque me foi garantido que era nova e não valia a pena substituir.

Agradeço a sua ajuda e o tempo que me dispensou, e fico triste se acha que foi perda de tempo, contudo, para mim foi uma grande ajuda.
Mais uma vez, obrigado.

Grupo: Utilizadores Mensagens: 405
Bem como já percebeste erraste em alguns passos nesta mudança radical.
Posto isto de parte, não deves encarar estes comentários como algo que te leve a desistir ou deixares de postar as tuas dúvidas, para não fracassares e levares com isso à perca dos peixes e outros vivos.

Deves sim ouvir com atenção os mais experientes, que como tu também já fizeram muita azelhice, mas ás vezes esquecem-se que já foram iniciantes e precipitados.

Neste momento deves monotorizar afincadamente os paramentos da água, especialmente a amónia como o Rui te disse, existe um teste que deixamos dentro de água para informar picos de amónia (ammonia alert da SEACHEM). Vê na AquaHobby que eles têm.

O mais seguro era teres os peixes num tanque provisório com água do mar com circulação, aquecimento, escumador a iluminação pode ser nesse aquário qualquer tipo de iluminação. Até esse ter feito o ciclo, pois é certo que o terá. Neste tanque fish only vais fazendo uma tpa todas as semanas com água do mar também e assim passas pelo stress sem contratempos.

Isto penso eu que ainda sou muito novo nestas andanças.

Abraços.

Tiago Grego Escreveu:
Bem como já percebeste erraste em alguns passos nesta mudança radical.
Posto isto de parte, não deves encarar estes comentários como algo que te leve a desistir ou deixares de postar as tuas dúvidas, para não fracassares e levares com isso à perca dos peixes e outros vivos.

Deves sim ouvir com atenção os mais experientes, que como tu também já fizeram muita azelhice, mas ás vezes esquecem-se que já foram iniciantes e precipitados.

Neste momento deves monotorizar afincadamente os paramentos da água, especialmente a amónia como o Rui te disse, existe um teste que deixamos dentro de água para informar picos de amónia (ammonia alert da SEACHEM). Vê na AquaHobby que eles têm.

O mais seguro era teres os peixes num tanque provisório com água do mar com circulação, aquecimento, escumador a iluminação pode ser nesse aquário qualquer tipo de iluminação. Até esse ter feito o ciclo, pois é certo que o terá. Neste tanque fish only vais fazendo uma tpa todas as semanas com água do mar também e assim passas pelo stress sem contratempos.

Isto penso eu que ainda sou muito novo nestas andanças.

Abraços.

Obrigado pelas palavras Tiago

Testes a mão e resultados.
Aqua com os vivos:
- Amonia –
- Nitritos - 0,1 Teste Tropic Marin
- Nitratos – 10 mg /l Teste Tropic Marin
- Fosfatos - 1,0 mg / lt Teste Tropic Marin
- Alcalinidade ou kH – 7 Teste JBL
- PH – 8,5
- Cálcio - 260 mg/l Teste JBL
- ORP ou Potencial redox –
- Densidade - 1,019

Setup
1000x400x300
Escumador Tunze 9004
parecida com RW8, mas não tem nada a ver, vai passar para o outro
Aquecedor (não sei marca) vai passar para o outro
Calha de iluminaç\ao que vai passar para o outro, meto fotos para me ajudarem a identificar, terá de ser substituida, julgo.

No que está a fazer ciclo
- Amonia –
- Nitritos- 0,05 Teste Tropic Marin
- Nitratos – 5 mg /l Teste Tropic Marin
- Fosfatos- entre 0,03 e 0,05, diria então 0,04 mg / lt Teste Tropic Marin
- Alcalinidade ou kH – 6 Teste JBL
- PH – 8
- Cálcio - 400 mg/l Teste JBL
- ORP ou Potencial redox –
- Densidade - 1,025

Setup
1480x650x700
Escumador exterior, não sei a marca, usa bomba ehein, meto foto quando conseguir.
bomba circulação JVP 201, para receber a outra também.
Aquacristal UVC 5W

Amanhã vou comprar o teste de Amonia e comprar o tal amonia alert.

O tal escumador
Imagem

O filtro UV
Imagem

As lâmpadas que estão na calha que estou a usar (mas quero trocar)
Imagem

O aqua definitivo, com os valores do post anterior, 6H depois de cheio e 3H depois do escumador e filtro de UV a funcionar.
Imagem

Boas,

Esse escumador é um Red Sea Berlin ...

Quanto à UV ... podes desligá-la!

Lâmpadas parece que é uma calha PLL ... dependendo do tipo de corais que queres manter isso não serve! T5, HQI ou Leds se queres mantêr corais SPS.

Desculpa a frontalidade ... Mas ... detesto o layout. Tens aí rocha para fazer uma coisa porreira. Não encostes a rocha aos vidros, muito menos ao vidro traseiro pois vai acumular muita porcaria por trás da rocha e vai ser dificil limpar.

Vê fotos de layouts ... tens coisas muito boas que podes tentar replicar.

No aquário que tens os peixes com esse valor de nitritos é porque tens amónia. Aconselho-te a fazer uma TPA o quanto antes. Uma flutuação de pH pode ser fatal com valores de amónia altos.

E finalmente ... bombas de circulação. Parece-me claramente insuficiente.

Já agora o que é que pretendes do aquário? O que é que queres manter e como é que vês o aquário daqui a dois anos? Se responderes a estas perguntas, a escolha de material fica mais simples!

Abraços e qualquer coisa que precises, já sabes a malta está aqui para ajudar!
Rui

Rui Manuel Gaspar Escreveu:
Boas,

Esse escumador é um Red Sea Berlin ...

Quanto à UV ... podes desligá-la!

Lâmpadas parece que é uma calha PLL ... dependendo do tipo de corais que queres manter isso não serve! T5, HQI ou Leds se queres mantêr corais SPS.

Desculpa a frontalidade ... Mas ... detesto o layout. Tens aí rocha para fazer uma coisa porreira. Não encostes a rocha aos vidros, muito menos ao vidro traseiro pois vai acumular muita porcaria por trás da rocha e vai ser dificil limpar.

Vê fotos de layouts ... tens coisas muito boas que podes tentar replicar.

No aquário que tens os peixes com esse valor de nitritos é porque tens amónia. Aconselho-te a fazer uma TPA o quanto antes. Uma flutuação de pH pode ser fatal com valores de amónia altos.

E finalmente ... bombas de circulação. Parece-me claramente insuficiente.

Já agora o que é que pretendes do aquário? O que é que queres manter e como é que vês o aquário daqui a dois anos? Se responderes a estas perguntas, a escolha de material fica mais simples!

Abraços e qualquer coisa que precises, já sabes a malta está aqui para ajudar!
Rui

Obrigado pela frontalidade, é isso que se pretende de pessoal mais experiente.

Sinceramente, o que eu quero é um aquário limpo, agua transparente, alguns corais moles e alguns peixes.
Bombas de circulação, já sei que tenho de comprar umas Jebao RW8, duas talvez. Não sei se começo por ai, se pela luz.
Não faço minima ideia que calha ou que lâmpadas são estas.

A rocha não está encostada ao vidro traseiro embora pareça. Já tinha reparado que não está muito apelativo e vou tentar mudar isso. Acho que tenho rocha a mais.

Aconselhas desligar o UV?
Ia perguntar se devo escolher um mais potente que me disseram que esse era muito fraco.
Sei que tenho de fazer uma sump e vou esta tarde comprar o teste de amonia e digo resultados, estava planeado uma TPA para hoje.

Obrigado pelas dicas.

Paulo Magalhães Escreveu:
Obrigado pela frontalidade, é isso que se pretende de pessoal mais experiente.

Sinceramente, o que eu quero é um aquário limpo, agua transparente, alguns corais moles e alguns peixes.
Bombas de circulação, já sei que tenho de comprar umas Jebao RW8, duas talvez. Não sei se começo por ai, se pela luz.
Não faço minima ideia que calha ou que lâmpadas são estas.

A rocha não está encostada ao vidro traseiro embora pareça. Já tinha reparado que não está muito apelativo e vou tentar mudar isso. Acho que tenho rocha a mais.

Aconselhas desligar o UV?
Ia perguntar se devo escolher um mais potente que me disseram que esse era muito fraco.
Sei que tenho de fazer uma sump e vou esta tarde comprar o teste de amonia e digo resultados, estava planeado uma TPA para hoje.

Obrigado pelas dicas.

Para corais moles e alguns peixes essa calha deve chegar. São calhas PLL

Não te preocupes em usar a rocha toda. Confesso-te que comprei cerca de 20Kg de rocha morta para o meu layout e foi um choque para mim quando acabei por não usar cerca de 1/3 dela ... Acredita. Faz o layout que gostas seja ele ilhas, pontes, montes, etc. Se sobrar rocha paciência. mete-a na SUMP ou vende.

Sim, desliga o UV. Se fosse um aquário só de peixes ainda vá ... não sendo não vale a pena estar ligada.

Abraços,
Rui

Grupo: Utilizadores Mensagens: 357
;)

Se ainda fores a tempo deita a areia fora, é a melhor opção. Não sei o quer "nova" na vossa opinião mas se tinha sujidade quando lhe mexeram já por si é um mau sinal sendo assim não deves arriscar.
Quanto ao procedimento que eu indiquei era o mais correcto e seguro para uma mudança no mesmo dia.
Já tens por aqui dicas que te ajudam agora é só tentares.
A aquáriofilia é fácil o Ser Humano é que é dificil

Testes de amónia feitos, 0.05 foi o resultado.
Afixado o ammonia alert, está no "safe".

Novo layout feito.
Imagem

Tem la dentro o ouriço e um frag que não estava muito bonito no outro aqua, parece estar melhor neste.
Também pus dentro deste aqua alguma pedra que não tinha passado pela agua doce.

Sr. Galinhas, já não consigo tirar a areia.

Como é que consigo perceber se o aqua novo já fez o ciclo?

Testes de amónia feitos, 0.05 foi o resultado.
Afixado o ammonia alert, está no "safe".

Novo layout feito.
Imagem

Tem la dentro o ouriço e um frag que não estava muito bonito no outro aqua, parece estar melhor neste.
Também pus dentro deste aqua alguma pedra que não tinha passado pela agua doce.

Sr. Galinhas, já não consigo tirar a areia.

Como é que consigo perceber se o aqua novo já fez o ciclo?

Boas,

Continuo a achar que isso está muito carregado de rocha mas se tu gostas é que é importante.

Continuo a achar que a rocha está muito junto ao vidro que te vai dificultar a manutenção e limpeza.

Continuo a achar que devias ler mais um bocado (leia-se muito) pois se não sabes quando o ciclo está feito ... falta-te o conhecimento básico. Para mim qualquer aquariofilista devia saber o ciclo do azoto de cor e salteado.

Se tens amónia, estás longe de ter o ciclo feito ... bem longe ... aliás o ciclo nunca está completo pois cada coisa que metes no aquário cria-te mais um mini ciclo. Só quando vires amónia e nitritos a zero e os nitratos a subir é que podes concluir que o primeiro ciclo está completo. E geralmente dependendo da montagem pode demorar entre 14 dias (zeovit) e três meses.

Com amónia não devias ter nada no aquário, nem ouriços, nem frags ... nada. Com as oscilações de pH normais do ciclo a amónia pode tomar porporções tóxicas num instante e matar-te tudo rapidamente.

Agora aqui entre nós ... claro que consegues tirar o areão ... toda a gente o faz quando precisa. é só aspirar com uma mangueira para fora do aquário. Ainda agora o Paulo Oliveira o fez e a montagem dele é bem mais antiga que a tua!

O que te posso dizer é o que eu faria na tua situação! Já que tens um aquário ao lado com os vivos .... preparava-me para o deixar durante dois meses com TPA semanais religiosas.

Ao aquário novo ... tirava tudo fora (água, rocha, areão). Fazia o layout fora do aquário, colava-o com epoxy em duas ilhas ou uma ponte. Sempre a pelo menos 15cm dos vidros e não mais que metade da altura do aquário.

Layout para dentro do aquário depois de seco e só depois colocar o areão novo (ou esse mesmo se muito bem lavado e ciclado fora do aquário).

Encher com água nova e esperar um mês sossegadinho sem luz nem nada.

Ao fim de um mês ligar a luz não mais que 4h por dia e ir subindo 2h por semana até às 8h/10h por dia.

Começar então a introduzir equipa de limpeza e os primeiros corais moles.

Só então ir introduzindo os peixes muito devagar. Um de cada vez pois tens que dar tempo ao sistema de se re-equilibrar (lembras-te dos ciclos do azoto?????)

Este é o melhor conselho que te posso dar. É o que estou a fazer no meu aquário e olha que já levo uns anos disto e muitas asneiras feitas. Já todos passamos por isso e a melhor lição que aprendemos foi a ter paciência. Nada de bom acontece num aquário rapidamente.

Abraços,
Rui

Vou tentar dar a volta a isto e prometo que vou estudar os ciclos do azoto ;)

Grupo: Utilizadores Mensagens: 86
Gostei do novo lay out mas tirava a rocha que esta no lado direito encostado ao vidro, de resto parece-me bem desde que esteja tudo estável, de preferência colado para não haver azares.

Desejo boa sorte para esse recomeço atribulado, talvez a adição de bactérias te ajude no inicio do ciclo, eu usei o denitrol da JBL no inicio do aquário e acho que ajudou bastante no ciclo, meti um casal de palhaços ainda nem 2 semanas tinha o aquario e correu tudo bem, pelo menos ainda não tive baixas, mas não faz milagres.

Boa sorte com isso ;)

André Dias Escreveu:
Gostei do novo lay out mas tirava a rocha que esta no lado direito encostado ao vidro, de resto parece-me bem desde que esteja tudo estável, de preferência colado para não haver azares.

Desejo boa sorte para esse recomeço atribulado, talvez a adição de bactérias te ajude no inicio do ciclo, eu usei o denitrol da JBL no inicio do aquário e acho que ajudou bastante no ciclo, meti um casal de palhaços ainda nem 2 semanas tinha o aquario e correu tudo bem, pelo menos ainda não tive baixas, mas não faz milagres.

Boa sorte com isso ;)

Obrigado André
Realmente essa pedra é uma pedra no meu sapato, gosto dela, mas não a consigo encaixar.
Acho que vai ficar de fora.
Abraço

Update.
Esteve cá em casa o amigo Miguel Malheiro, que já não via a uns anos e encontrei neste fórum....
Retiramos a pedra, refizemos o layout..
Os moles foram para casa do Malheiro a aguardar melhores dias..

Fui hoje comprar duas jebao RW8, na aquahobby.
(Recomendo, serviço e atendimento 5estrelas, ganharam hoje um cliente..)
Embora pareça que está tudo bem, vai ficar assim em circulação umas semanas para fazer o ciclo.
Quando houver mais novidades deixo-as por aqui..

Agradeço mais uma vez a ajuda de todos e em especial ao amigo Malheiro, grande abraço..

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Imagem

Imagem

As fotos já não são de hoje, aí ainda não tinha as bombas e tinha acabado de re-fazer o layout..

Update.
Esteve cá em casa o amigo Miguel Malheiro, que já não via a uns anos e encontrei neste fórum....
Retiramos a pedra, refizemos o layout..
Os moles foram para casa do Malheiro a aguardar melhores dias..

Fui hoje comprar duas jebao RW8, na aquahobby.
(Recomendo, serviço e atendimento 5estrelas, ganharam hoje um cliente..)
Embora pareça que está tudo bem, vai ficar assim em circulação umas semanas para fazer o ciclo.
Quando houver mais novidades deixo-as por aqui..

Agradeço mais uma vez a ajuda de todos e em especial ao amigo Malheiro, grande abraço..

Ora finalmente isso é que é falar ...

Continuo a achar demasiada rocha. Se gostas está bom .... :D

Abraços,
Rui

Grupo: Utilizadores Mensagens: 343

Eu depois de acompanhar aqui o tópico diria que as mudanças nunca são fáceis o transporte do aquário a mudança dos vivos etc. A

Ainda para mais de alguém que não tem conhecimento do mais básico meter-se logo assim numa aventura destas e de certeza uma dor de cabeça. Mas não e tarefa fácil até para pessoas mais experientes muitas vezes lamentamos mortes de corais e de vivos.

Tens aqui boas dicas de pessoas experientes. A uma ou outra opinião diferente o que te pode deixar confuso mas isto e como tudo há varias maneiras de chegar ao ponto "X" tu enquanto iniciante deves optar pelo mais trivial que mesmo assim já dá horas a ler e reler tópicos.

Eu gosto do teu aquário , tem alguma rocha e agora já não se uma um layout com tanta rocha e tudo mais aberto. Mas sinceramente também já estou farto de ver sempre os mesmos pilares e acho que assim o torna diferente. O inconveniente deste tipo de layout e a circulação como já disseram mas mais tarde logo vez se precisar de mais uma ou outra bomba de circulação que te ajude neste aspecto.

Deseja-me desejar-te boa sorte neste mundo, que sem duvida e fascinante.

AnteriorPróximo

Voltar para Novo no hobby