Hugo,
Pessoalmente gosto mais de aquários com areia, mas também não vejo problemas com quem não usa areia.
Eu só comentei o artigo, pois comecei a ler e estava a gostar da escrita, dos argumentos, que o autor estava a utilizar. As imagens do artigo também estão muito boas. Mas depois de repente surge o parágrafo da sedimentação , que é muito fraquinho em termos de argumentação e fiquei desiludido com o artigo:
Sedimentation: Sedimentation is often the most powerful argument for a bare bottom tank. Most coral species, especially SPS corals, are sensitive to sediment. Sediment gathers on their tissue causing them to release mucus, which is then blown throughout the tank latching onto other corals with a snowball effect. In aquariums with deep or shallow sand beds, a slipping powerhead can spell disaster if it puts excessive current onto the sand, blowing it throughout the tank. The mentality is that if you remove the sand bed, you also remove the risk of sediments destroying your reef
A parte do muco é totalmente ridícula. Não percebo como ter areia ou não vai causar sedimento em cima de uma acropora, até acho mais fácil isso acontecer se não tiveres areia. Para além disso , um sps é muito mais saudável se tiver muco, do que se não tiver. Não se percebe.
A parte da powerhead cair para a areia e causar o desastre é verdade, mas só acredito que seja um desastre em aquários com Deep sand bed, em aquários com 3cm de areia acho difícil que ocorra um desastre.
É muito interessante falar sobre estas coisas e trocar pontos de vista. Não tenho nada contra o não uso de areia. Só acho que fica mais fácil se usares areia. Tem atenção que se não usares areia, muito provavelmente, terás de aspirar periodicamente partes do fundo do aquário... É rápido e podes fazer isso com as Tpa's, mas convém não esquecer, porque senão o fundo vai acumular o tal sedimento.