Fórum Aquariofilia Marinha Novo no hobby Novo nos salgados

Novo nos salgados

Se você é novo no hobby e gostaria de ter alguma atenção personalizada, este é o fórum para postar suas perguntas.
Mensagem 06/fev/2016, 20:39

Grupo: Utilizadores Mensagens: 864
realmente....

Eu gostava do meu Bare bottom quando estava branquinho, agora xeio de coralina ate o acho feio em certo ponto, e penso vou meter areia... mas depois penso, isto assim nao me da trabalho nenhum e nao acumula sujdade, acho que é mesmo decidir pros e contras e ver qual pesa mais..

Mensagem 07/fev/2016, 12:48

Grupo: Utilizadores Mensagens: 111
Ricardo Pinto Escreveu:
Obrigado pelo artigo, não conhecia. Tem graça porque o autor passa mais de metade do artigo a citar e defender os benefícios da areia, e depois de repente fala em "sedimentação", em zeovit / pellets e que pessoalmente não usa areia. Até fico sem perceber se o autor recomenda (ou não) o uso de areia ou se acha que é uma mera opção pessoal / estética.

Enviado do meu SM-G920F através de Tapatalk

O que conclui foi que a areia tem enormes vantagens da sua utilização por um peridodo de tempo, mas que após algum tempo torna-se um perigo... Mostra os beneficios e maleficios, da sua utilização.
Eu prefiro ver com uma camada fina de areia, mas para não ter de andar a sinfonar o fundo, vou sem areia :D
http://images.reefstats.net/stats/bf4f1ed452eebcfda691b1dc8a93eb9du1167a1021.png

Mensagem 07/fev/2016, 12:50

Pedro Alves Escreveu:
realmente....

Eu gostava do meu Bare bottom quando estava branquinho, agora xeio de coralina ate o acho feio em certo ponto, e penso vou meter areia... mas depois penso, isto assim nao me da trabalho nenhum e nao acumula sujdade, acho que é mesmo decidir pros e contras e ver qual pesa mais..

Pois... e tirar a coralina do fundo era o deus te livre =))
Em vez de areia mete corais :))
http://images.reefstats.net/stats/bf4f1ed452eebcfda691b1dc8a93eb9du1167a1021.png

Mensagem 07/fev/2016, 13:43

Grupo: Fundadores Mensagens: 755

Hugo,

Pessoalmente gosto mais de aquários com areia, mas também não vejo problemas com quem não usa areia.

Eu só comentei o artigo, pois comecei a ler e estava a gostar da escrita, dos argumentos, que o autor estava a utilizar. As imagens do artigo também estão muito boas. Mas depois de repente surge o parágrafo da sedimentação , que é muito fraquinho em termos de argumentação e fiquei desiludido com o artigo:

Sedimentation: Sedimentation is often the most powerful argument for a bare bottom tank. Most coral species, especially SPS corals, are sensitive to sediment. Sediment gathers on their tissue causing them to release mucus, which is then blown throughout the tank latching onto other corals with a snowball effect. In aquariums with deep or shallow sand beds, a slipping powerhead can spell disaster if it puts excessive current onto the sand, blowing it throughout the tank. The mentality is that if you remove the sand bed, you also remove the risk of sediments destroying your reef

A parte do muco é totalmente ridícula. Não percebo como ter areia ou não vai causar sedimento em cima de uma acropora, até acho mais fácil isso acontecer se não tiveres areia. Para além disso , um sps é muito mais saudável se tiver muco, do que se não tiver. Não se percebe.
A parte da powerhead cair para a areia e causar o desastre é verdade, mas só acredito que seja um desastre em aquários com Deep sand bed, em aquários com 3cm de areia acho difícil que ocorra um desastre.

É muito interessante falar sobre estas coisas e trocar pontos de vista. Não tenho nada contra o não uso de areia. Só acho que fica mais fácil se usares areia. Tem atenção que se não usares areia, muito provavelmente, terás de aspirar periodicamente partes do fundo do aquário... É rápido e podes fazer isso com as Tpa's, mas convém não esquecer, porque senão o fundo vai acumular o tal sedimento.
Os meus aquários:
2012 a 2013 ->Pyramid Reef 800L
2014 a 2015 -> H2O+Something - 200L
2015 actual -> H2O+Something II - 500L

Mensagem 07/fev/2016, 14:33

Ricardo Pinto Escreveu:
Hugo,

Tem atenção que se não usares areia, muito provavelmente, terás de aspirar periodicamente partes do fundo do aquário... É rápido e podes fazer isso com as Tpa's, mas convém não esquecer, porque senão o fundo vai acumular o tal sedimento..

Eu prefiro com areia, mas estou a "fugir" da areia para não ter de aspirar... Para que as TPA sejam só tirar e por água com uma bomba...
Agora deixaste-me confuso :-\

Mensagem 07/fev/2016, 16:05

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4466
Elá eu tenho areao e só faço tpa tirando e pondo água.

Se tiveres uma boa equipa de limpeza não tens problemas nem tens que limpar areao.

Abraços,
Rui

Sent from my iPhone using Tapatalk
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 07/fev/2016, 16:32

Rui Manuel Gaspar Escreveu:
Elá eu tenho areao e só faço tpa tirando e pondo água.

Se tiveres uma boa equipa de limpeza não tens problemas nem tens que limpar areao.

Abraços,
Rui

Obrigado, agora voltei a ficar indeciso num ponto que já estava definido :-o
Se for assim meto uma camada fina de areia... gosto mais, tinha era medo de isso me prejudicar o equilíbrio do aquário daqui a uns tempos...

Mensagem 07/fev/2016, 22:31

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4466
Beneficia muito mais que prejudica !!!

http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Anterior

Voltar para Novo no hobby