Joao Gomes Escreveu:
Boas Pedro,
Antes de mais muitos Parabéns pelo Reef...está Excelente...

...e já vai com uma certa idade o que ainda lhe dá mais valor!!
Há algum tempo que acompanho o teu aquario e tenho algumas duvidas que gostava que me tirasses

:
1- O facto de adicionares Phytoplankton vivo é de facto uma mais valia? Notas te mesmo um incremento nas cores e/ou crescimento dos SPS/LPS? Quanto é que deitas de phyto diariamente? Zooplankton (rootiferos) também não seria uma mais valia?
2- Como consegues gerir a adição de phytoplakton vivo (grande uptake de nutrientes)? A adição de bactérias que fazes da Korallen Zucht é suficiente?
3- Como tens um reef que se poderá dizer misto...com SPS e LPS que valores de fosfatos e nitratos manténs?
Obrigado
Ab
João
Olá João obrigado pelas palavras

Quanto ao phyto, adiciono antes das lâmpadas desligarem, normalmente quando a calha está a fazer dimm down, ou se não ficar acordado até tarde deito o phyto quando vou para a cama.

E sim noto um crescimento muito bom e as cores também excelentes, que também se deve à adição dos produtos da KZ...
Quanto aos rotiferos já li muita coisa e existem muitas opiniões se ou SPS comem ou não rotiferos eu penso que talvez sim os que têm polipos maiores... quanto aos LPS, sim claro que consomem rotiferos e coisas muito maiores

Não costumo adicionar porque a logistica de criação dos rotiferos é muito exaustiva ahah e não me dá muito jeito.
Quanto aos nutirentes, é tudo um conjunto de factores não é só as bacterias mas também um sistema bes estabilizado com TPAs frequêntes, um excelente escumador muito sobredimensionado... consigo alimentar e ter sempre a água em boas condições.
Quanto aos valores, tenho fosfatos 0.01 (medido no testador da Hanna digital), e nitratos 0