Fórum Aquariofilia Marinha Aquários dos Membros Portuguese nano reef

Portuguese nano reef

Partilhe aqui o seu aquário e todos os pormenores da montagem.
Mensagem 17/dez/2012, 01:26

Grupo: Utilizadores Mensagens: 109
Olá a todos,

Gostaria de saber a vossa opiniao sobre o meu aquario, com base nas fotos introduzidas anteriormente.
Mauro Pires

Mensagem 20/dez/2012, 00:07

Olá a Todos,

Tenho uma noticia má sobre o aquário, a calha de iluminação caiu sobre a agua quer dizer 60%, mas não matou nenhum ser vivo do aquário. O mau foi o prejuizo que causou já que as lampadas e o balastro foram a vida se me permitem a expressao. Eu já encomendei uma nova calha que chegará no dia 24 dia de natal. O aquário já não tem luz à 5 dias, houve efeitos positivos e outros negatiovos, começare-mos pelos positivos: As diatomaces foram-se :) , as algas verdes regrediram 90%. Agora os negativos: a coralina regrediu umbocado.... Bem como tinha dito a calha chega dia 24, logo que tenha luz adicionarei alguns corais, estou a pensar em ricordeas e zoanthus inicialmente.
Mauro Pires

Mensagem 22/dez/2012, 10:26

Olá,

Eu ontem fui a fish planet em coina para comprar um coral, mas depois de de ver uns coraizitos fui ao peixes, até que apaixonei-me por um peixe! E comprei-o, este peixe vai ser o pretexto para eu mudar de aquario dentreo de 1 ano. Quem quer adivinhar qual é o peixe, ok... vou por uma pequena adinvinha... Normalmente compram-se pequenos de 3cm e transforma-se em mosntros de 30cm, e apanham pontos brancos(as vezes) quando introduziodos no aquario.... Achoq que ate ja disse demais :)) .

PS: O peixe tem 3cm.
Mauro Pires

Mensagem 22/dez/2012, 15:37

Grupo: Utilizadores Mensagens: 379
Hepatus
Abraço
Nuno Silva

Mensagem 22/dez/2012, 15:39

Grupo: Utilizadores Mensagens: 379
Se for um hepatus, acho que não fizeste uma boa escolha...como deves saber são peixes sensíveis, e visto o teu aquário ainda estar no arranque pior ainda

Isto se for um hepatus lol
Abraço
Nuno Silva

Mensagem 24/dez/2012, 00:35

Olá Nuno sim é um hepatus! Mas às de reparar que o aquario tem quase 4 meses portanto já não é "perigoso" colocar peixes. Os parametros da água estão excelentes! O hepatus anda-me a tratar das algas! Recordo ainda que o hepatus tem 3cm e vai para um aquario maior dentro de um ano.... :D
Mauro Pires

Mensagem 26/dez/2012, 03:50

Olá a todos,

Venho a anunciar um triste noticia, o meu hepatus morreu tinha 3cm. Eu quando o encontrei morto estava com um hematoma na barriga ou um corte bastante grande, quando o comprei na barriga só se via as espinhas a mostra. :(( Os meus próximos peixes vão ser dois ocellaris.
Mauro Pires

Mensagem 31/dez/2012, 01:46

Olá amigos,

Tenho tido um problema muito grande de algas verdes e castanhas! Tenho feito mudanças de agua de 30% 7 em 7 dias com agua de osmose, tenho raspado os vidros com escova de dentes(nunca usada), mas sempre voltam a nascer.... Ontem fui a fish planet, ia comprar um peixe, mas depois disse a senhora que tinha um problema de algas e ela disse-me se eu tinha filtro externo eu disse que não que so tinha escumador, ela disse que o escumador so tira proteinas e nao residuios solidos. Eu desculpem a expressao fiquei á toa, já que sempre me disseram que não era preciso filtro externo nos aquarios de agua salgada, mas entao comprei um filtro externo da sera, fiz bem...? Mais uma coisa o que é que eu posso fazer mais para acabar com estas algas? Tirar a areia?
Mauro Pires

Mensagem 31/dez/2012, 04:37

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4466
Mauro Pires Escreveu:
Olá amigos,

Tenho tido um problema muito grande de algas verdes e castanhas! Tenho feito mudanças de agua de 30% 7 em 7 dias com agua de osmose, tenho raspado os vidros com escova de dentes(nunca usada), mas sempre voltam a nascer.... Ontem fui a fish planet, ia comprar um peixe, mas depois disse a senhora que tinha um problema de algas e ela disse-me se eu tinha filtro externo eu disse que não que so tinha escumador, ela disse que o escumador so tira proteinas e nao residuios solidos. Eu desculpem a expressao fiquei á toa, já que sempre me disseram que não era preciso filtro externo nos aquarios de agua salgada, mas entao comprei um filtro externo da sera, fiz bem...? Mais uma coisa o que é que eu posso fazer mais para acabar com estas algas? Tirar a areia?

Boas,

Não. Não fizeste bem ...
Para retirar resíduos sólidos aspiras numa TPA (o aquário e a SUMP) ou então usas um filterbag de 200 micras na saída do retorno para a sump. Gastas 7,5€ e resolves o problema ou então aspiras durante a TPA e não gastas nada!

O que podes fazer para acabar com as algas?
Medir nitratos e fosfatos e postar aqui os valores. Dizeres que iluminação tens e à quanto tempo tem as lâmpadas.
Dizer que peixes tens dentro do aquário
Ahhhhh e muitíssimo importante. Quanto tempo tem de vida.
Equipa de limpeza

Uma coisa que podes fazer já e gastas 0,7€ é comprar água oxigenada a 3% e colocar uma vez por dia 1ml por cada 40l de água. Tem um poder oxidante enorme e vai-te ajudar no combate às algas. Só fazes isto se não tiveres anémonas.

Abraços e vai com calma que pões isso no sitio nas calminhas. Só que não há milagres. E coisas rápidas na aquáriofilia geralmente é só desastres.

Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 31/dez/2012, 09:47

Grupo: Moderador Global Mensagens: 2006

Mensagem 31/dez/2012, 11:42

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1053
... e eu não ia mais a essa loja!
Enviado pelo meu computador através dos meus dedinhos

Mensagem 31/dez/2012, 11:47

A loja nem é má, antes pelo contrário, sofre é do problema de muitas lojas: são lojas de animais de estimação e não de aquariofilia pelo que não têm funcionários minimamente entendidos na matéria.

Curiosamente a fish planet (tanto a de Benfica como a do Barreiro) até têm pelo menos um dos funcionários entendidos, mas quando lá não estão, acontece destas preciosidades...

Tá certo que o funcionário é que dá a cara à loja, mas a(s) lojas(s) em questão nem são nada más para aquariofilia... :D

Mensagem 31/dez/2012, 13:30

Olá Rui,

O aquario faz hoje 4 meses! dai a minha desconfiança de tantas algas
tenho um frenatus dentro do aquario
A iluminaçao tenho uma extra-reef actinica 24w 25.000k, com 3 meses e uma sunshine 10.000k tambem com 3meses.
E os valores de nitrato e fosfato sao estes:

NO3:10mg
fosfato:0,5mg(é daqui o problema) mas faço mudanças de agua com frequencia...
Mauro Pires

Mensagem 31/dez/2012, 14:02

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1053
Hugo Figueiredo Escreveu:
A loja nem é má, antes pelo contrário, sofre é do problema de muitas lojas: são lojas de animais de estimação e não de aquariofilia pelo que não têm funcionários minimamente entendidos na matéria.

Curiosamente a fish planet (tanto a de Benfica como a do Barreiro) até têm pelo menos um dos funcionários entendidos, mas quando lá não estão, acontece destas preciosidades...

Tá certo que o funcionário é que dá a cara à loja, mas a(s) lojas(s) em questão nem são nada más para aquariofilia... :D

Pois...

Mas o que é facto é que ao Mauro impingiram-lhe uma coisa de algumas dezenas de euros e que não lhe vai servir para nada e provavelmente não a vão querer receber de volta.

Hugo, eu até conheço há muitos anos o dono da loja, que por sinal é uma pessoa muitissímo entendida em água salgada.

Quanto aos empregados, não os conheço, mas deviam seguir o meu lema: se não sabes, não dês conselhos!

É por essa razão que intervenho pouco nos fóruns.
Enviado pelo meu computador através dos meus dedinhos

Mensagem 31/dez/2012, 19:21

Tens toda a razão César, o empregado não deveria ter feito o que fez, só acho um pouco radical dizer para não voltar à loja!
Presenciamos situações e recomendações como esta ou piores todos os dias, por exemplo, nos hipermercados e não é por isso que deixamos de lá ir!!!

Podes intervir pouco mas sempre com qualidade!!! :-bd
Já agora e a propósito, dá-me lá a tua opinião no tópico da quarentena, sff :-B

Mensagem 01/jan/2013, 03:56

Olá hugo, Cesar, e rui,
antes demais um bom ano 2013 para voces e para as vossas familias e claro para o forum. Hugo sim eu desconfiei de quando ela me falou em filtro externo, já que eu sempre aprendri que so se usa filtro externo em agua salgada com carvao ativado. De facto a loja nao é má! Na verdade os corais tem uns preços aptitosos! E não falo dos peixes que sao estremamente baratos! A qualidade destes é bastante boa! O atendimento é excelente, mas como diz o hugo a pessoas desinformadas naquela loja! Eu sinceramente gastei 70 euros pelo filtro! Portanto nao vou deitá-lo fora e vou usa-lo com anti-fosfato e carvao ativado.
Mauro Pires

Mensagem 01/jan/2013, 21:32

Boas,

Mauro Pires Escreveu:
Olá Rui,

O aquario faz hoje 4 meses! dai a minha desconfiança de tantas algas
tenho um frenatus dentro do aquario
A iluminaçao tenho uma extra-reef actinica 24w 25.000k, com 3 meses e uma sunshine 10.000k tambem com 3meses.
E os valores de nitrato e fosfato sao estes:

NO3:10mg
fosfato:0,5mg(é daqui o problema) mas faço mudanças de agua com frequencia...

Não ir mais a essa loja acho demais tb. Mas avisar o dono desses comportamentos sim.

O problema são os dois valores. Temos que baixar isso. Fazes TPA com que água? Quais os valores de nitratos e fosfatos à agua da TPA?

Tens que descobrir a fonte ...

Abraços,
Rui

Sent from my Nexus 7 using Tapatalk 2

Mensagem 01/jan/2013, 23:10

Olá Rui,

Eu uso água destilada para as tpa, compro na farmacia e tem rotulo de que a agua da para aquarios. Eu nunca fiz testes a agua portanto tenho de testar a agua. Rui só um pergunta 10mg não é um valor de nitrato aceitavel?
Mauro Pires

Mensagem 01/jan/2013, 23:29

Mauro Pires Escreveu:
Olá Rui,

Eu uso água destilada para as tpa, compro na farmacia e tem rotulo de que a agua da para aquarios. Eu nunca fiz testes a agua portanto tenho de testar a agua. Rui só um pergunta 10mg não é um valor de nitrato aceitavel?

Só com um peixe não!

Se me disseres que tens esses valores e o aquário cheio de peixes ...
Falta também é equipa de limpeza não?

Abraços,
Rui

Mensagem 02/jan/2013, 00:27

Olá Rui,

Eu tenho 1 peixe só que é o meu Amphirion Frenatus

E equipa de limpeza tenho pouca, tenho 4 eremitas, 2 trochus( acho que um morreu), e um nassariu. Obviu que tenho de reforçar, quanto mais preciso de por?
Mauro Pires

AnteriorPróximo

Voltar para Aquários dos Membros