Mauro Pires Escreveu:
Olá amigos,
Tenho tido um problema muito grande de algas verdes e castanhas! Tenho feito mudanças de agua de 30% 7 em 7 dias com agua de osmose, tenho raspado os vidros com escova de dentes(nunca usada), mas sempre voltam a nascer.... Ontem fui a fish planet, ia comprar um peixe, mas depois disse a senhora que tinha um problema de algas e ela disse-me se eu tinha filtro externo eu disse que não que so tinha escumador, ela disse que o escumador so tira proteinas e nao residuios solidos. Eu desculpem a expressao fiquei á toa, já que sempre me disseram que não era preciso filtro externo nos aquarios de agua salgada, mas entao comprei um filtro externo da sera, fiz bem...? Mais uma coisa o que é que eu posso fazer mais para acabar com estas algas? Tirar a areia?
Boas,
Não. Não fizeste bem ...
Para retirar resíduos sólidos aspiras numa TPA (o aquário e a SUMP) ou então usas um filterbag de 200 micras na saída do retorno para a sump. Gastas 7,5€ e resolves o problema ou então aspiras durante a TPA e não gastas nada!
O que podes fazer para acabar com as algas?
Medir nitratos e fosfatos e postar aqui os valores. Dizeres que iluminação tens e à quanto tempo tem as lâmpadas.
Dizer que peixes tens dentro do aquário
Ahhhhh e muitíssimo importante. Quanto tempo tem de vida.
Equipa de limpeza
Uma coisa que podes fazer já e gastas 0,7€ é comprar água oxigenada a 3% e colocar uma vez por dia 1ml por cada 40l de água. Tem um poder oxidante enorme e vai-te ajudar no combate às algas. Só fazes isto se não tiveres anémonas.
Abraços e vai com calma que pões isso no sitio nas calminhas. Só que não há milagres. E coisas rápidas na aquáriofilia geralmente é só desastres.
Rui