Fórum Aquariofilia Marinha Aquários dos Membros RIP - Solar dos Frades Reef

RIP - Solar dos Frades Reef

Partilhe aqui o seu aquário e todos os pormenores da montagem.
Mensagem 20/jan/2013, 12:47

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4466
Boas :( ,

Obrigado a todos.

Armando Fernandes Escreveu:
Boas Rui,

Assim sim, ta bem arrumadinho, bem melhor do que a ultima vez que ai estive :D

Parabens,

1 Abraço,
Armando

Pois isto ainda estava em construção quando cá vieste ... ainda muita coisa estava por fazer ...

Pedro Ferrer Escreveu:
Boa noite Rui

Sem muitos rodeios... Isso está ex-ce-len-te! Também quero!
:D

Abraco
Pedro Ferrer

Excelente? Excelente está o que eu vi em tua casa ... com o teu controlador. Isso sim !!!
Monta mas é o teu aquário.

Sump aberta e não tão larga quanto a minha para teres espaço para arrumar as coisas. Mas se tiveres 70cm de profundidade tb não deverás ter grandes problemas.

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 20/jan/2013, 22:39

Grupo: Moderador Global Mensagens: 1276
:-bd
5 estrelas!
Tudo arrumadinho!

Agora vê se mandas uma foto que dê para ver os pinocos!

Abraço
SHALLOW REEF II

http://recife.pt/viewtopic.php?f=7&t=499

Pedro's Reef Cube

http://www.recife.pt/viewtopic.php?f=7&t=3368

Mensagem 21/jan/2013, 02:14

Pedro N Torres Escreveu:
:-bd
5 estrelas!
Tudo arrumadinho!

Agora vê se mandas uma foto que dê para ver os pinocos!

Abraço

Boas,

A gémea do teu "pinoco" está bem e com pólipos bem azulinhos embora ainda um pouco retraidos.

Os restantes estão com os pólipos retraídos e parece-me que a cervicornis está a perder tecido.

Como vou estar três dias fora de casa, para além de rezar pelo melhor, espero que os corais aproveitem as não mexidas para recuperar um pouco. Quando chegar depois posto fotos individuais.

Abraços,
Rui

Mensagem 24/jan/2013, 15:07

Boas :(( ,

Cada vez estou mais desiludido com isto ... mas não desisto.

Antes de ir embora para fora em trabalho deixei tudo direitinho, alterei o programa do arduino mas infelizmente não tive tempo para fazer o upload (descobri hoje que tenho um dos arduinos avariados ... como se de azares já não chegasse)

Deixei a minha esposa a olhar por tudo mas durante a noite do terceiro dia voltou a acontecer a entrada de 40l de água de osmose. Resultado tenho novamente a densidade a 1.020 e os corais todos em mau estado.

Antes de partir ainda encomendei uma válvula anti-retorno e uma "auto-shut off valve". Pelo que conversei com o Hugo e pela informação que li isto se detectar um bloqueio na saída da água de osmose, fecha o suprimento de água.

Os esquemas de montagem mandam pôr entre a água limpa e a água suja mas estou a tentar perceber se posso pôr entre água limpa e a admissão de água na osmose.

Imagem

O objectivo é simples. Para além de ter boia de nível máximo, boia de nível mínimo e boia de nível ter também uma boia de autoclismo à saida da ponta da osmose para que de vez deixe de ter problemas.

Ver se monto isso hoje.

Já troquei o arduino, já com o upload da alteração ao programa. Actualmente está a abrir a electro-válvula caso a boia não detecte água e a fechar assim que detecta. O temporizador era só para evitar as oscilações (ondulação) da água mas que se lixe. A minha sump é calminha à suprefície por isso não devo ter problemas.

Tenho é a reposição de água manual enquanto não tiver tudo montado.

Entretanto vou alterar a programação toda do arduino e começar de novo. Ciclos simples, sem depender de RTC nunca.
Ligo o arduino e acerto as horas e acabou ... se o RTC falhar ... paciência. Só a hora mostrada é que estará errada pois o resto será tudo diferencial e calculado em função dos minutos ou hora militar (conforme o método que me adaptar melhor)

Cálculo de ciclo solar sai fora e será cálculo com uma sinusoidal pura simples. Aqui vou usar parte do teu código João Alves.

Até lá ... tudo à pata ... assim não falha.

Com isto tudo a Cervicornins perdeu o tecido todo e os restantes corais estão em mau estado. Ver se consigo fotos individuais quando as luzes acenderem.

Só me resta começar com as TPAs para subir lentamente a densidade e aguardar pacientemente que os corais recuperem!

Tristes abraços,
Rui

Mensagem 24/jan/2013, 15:14

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1098
Essas alterações bruscas são fatais para sps´s, espero que se aguentem! :ympray:

Mensagem 24/jan/2013, 15:20

Joao Tomas Escreveu:
Essas alterações bruscas são fatais para sps´s, espero que se aguentem! :ympray:

Eu sei João ... :(
Os outros acredito que se safem. Vamos ver.
Agora para além de subir muito lentamente a densidade é aguardar paciêntemente.

Abraços,
Rui

Mensagem 24/jan/2013, 15:37

Grupo: Utilizadores Mensagens: 3291
Boas Amigo Rui ...

Andas mesmo com azar, olha eu digo-te uma coisa se fosse eu , já tinha embrulhado isso tudo e guardava numa caixa ;) ;) uma boia de nível e uma bomba , ou seja um conjunto dos da TMC por 50€ e já tinhas resolvido o problema , tenho aqui a trabalhar a quase 1 ano e nunca me deu dores de cabeça , o único trabalho que tenho é encher o cubo da osmose ...

Agora como diz o João Tomás essas variações não são nada boas para os vivos ....

abração ..
My Tank ReefSpot - viewtopic.php?f=7&t=16

TopCorals - www.Topcorals.pt

Mensagem 24/jan/2013, 16:44

Grupo: Utilizadores Mensagens: 326
Rui paciencia é o que é perciso meu amigo....pensa que quando estiver tudo como tens em mente vai parecer um relogio Suiço até lá vai tendo dores de cabeça faz parte...

Abraço e força

Mensagem 24/jan/2013, 16:54

Grupo: Utilizadores Mensagens: 356
Viva,

Rui se achas que vais perder os corais pede a alguém com um sistema estável de sps´s que fique com eles durante algum tempo até teres o teu aqua tb estável. Foi o que eu fiz quando tive o crash do meu sistema. Assim eles recuperam e tu estas mais à vontade para fazer correcções.

Abraço
Sérgio Magro Jacinto
A experiência é obtida imediatamente após ter sido necessária!

Mensagem 24/jan/2013, 17:13

Grupo: Utilizadores Mensagens: 728
Boa tarde Rui

Agora é aguardar pacientemente que volte tudo ao lugar e começar com as TPAs para ir subindo lentamente a densidade

Olha uma coisa... uma forma simples e cuidada de subir a densidade é realizares a osmorregulação com água salgada...

Abraço
Pedro Ferrer
"Se me deixassem escolher, o meu companheiro de equipa seria Prost. É a única forma de mostrar que sou melhor do que ele.”
Ayrton Senna

Mensagem 24/jan/2013, 17:26

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1053
Olá Rui,

... e será que será assim tão desejável para os corais sujeitá-los a essa subida muito gradual da salinidade? ... Não sei tenho dúvidas!!

Será que alguém opina relativamente a isto??

O que tenho lido a propósito de corais expostos a situações fora do normal (embora estas leituras se refiram normalmente a alterações de temperatura), é que os corais até aguentam, se isso se passar por curtos períodos de tempo.

Será que demorar vários dias a normalizar a salinidade será melhor do que fazê- lo, por exemplo, em dois dias? Não sei, mas tenho dúvidas!!

Sei que os reefs precisam de estabilidade, mas estabilidade, ou mudanças demasiado graduais, quando os parâmetros estão completamente fora do normal?

Quem tiver opinião, por favor esclareça.

Abraço
Enviado pelo meu computador através dos meus dedinhos

Mensagem 24/jan/2013, 18:42

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1098
César Silvério Escreveu:
Olá Rui,

... e será que será assim tão desejável para os corais sujeitá-los a essa subida muito gradual da salinidade? ... Não sei tenho dúvidas!!

Será que alguém opina relativamente a isto??

O que tenho lido a propósito de corais expostos a situações fora do normal (embora estas leituras se refiram normalmente a alterações de temperatura), é que os corais até aguentam, se isso se passar por curtos períodos de tempo.

Será que demorar vários dias a normalizar a salinidade será melhor do que fazê- lo, por exemplo, em dois dias? Não sei, mas tenho dúvidas!!

Sei que os reefs precisam de estabilidade, mas estabilidade, ou mudanças demasiado graduais, quando os parâmetros estão completamente fora do normal?

Quem tiver opinião, por favor esclareça.

Abraço

Boas,

Penso que o ideal será a subida gradual uma vez que os sais (Kh, Ca, Mg) devem estar baixissimos devido ao valor da densidade, e sei que os sps não suportam oscilações de grandes valores diarios de Kh por exemplo, se ele agora repôr a densidade nos 1025 poderá ter uma subida de Kh superior a 2 graus por exemplo e isso pode ser mortal, mas isto é uma questão de medir o Kh e ver como está, caso não exista uma diferença assim tão grande entao pode ja aumentar a densidade para uns 1023 e no dia seguinte restabelece para os 1025

Mensagem 24/jan/2013, 20:07

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1053
Olá outra vez,

Subir 2 graus de uma vez para um valor normal pode ser mortal. Descer 5 para um valor baixissímo, mantendo os corais durante um período alargado, a um valor muito baixo, não será mortal ... não estou convencido, mas agradeço outras opiniões; penso que será um tema interessante para discutir e que poderá ser útil a todos conseguir uma resposta o mais correcta possível sobre a melhor forma de actuar numa circunstância identica:

repôr a normalidade rapidamente, ou fazê-lo gradualmente?

Abraço

Rui, desculpa usar o teu tópico para a discussão, mas se ela se alargar talvez seja possível/preferível, abrir um novo.
Enviado pelo meu computador através dos meus dedinhos

Mensagem 24/jan/2013, 20:38

César Silvério Escreveu:
Olá outra vez,

Subir 2 graus de uma vez para um valor normal pode ser mortal. Descer 5 para um valor baixissímo, mantendo os corais durante um período alargado, a um valor muito baixo, não será mortal ... não estou convencido, mas agradeço outras opiniões; penso que será um tema interessante para discutir e que poderá ser útil a todos conseguir uma resposta o mais correcta possível sobre a melhor forma de actuar numa circunstância identica:

repôr a normalidade rapidamente, ou fazê-lo gradualmente?

Abraço

Rui, desculpa usar o teu tópico para a discussão, mas se ela se alargar talvez seja possível/preferível, abrir um novo.

Boas,

César ... epá por mim tudo bem a discussão é pertinente e acho que se poderá duplicar depois para outro tópico específico mas retirar a discussão daqui não pois quem leia o meu tópico percebe a história encadeada.

RElativamente ao problema o que faço é subir 2 ppm a cada 18 horas até chegar aos 1.025. Tipicamente três TPA com água a 1.030.

Abraços,
Rui

Mensagem 24/jan/2013, 20:41

Pedro Ferrer Escreveu:
Boa tarde Rui

Agora é aguardar pacientemente que volte tudo ao lugar e começar com as TPAs para ir subindo lentamente a densidade

Olha uma coisa... uma forma simples e cuidada de subir a densidade é realizares a osmorregulação com água salgada...

Abraço
Pedro Ferrer

Boas Pedro,

Sei que sim mas entrar 40 litros de água na SUMP tem mais implicações do que apenas a densidade.

O escumador fica completamente desregulado e a deitar por fora .... O filterbag entope e deita por fora ....

Por isso prefiro fazer a TPA. Sempre ajuda a limpar/diluir mais qq coisa.

Abraços,
Rui

Mensagem 24/jan/2013, 23:12

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1893
Rui Manuel Gaspar Escreveu:
Pedro Ferrer Escreveu:
Boa tarde Rui

Abraço
Pedro Ferrer

Boas Pedro,

Sei que sim mas entrar 40 litros de água na SUMP tem mais implicações do que apenas a densidade.

O escumador fica completamente desregulado e a deitar por fora .... O filterbag entope e deita por fora ....

Por isso prefiro fazer a TPA. Sempre ajuda a limpar/diluir mais qq coisa.

Abraços,
Rui

Olá Rui,
Substituindo a agua evaporada por agua já salinada, mantendo o normal nível da sump desregula o escumador e faz o filterbag deitar por fora?
Como?
Abraço.
André Jorge Silva

Imagem

Mensagem 25/jan/2013, 01:12

André Jorge Silva Escreveu:
Olá Rui,
Substituindo a agua evaporada por agua já salinada, mantendo o normal nível da sump desregula o escumador e faz o filterbag deitar por fora?
Como?

Não. substituindo a água salinizada e mantendo o normal nível da sump não ....

Mas como entraram 40 litros o nível da sump ficou desrregulado logo .... escumador e filterbag a deitar por fora.

Se depois tirar água até voltar ao nível normal e começar a reposição com água salinizada aí tudo bem mas como deitou tudo por fora prefiro fazer a TPA para ajudar a retirar a porcaria que o escumador entornou!

Claro agora?

Abraços,
Rui

Mensagem 25/jan/2013, 01:40

Grupo: Moderador Global Mensagens: 2006
Sem qualquer base cietífica, tendo a concordar com o César, quanto à ideia que será menos prejudicial colocar os parametros "normais" mais rápido que retardado no tempo!

Se nos estivermos a afogar, por falta de oxigénio, é melhor sair rapidamente dentro de água ou ir tendo pedaços de oxigénio gradualmente?

Se um cão é colocado numa arca frigorífica a -50º, é preferível sar rapidamente para uma temperatura amena ou ir subindo a temperatura gradualmente?

Se um peixe está fora de água, é preferível ir slapicando-o e dando-lhe cada vez mais água, ou colocá-lo imediatamente dentro de água?

Parece-me a mim que uma coisa será flutuações na "zona de conforto", outra coisa é um coral ou um peixe (ou um ser vivo diria...) sair da zona de conforto e depois levar mais tempo a voltar a essa zona.

Se isso me tivesse acontecido eu nem pensava duas vezes e voltava a colocar a salinidade na "zona de conforto" o mias rapidamente possível. Não sei se bem se mal, mas era o que faria.
O mesmo para o PH, por exemplo. Se o PH me cair, vamos supor para 6 (nem sei se será possível em água salgada :-\ ) a primeira coisa que faço é voltar a colocá-lo em valores aceitáveis, depois logo os corrigo gradualmente...

Mas mais uma vez, isto é sem qualquer conhcimento científico, apenas Empírico!

Mensagem 25/jan/2013, 09:30

Grupo: Utilizadores Mensagens: 107
Boas,

A mim já me aconteceu o mesmo, e acabei por corrigir a salinidade no espaço de 24h.
Perdi 1 acropora, as restantes foram recuperando até voltar á normalidade.
Penso que os estragos são menores se se corrigir os parâmetros rapidamente.

Cump

Vitor Carralas
[url=http://www.recife.pt/viewtopic.php?f=7&t=5475]My tank[/url]

Mensagem 25/jan/2013, 11:04

Grupo: Utilizadores Mensagens: 728
Bom dia

Acho curioso como se considera os assuntos um dado adquirido...
E apetece-me discutir...

Nada com estar na zona de conforto... não é?
Mas há casos em que irmos rapidamente para a zona de conforto pode ser catastrófico.

Não fosse esse o caso, e câmaras hiperbáricas não tinham razão de existir.
http://pt.wikipedia.org/wiki/C%C3%A2mar ... %C3%A1rica

Quem passa sede... não pode beber a água a potes...tem que ir ingerindo água... de forma a ir restabelecendo os níveis ideais no organismo... caso contrário morre de Hiponatremia
http://pt.wikipedia.org/wiki/Hiponatremia

Dei 2 exemplos...

Portanto... vamos todos rapidamente para a zona de conforto! Que lá é que estamos bem!!!

Pedro Ferrer
"Se me deixassem escolher, o meu companheiro de equipa seria Prost. É a única forma de mostrar que sou melhor do que ele.”
Ayrton Senna

AnteriorPróximo

Voltar para Aquários dos Membros